Nêustria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Neustrie
Nêustria

Parte do Reino Franco

Labarum.svg
511 – 751 Blank.png
Localização de Nêustria
Continente Europa
Capital Não especificada
Governo Não especificado
História
 • 511 Fundação
 • 751 Dissolução

O território da Nêustria surgiu em 511 d.C., compreendendo a região desde a Aquitânia até o Canal da Mancha, correspondente à maior parte do norte da atual França, tendo como principais cidades Paris e Soissons. A Nêustria formava a porção ocidental do Reino Franco sob a dinastia merovíngia, entre os séculos VI e VIII.

A Nêustria foi criada com a partilha do Reino Franco entre os descendentes de Clóvis I em 511. As constantes redivisões de território causaram rivalidades que mantiveram a Nêustria e a Austrásia (a porção oriental do Reino Franco) em constante estado de guerra.

Em 687, Pepino de Herstal, prefeito do palácio do rei da Austrásia, derrotou os nêustrios em Tertry e unificou a Austrásia e a Nêustria. Os seus descendentes - os carolíngios - continuaram a governar os dois reinos como prefeitos. Com a bênção do papa, Pepino, o Breve, depôs o rei merovíngio em 751 e assumiu o controle direto do Reino Franco. Assim, as principais áreas do Reino Franco - Nêustria, Austrásia e Borgonha (V. burgúndios) foram unificadas sob uma única autoridade e os termos "Nêustria" e "Austrásia" gradualmente desapareceram.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Do francês Neustrie, este do latim tardio Neuster, provavelmente advindo do germânico Nebastra, do indo-europeu Nebhos, "nevoeiro", por oposição a austra, "região da aurora, leste" (fonte: José Pedro Machado, Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa).

Reis da Nêustria[editar | editar código-fonte]

Mordomos do Palácio[editar | editar código-fonte]

O cargo de mordomo do palácio da Nêustria foi, em grande parte, ocupado pelos pipinidas e arnulfidas.

Pepino III - (741-751). Filho de Carlos Martel. Também mordomo dos palácios da Austrásia (747-751) e Borgonha (741-751) e Rei de França (751-768)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre História da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.