Nível degenerado de energia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Em física, dois ou mais diferentes estados físicos são ditos ser degenerados se eles estão ao mesmo nível de energia. Estados físicos diferem entre si e somente se eles são linearmente independentes.

Mais especificamente, em mecânica quântica, um nível degenerado de energia ou sua degenerecência é o fato de que vários estados quânticos distintos encontrarem-se ao mesmo nível de energia, ou em outras palavras, um nível de energia é dito ser degenerado de ele contém dois ou mais diferentes estados. O número de estados diferentes em um particular nível de energia é chamado o nível de degenerecência.

Em mecânica quântica isto é pertinente a configurações eletrônicas e níveis de energia dos elétrons, onde diferentes estados de ocupação possíveis podem ser relacionados por simetria. O uso do termo advém do fato que valores próprios correspondem a valores próprios do Hamiltoniano. Desde que valores próprios correspondem a raízes da equação característica, degenerecência aqui tem o mesmo significado que o uso matemático da palavra.

Se a simetria é quebrada por perturbação, tal como um campo elétrico externa, este pode mudar as energias dos estados, causando divisão do nível de energia.

O fenômeno deve-se na maior parte do tempo à uma simetria entre os estados. A ruptura externa ou espontânea da simetria leva à deterioração. O efeito Zeeman ou a estrutura fina do espectro atômico são exemplos de degenerecência.

Em eletromagnetismo, degenerecência refere-se a modos de propagação as quais existem a mesma frequência e propagação longitudinal constante. Como um exemplo, para a onda guia retangular, o modo TEmn é degenerado ao modo TMmn se m e n são o mesmos para ambos deles.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.