Nó em oito

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nó em oito simples

Nó em oito simples[editar | editar código-fonte]

Seu nome originário é Nó Oito e também é conhecido com as seguintes nomenclaturas: Nó em oito simples; Volta do Fiador; Nó de fiador; Nó de trempe.

Nó de múltiplas aplicações, principalmente em ancoragens para escalada, ao fazer escadas de nós e resgates. Quanto maior a força execercida nas pontas (chicotes) maior a firmeza do nó. Relativamente fácil de desatar mesmo após grandes pressões.

Pode ser feito a partir do seio da corda ou de seus chicotes.

Nó em oito duplo[editar | editar código-fonte]

Nó em oito feito, também conhecido como aselha em oito

O Nó em oito duplo pode ser feito sem alça (para fins decorativos) ou com alça (geralmente para uso em técnicas verticais.

Quando forma uma alça, o Nó em oito duplo pode ser chamado também de aselha em oito, e tem a função de criar uma alça fixa para sustentar peso ou tração.

Devido às características do nó em oito, este nó com alça reduz pouco a resistência da corda, sendo muito útil em ancoragens de cabos no alpinismo.

Este nó pode ser feito pelo meio do cabo (seio) ou por suas extremidades (chicotes).

Nó em oito duplo feito pelo seio ou pelo chicote[editar | editar código-fonte]

O nó em oito feito pelo seio é usado quando não há limitações para utilizar sua alça, como quando se usa mosquetões de escalada, que possuem gatilho móvel.

Trata-se do mesmo nó em oito, porém fazendo-se primeiro um nó em oito simples e transformando-o em nó duplo ao refazer o caminho do oito com o chicote do cabo. Esse método permite fixar a alça da corda em um anel ou elo rígido, que não possui gatilho móvel, ou a um poste, barra ou árvore que não se permitem ser laçadas pela alça feita por outro método.

Nó oito com duas alças[editar | editar código-fonte]

Figur8DoppelLoop

Tem a finalidade de permitir desvios ou derivações em cordas em sistemas de escalada ou técnicas verticais, mantendo-se a característica de pouca redução da resistência do cabo.

Nó oito com três alças[editar | editar código-fonte]

Figur8TripleLoop

Tem a finalidade de permitir desvios ou derivações em cordas em sistemas de escalada ou técnicas verticais, mantendo-se a característica de pouca redução da resistência do cabo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Nó em oito
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.