Nômade (Marvel Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Nômade (Marvel Comics)
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Steve Rogers: Captain America #180 (dezembro de 1974)
Edward Felber: Captain America #261-263 (1981)
Jack Monroe: Captain America #281 (maio de 1983).
Criado por Steve Englehart (Steve Rogers como Nômade)
J.M. DeMatteis (Edward Felber e Jack Monroe como Nômade)

Sal Buscema

Características do personagem
Alter ego Jack Monroe
Edward Felber
Steve Rogers
Terra natal EUA.
Afiliações Capitão América
Vingadores
S.H.I.E.L.D.
Base de operações EUA.
Habilidades Jack Monroe: super-força,ótimo atleta e lutador
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Nômade é um personagem da Marvel Comics. Originalmente, quem usou pela primeira vez o uniforme e o nome de Nômade foi Steve Rogers, que por um breve período havia desistido de atuar como o Capitão América. Esse arco de histórias foi produzido por Steve Englehart e Sal Buscema, e começou em Captain America #180 (dezembro de 1974) e terminou em Captain America #184 (abril, 1975). No Brasil não foi publicado pela Editora Abril, havendo somente a versão da Bloch Editores.

O Nômade ressurgiu como um personagem secundário quando o roteirista J.M. DeMatteis introduziu Edward Felber em Captain America #261-263 (1981), como um plano do Caveira Vermelha para desacreditar o Capitão América. Esse segundo Nômade foi morto por um agente do Caveira chamado Ameridroid (histórias não publicadas no Brasil). O mesmo autor depois usou Jack Monroe como o terceiro usuário do uniforme e identidade de Nômade (Captain America #281 (maio de 1983)).

Jack Monroe iniciou sua vida de super-herói adotando o uniforme de Bucky (depois chamado de Bucky III), parceiro do Capitão América dos anos 50 (que depois ficou conhecido como Capitão América IV). Eles tinham super-força que ganharam depois que injetaram em si mesmos uma versão nazista da fórmula do soro do super soldado, cuja original fora aplicada em Steve Rogers. Com os reflexos danosos da fórmula, a dupla tornou-se mentalmente instável e foi mantida presa e em animação suspensa, até que nos anos 70 foram libertados e se defrontaram com o Capitão América original e seu parceiro Falcão. Ambos os vilões derrotados, foram novamente colocados fora de circulação (conforme história publicada em Captain America #153 (setembro, 1972)). Depois da morte do Capitão IV, Monroe foi curado de sua psicose pela S.H.I.E.L.D. Libertado, vagou sem destino até que resolveu se redimir de seus atos e procurou Steve Rogers para ser seu novo parceiro. Na luta contra Víbora, Nick Fury lhe dá o uniforme de Nômade para que ajude o Capitão a derrotar a vilã.

Nômade torna-se um personagem recorrente nas histórias do Capitão, chegando a formar um grupo com ele, Falcão e um lutador de luta livre (o Demolidor), quando Steve Rogers mais uma vez teve que deixar de ser o Capitão América.

A partir daí o novo Nômade passa a protagonizar como um vigilante urbano suas próprias histórias, com relativo sucesso. Em uma minissérie no início dos anos 90, Nômade ajuda uma pequena órfã que ainda não fala, e passa a vesti-la e a chamá-la de Bucky, levando-a nas costas em alguma de suas aventuras, similar a um famoso mangá japonês.

Morte[editar | editar código-fonte]

Jack Monroe foi morto pelo Soldado Invernal na história A solitária morte de Jack Monroe, publicada no Brasil na revista Novos Vingadores #31, da Editora Panini.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]