Núcleo Desportivo e Social da Guarda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde abril de 2012).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.

NDS (Núcleo Desportivo e Social da Guarda) é uma organização com sede em São Miguel, cidade da Guarda, Portugal. Dedica-se sobretudo ao futebol dando especial atenção às camadas jovens. Possui um campo de futebol no Carapito. Já foi campeão nacional, sem nenhuma derrota.

Ícone de esboço Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

O Núcleo Desportivo e Social não é apenas um clube de futebol, uma Instituição Privada de Solidariedade Social e o melhor clube na Guarda. Possui valência de Actividades de Tempos Livres, Serviço de Apoio Domiciliário, Acordo com a egurança Social para funciionamento de Delegação do RSI, Projectos socias, etc. O NDS organiza actividades desportivas e culturais: passeios pedestres, ateliers, dança, aeróbica, tem um grupo de teatro e um grupo de cantares.

Página Oficial de Internet - www.nds-guarda.net

Historial

O Núcleo Desportivo e Social (NDS) foi fundado em 1982, o seu fundador foi o Engenheiro Jorge Manuel Pires Godinho Antunes, que conseguiu unir à sua volta muitos dos jovens estudantes e trabalhadores residentes na então Guarda-Gare.

As actividades iniciaram-se com a criação de:

  ● Grupo de danças que fez itinerário em praticamente todo os Distrito;
  ● Provas de perícia automóvel;
  ● Coro infantil;
  ● Futebol amador;
  ● Atletismo federado.

Logo nesse ano foi promovida a festa local em honra de São Miguel, padroeiro da localidade, e que se repartiu nos anos subsequentes sob a organização do NDS da Guarda.

É através de um grande empenho de jovens, com idades compreendidas entre os 14 e os 20 anos, que o NDS nasce em definitivo, estes reuniam semanalmente para debater vários assuntos, tais como:

  ● Organização de actividades;
  ● Dinâmica associativa e outros.

Os objectivos pretendidos aquando da criação do NDS da Guarda eram em tudo semelhantes aos actuais. Genericamente, no início pretendia-se um grupo exclusivamente de jovens mas, com o andar dos anos, tornou-se um grupo para todas as idades.

A prova grandiosa e dimensão alcançadas ao longo dos anos por esta Instituição são o expressivo número de sócios e colaboradores que diariamente trabalham no NDS da Guarda.

As diversas actividades desenvolvidas ao longo dos anos vão ganhando cada vez mais vigor e adeptos, tal como todo o prestígio e reconhecimento alcançado aos mais diversos níveis desportivos.

Na sua fundação pretendia-se um clube que servisse um projecto sócio-comunitário para a Guarda-Gare com desporto, cultura, recreação, apoio social aos idosos, crianças, jovens e pessoas com problemas de pobreza e/ou desemprego. Para concretizar estes objectivos a Instituição apresentou novos estatutos e registo na Direcção Geral da Segurança Social.

Assim, em 1996, adquiriu o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), de âmbito local – freguesia de São Miguel da Guarda – sendo criada com as seguintes anexas: Rasa, Carapito de S. Salvador, Rio-Diz, Sequeira (B.º N.ª Sr.ª de Fátima e B.º de Sto. António); S. Domingos; Guarda Gare; Cabreira; B.º do Camalhão e S. Miguel.

O Núcleo Desportivo e Social tem por objectivos a promoção da população da freguesia de São Miguel da Guarda, nas áreas da:

  ● Animação e promoção social da infância, juventude e terceira idade;
  ● Formação nas vertentes da animação sócio-comunitária, desportiva e cultural;
  ● Práticas desportivas assentes em diversas modalidades;
  ● Ateliers de carácter recreativo-cultural em funcionamento permanente correspondentes ao

justificado interesse da população;

  ● Desenvolvimento de uma política de emprego e formação profissional;
  ● A promoção dos estudos necessários para se obterem soluções colectivas em questões de

interesse geral para a população das freguesias da Guarda.

Para a realização dos objectivos descritos, a Instituição tem em funcionamento:

  ● Centro de Actividades de Tempos Livres;
  ● Serviço de Apoio Domiciliário;
  ● Desenvolvimento de actividades do projecto:
           "Tu decides…" – no âmbito do Programa Escolhas, 3ª Geração
  ● Formação desportiva;
  ● Secções desportivas e culturais.

O NDS não pertence ao leque de Instituições nacionais com equipas de trabalho muito numerosas. No entanto, desde que existe, a Freguesia de S. Miguel viu a sua realidade social modificar-se com a criação de serviços de proximidade e a realização de actividades junto da população tendo em conta as suas vivências quotidianas.

O NDS é uma Instituição integrada na área geográfica, onde tem o seu âmbito de intervenção, onde desenvolve actividades e projectos que lhe permitem ter um conhecimento muito real dos problemas e um envolvimento próximo da população alvo. Das várias actividades destacamos:

 ● Trabalho com os beneficiários de RSI – Rendimento Social de Inserção – desenvolvido através

de uma equipa técnica multidisciplinar, que funciona nas instalações do NDS, que se situa no Centro da Freguesia de São Miguel. Trabalho realizado em estreita parceria com a Segurança Social formalizado através de protocolo assinado a 16 de Fevereiro de 2005. Este protocolo abrange cerca de 56 agregados familiares.

O NDS desenvolve ainda duas valências, uma de apoio à primeira e segunda infância, e outra para idosos:

  ● CATL (Centro de Actividades de Tempos Livres): Permitir a cada criança, através da

participação em grupo, oportunidades de inserção na sociedade; Contribuir para que cada grupo encontre os seus objectivos de acordo com as necessidades, aspirações, situações próprias de cada elemento e do seu grupo social, favorecendo a adesão aos fins livremente acolhidos; Criar um ambiente propício ao desenvolvimento pessoal de cada criança, de forma a ser capaz de se situar e expressar num clima de compreensão, respeito e aceitação de cada um; Favorecer a inter-relação família/escola, comunidade/estabelecimento de ensino em ordem a uma valorização, aproveitando a rentabilização de todos os recursos do meio.

  ● (SAD) – (Serviço de Apoio Domiciliário): Contribuir para a melhoria da qualidade de vida

dos indivíduos e famílias; Assegurar aos indivíduos e famílias satisfação de necessidades básicas; Prestar cuidados de ordem física e apoio psicossocial aos indivíduos e famílias, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar; Colaborar na prestação de cuidados de saúde.

Relevamos ainda a Modalidade Futebolística, que engloba cerca de 250 jovens, com idades compreendidas entre 6 e os 22 anos, divididos nos vários escalões da modalidade. Actualmente, existe uma equipa de seniores composta por vinte e cinco jogadores; duas equipas de iniciados (Iniciados Distrital e Iniciados Nacional) ambas com vinte e cinco jogadores; três equipas de infantis (A, B, C) com setenta e cinco jogadores no total, e outras três de "escolinhas" entre as quais Escolas Acolhimento, Escolas 7/8 anos e Escolas 9/10 anos com 50 jogadores na sua totalidade.

Em suma, o NDS confunde-se com a população, promove a participação activa de todos em qualquer actividade, fomentando desta forma modos de cooperação importantes para o desempenho do respectivo papel e o entendimento do papel dos outros. Esta Instituição tem tido ao longo dos anos a função de mediador/intermediário, reconhecendo deste modo, a heterogeneidade entre eles e identificando os diferentes sistemas de relações complexas que se desenvolvem em seu redor.