Número aleatório

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Em estatística, um número aleatório é um número que pertence a uma série numérica e não pode ser previsto a partir dos membros anteriores da série. O conceito de número aleatório é um conceito relativo à série numérica a que o número pertence. Um número pode ser aleatório numa série numérica e não aleatório noutra.

Os números aleatórios são necessários em cálculo numérico, quando é necessário que não existam correlações entre eventos independentes. São utilizados:

As sequências de números aleatórios podem ser gerados por processos considerados aleatórios como a roleta. Sequências pseudo-aleatórias, isto é, sequências que podem ser previstas conhecendo-se o número inicial, podem ser geradas por algoritmos e são utilizadas para fins práticos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre matemática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.