N'Djamena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
N'Djamena
—  Cidade  —
Brasão de armas de N'Djamena
Brasão de armas
N'Djamena está localizado em: Chade
N'Djamena
Localização de N'Djamena no Chadde
12° 6' 47" N 15° 2' 57" E
País Chade
Setor Autônomo N'Djamena
Distritos
Administração
 - Prefeito Mahamat Zène Bada
Área
 - Total 100 km²
Altitude 298 m (978 pés)
População (Censo 2013)
 - Total 1 093 492
    • Densidade 11 000/km2 
' - Conurbação' 2 899 763
Fuso horário UTC (UTC+1)

N'Djamena ou Jamena[1] [2] [3] é a capital e a maior cidade do Chade. Localiza-se nas margens do rio Chari. Tem cerca de 1 milhão cem mil habitantes (2013). Foi fundada em 1900 pelos franceses, sendo conhecida pelo nome de Fort-Lamy até 1973.

Antes da guerra civil era uma das mais lindas cidades do Sahel.

Vagarosamente esta reputação vem retornando. A cidade vem crescendo e se modernizando rapidamente, oferecendo grandes mercados, artigos artesanais de boa qualidade e uma vida noturna contagiante, com muitos bares e boates com música ao vivo. [carece de fontes?]

A cidade é dividida em duas seções: a europeia ou administrativa e a maior, mais palpitante, seção africana. Alguns locais de interesse para a visitação dos turistas são a mostra remanescente do Musée National e o enorme Grande Marché. Há também um interessante Hipódromo onde se pode assistir a corridas de cavalos nos finais de semana e razoáveis campos de golfe (há um com cerca de 4 Km no lado leste da cidade).[carece de fontes?]

No entanto, em 2007, o Chade retornou a uma guerra civil e o palácio presidencial, localizado na cidade, foi tomado de assalto por rebeldes armadas, que penetraram também nas zonas nobres da cidade, provocando o caos na cidade e inúmeros estragos. Entretanto, o embaixador do Chade na Etiópia de então, afirmou que a cidade estaria sob controle e que o presidente, Idriss Deby, está seguro no seu palácio.[4]

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Serviço das Publicações da União Europeia. Anexo A5: Lista dos Estados, territórios e moedas. Código de Redacção Interinstitucional. Página visitada em 18 de janeiro de 2012.
  2. Porto Editora. Jamena. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Infopédia – Enciclopédia e Dicionários Porto Editora. Página visitada em 18 de janeiro de 2012.
  3. Macedo, Vítor. (Primavera de 2013). "Lista de capitais do Código de Redação Interinstitucional". A Folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias (n.º 41): 15 pp.. Sítio web da Direcção-Geral da Tradução da Comissão Europeia no portal da União Europeia. ISSN 1830-7809. Página visitada em 23 de maio de 2013.
  4. Rebeldes controlam parte da capital do Chade após confrontos, BBC Brasil, in Globo Online
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Chade, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.