NASDAQ

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
NASDAQ
NASDAQ
TipoBolsa de Valores
Localização Nova Iorque, Estados Unidos
ProprietárioNASDAQ OMX Group
Principais pessoasRobert Greifeld (CEO)
H. Furlong Baldwin (Presidente)
MoedaUSD
Nº. de empresas listadas2782 (2014)
Mercado de capitaisUSD 6.979 bilhões(2014)
VolumeUSD 12.237 bilhões (2014
ÍndicesNasdaq Composite
NASDAQ-100
NASDAQ Biotechnology Index
Websitehttp://www.nasdaqomx.com/

NASDAQ Stock Market ou simplesmente NASDAQ (acrônimo de National Association of Securities Dealers Automated Quotations; em português, "Associação Nacional de Corretores de Títulos de Cotações Automáticas") é um mercado de ações automatizado norte-americano[1] onde estão listadas mais de 2800 ações de diferentes empresas, em sua maioria de pequena e média capitalização. É o segundo maior mercado de ações em capitalização de mercado do mundo, depois da Bolsa de Nova York. A plataforma de operações é de propriedade do NASDAQ OMX Group, que também é o proprietário da rede de mercados de ações OMX.

O NASDAQ caracteriza-se por reunir empresas de alta tecnologia em eletrônica, informática, telecomunicações, biotecnologia, etc.

Origem do nome

O nome NASDAQ refere-se originalmente ao National Association of Securities Dealers Automated Quotation System (Sistema de Cotação Automatizada da Associação Nacional de Corretores de Títulos)[2]

National Association of Securities Dealers (NASD) é o antigo nome do Financial Industry Regulatory Authority, Inc. (FINRA), entidade privada que atua na autorregulamentação do mercado de títulos nos Estados Unidos. Tem sua origem na petição do Congresso dos Estados Unidos à comissão que regula a bolsa (Securities and Exchange Commission - SEC) de que realizara um estudo sobre a segurança dos mercados. A elaboração desse relatório detectou que os mercados não regulados eram pouco transparentes. A SEC propôs sua automação e então surgiu o Nasdaq, cuja primeira sessão foi em 8 de fevereiro de 1971. O processo de abertura de capital na Nasdaq é bem mais simples e barato que na NYSE, razão pela qual empresas não muito grandes fazem seu lançamento inicial de ações (IPO - Initial Public Offering) na NASDAQ.

Entre 1997 e 2000, impulsionou 1649 empresas públicas e no processo gerou 316,5 bilhões de dólares. Depois de uma profunda reestruturação em 2000, Nasdaq converteu-se numa empresa com fins de lucro e totalmente regida por acionistas, com ações de sua emissão negociadas em sua própria bolsa.

Hoje em dia, continua incrementando sua capacidade no volume de transações, sendo capaz de transacionar 6 bilhões de ações num dia. Em número de ações transacionadas e em número de negócios é atualmente a maior bolsa de valores do planeta. A sede do NASDAQ está alojada no edifício de Times Square número 4, em Nova Iorque e converteu-se curiosamente numa atração turística para os visitantes que vão à cidade.

Ver também

Referências