NEXRAD

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde outubro de 2014)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Um radar NEXRAD WSR-88D do Centro de Operações de radar.

NEXRAD ou Nexrad (do inglês: Next-Generation Radar), que é a abreviação de radar da nova geração, é uma rede de 158 radares Doppler de alta resolução e operados pelo Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, uma agência da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) pertencente ao Departamento de Comércio dos Estados Unidos da América. Seu nome técnico é WSR-88D, que é a abreviação de Weather Surveillance Radar, 1988, Doppler (radar Doppler de pesquisas meteorológicas de 1988).

Um radar NEXRAD detecta movimentos de precipitação, da atmosfera ou do vento, e retorna os dados que, ao serem processados, podem ser mostrados num mapa mosaico que mostra as características da precipitação e seu movimento. Um NEXRAD possui uma ênfase crescente na automação, incluindo-se o uso de algoritmos e escaneamentos de volumes automatizados.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre NEXRAD
Ícone de esboço Este artigo sobre Meteorologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.