NOC

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

NOC significa Network Operation Center (centro de operação de rede, em inglês).

Por definição é um local onde se centraliza a gerência de uma rede de comunicação, seja ela pública ou privada. A partir desse centro e de programas de computador que monitoram a rede os operadores podem saber, em tempo real, a situação de cada "ativo" dentro da rede. Os ativos nada mais são que computadores, roteadores, gateways, centrais telefonicas e ERB´s, dentre outros. Este serviço normalmente é utilizado em grandes empresas, mas a tendência é que as pequenas e médias empresas também adotem este serviço, visto que com o NOC o downtime (tempo de indisponibilidade) é reduzido quase ao zero com a implantação deste setor (serviço vendido por empresas de TI), com isso as empresas se tornam mais competitivas.

Para verificar se o nível de serviço atual corresponde ao desejado, informações são extraidas da rede para obter a funcionalidade e performance em tempo real. As informações são extraidas continuamente ou sob demanda e armazenadas no banco de dados da gerencia da rede. Partes destes dados são submetidos à análise e outros dados são utilizados para comparar o status real da rede com aquele desejado(planejado), permitindo verificar se alguma anomalia está ocorrendo. Deve-se preparar uma série de atividades para resolução de problemas, desde uma simples substituição de um dispositivo defeituoso até a execução de ferramentas mais sofisticadas para um diagnóstico mais acurado do problema, além de Monitorar a rede HFC, PDH/SDH, WAN, IP, links de ISP’s (Provedores de Internet) atuando na detecção, análise e correção de falhas, de modo a garantir a SLA contratada.