NOS Comunicações

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de NOS (operadora))
NOS Comunicações
NOS Comunicações
Nome(s) anterior(es) ZON TV (2010-2014)
ZON TVCabo (2008-2010)
TVCabo (1994-2008)
Sociedade Anónima
Slogan Faz o que ninguém fez
Fundação 1994 (30 anos) (como TVCabo)
1998 (26 anos) (como Optimus)
2008 (16 anos) (como ZON)
2014 (10 anos) (com NOS TV)
Sede Lisboa Portugal Portugal
Pessoas-chave Miguel Almeida, CEO
Produtos Televisão, Internet, VoIP, Telemóvel
Empresa-mãe NOS
Antecessora(s) ZON TVCabo Portugal S.A (2008-2014)
Optimus Comunicações (1998-2014)
Website oficial www.nos.pt

NOS Comunicações (anteriormente denominada ZON e TV Cabo como operadora de televisão a cabo, Optimus como operadora de telefonia móvel e como ZON TVCabo Portugal)[1][2] é uma operadora portuguesa de televisão a cabo e satélite e fornece serviços de televisão, acesso à Internet, telefonia fixa (VOIP) e telefonia móvel. (Quintuple Play).

História[editar | editar código-fonte]

Inicialmente, a empresa (ZON MULTIMÉDIA) era uma divisão da PT Multimédia, pertencente ao grupo Portugal Telecom até 2007, altura em que as empresas se tornaram independentes. Desde a separação do grupo PT houve uma tentativa de melhorar a imagem da empresa, desgastada com as inúmeras queixas dos clientes e de abuso de posição dominante por parte das concorrentes, pelo que houve uma reorganização dos serviços de apoio, aumento dos produtos disponibilizados, em especial a introdução do Triple Play, Televisão de alta definição, Video on demand e, finalmente, a mudança de nome de TVCabo para ZON. O marketing agressivo foi reforçado, na tentativa de limitar a expansão da antiga empresa mãe (Portugal Telecom) e das restantes concorrentes na área do Triple Play.

No dia 24 de Julho de 2008, a ZON TV comprou, numa perspetiva de expansão das suas infraestruturas e penetração de mercado, em conjunto com a CBI, a Bragatel e a Pluricanal (Leiria e Santarém, já que a Pluricanal Aveiro foi comprada pela Cabovisão, e a Pluricanal Gondomar foi comprada pela TVTEL nos anos 90) ao empresário José Berardo.[3] A 17 de Janeiro de 2008, a ZON TV Cabo anunciou a compra, em conjunto com a Caixa Geral de Depósitos, da TVTEL. Em 2009, a ZON TVCabo, lança um espaço infantil, ZON Kids para aceder o videoclube para entrar na caixa mágica.

A NOS incubou inicialmente sob a designação de ZON OPTIMUS, empresa oriunda da fusão entre a ZON Multimédia e a Optimus (Ex SONAECOM) e que foi fundada em Agosto de 2013 após a Autoridade da Concorrência e a Comissão Nacional de Valores Imobiliários aprovar a união das duas companhias. No dia 16 de Maio de 2014, resultante da fusão entre a ZON e a Optimus, nasceu a marca NOS, depois de 5 meses quando a TMN nasceu a marca única MEO e depois de 13 anos em 2001, quando a Telecel passou a Vodafone. O seu aparecimento ficou marcado por uma estratégia de penetração de mercado de elevada agressividade e da reaproximação ao cliente.

A liderança operada pela NOS TV desde 2024, a TVI que liderou as audiências, vencedo a SIC.

Slogans e Serviços prestados[editar | editar código-fonte]

Slogans


1996-2004: Adere Já a TVCabo


2004-2008: Há Coisas Fantásticas não há?

2008-2014: Quem a ZON Está ON

2010-2014 (alt): Iris não é a tua visão e a tua visão

2014-2018: Há mais em NOS

2018-2019: Vamos viver Juntos

2020-2021: Vamos Ficar Ligados

Desde 2021: Faz o que ninguém Fez

Serviços Prestados


Os serviços que oferece incluem:

Extinções[editar | editar código-fonte]

Canais extintos[editar | editar código-fonte]

Ao longo dos anos os pacotes da ZON TVCabo / NOS sofreram alterações e alguns canais, ou por falta de audiência ou por estratégia da empresa, foram removidos das ofertas. Abaixo está a lista de canais extintos.

Canal País Género Data Data & motivo da remoção com algumas referências
TeleUno Portugal Portugal Séries Voltou uns anos mais tarde à grelha da TVCabo (em Maio de 2004) com o nome AXN.
Galavisión  México Generalista Finalização do contrato celebrado, que não foi renovado novamente.
Discovery Showcase HD  Reino Unido Documentário Foi substituído pelo Discovery HD.
NBC  Estados Unidos Generalista A NBC Europe abandonou as suas transmissões em 1998 passando a transmitir apenas nos EUA.
Andalucía TV/ Canal Fiesta Espanha Info. indisponível Falta de popularidade do canal.
DSF  Alemanha Desporto Foi substituído pelo canal Motors, sendo que era emitido em período de testes, em alemão.
TNT  Estados Unidos Séries Canal substituído pelo TCM - Turner Classic Movies, que partilhou a mesma posição e frequência com a versão em inglês do Cartoon Network, até à substituição deste último pelo Cartoon Network Portugal.
SOL Música Portugal Portugal Portugal Música 13 de janeiro de 2005 Versão portuguesa do canal substituída pelo The Biography Channel.
SOL Música España Espanha 2003 A TV Cabo retirou o canal da sua grelha.
Quantum Portugal Portugal Televendas Deixou de existir dando lugar ao canal Gigashopping.tv
GNT  Brasil Generalista 1 de Abril de 2006. A PT Multimédia alegou não-renovação do contrato com o GNT para o desaparecimento do mesmo da grelha, e o canal alegou incumprimento por parte da ZON do contrato. Não havendo consenso entre as duas partes, foi desligada a transmissão do canal.
Muzzik  França Música Mudança de logotipo, e nome de canal, para Mezzo em abril de 2002.
Canal Brasil  Brasil Filmes 2004 15 de Outubro de 2004. Falta de popularidade do canal.
Canal Saúde Portugal Portugal Educacional Falta de audiência do canal.
La Cinquieme  França Generalista Substituído pela versão 24h do Arte
SIC Gold Portugal Portugal Generalista 2004 18 de Outubro de 2004, devido a alteração de nome do canal (foi substituído pelo SIC Sempre Gold e depois pelo SIC Comédia).
SIC Comédia Portugal Portugal Generalista 2006 31 de Dezembro de 2006; Razões contratuais
TV Medicina Portugal Portugal Educacional Falta de audiência do canal.
Telecine Premium (1) Portugal Portugal Cinema 2003 1 de Julho de 2003 | Foi adquirido pela Lusomundo, passando a denominar-se Lusomundo Premium, e mais tarde TVCine 1 (ou TVC1)
Telecine Gallery (2) Portugal Portugal Cinema 1 de Julho de 2003 | Foi adquirido pela Lusomundo, passando a denominar-se Lusomundo Gallery, e mais tarde TVCine 2 (ou TVC2)
TV Canção Nova  Brasil Religião 2001 O canal foi retirado em 2001. A PT Multimédia alegou, na altura, incapacidade de transmissão do canal (por ventura, inexistência de espaço na grelha do pacote Clássico da altura) A 1 de Outubro de 2008 volta a emitir na posição 286 da ZON TV Cabo.
SMS TV Portugal Portugal Variedades/Interactividade Falta de audiência e de participação por parte dos assinantes.
Canal 21 Portugal Portugal Programação Mudou de nome para TV Cabo Programação e mais tarde para "Zon TVCabo Programação"
TVI Eventos Portugal Portugal Reality Tv 2004 O Canal servia para acompanhar 24h por dia os reality shows da TVI, mas este serviço foi descontinuado por falta de subscritores, sendo substituído até à sua extinção efectiva pela emissão de noticias, series e informação económica, após o fim do Big Brother. Mais tarde a TVI voltou a ter um canal adicional na posição 7 da ZON TVCabo, de nome TVI24.
TVI Secert Story 5 Portugal Realtiy Tv 2015 O Canal foi descontinuado após a final Sercet Story 5, sendo substituído até 3 Outubro de 2015, pela emissão em direto 24h do Realtiy Show da TVI que deixou a sua marca da TVI Direct. Em 2015, a TVI voltou a ter um canal adicional na posição 12, com o nome da TVI Realtiy.
Eurosport News União Europeia Desporto/Notícias 2018 O Canal de Notícias do Eurosport, terminou as suas emissões a 1 de Janeiro de 2018, dando lugar a Eurosport 2.
TVSéries Portugal Séries 2020 O Canal TVSéries foi descontinuado a 14 de Janeiro de 2020, após 9 anos de estrear o Canal. O canal passou a ter quatro canais da TVCine.
SPORT.TV Live Portugal Desporto 2014 O Canal foi descontinuado a 14 de Agosto de 2014, dando lugar ao Sport Tv 4.
Motors TV  Estados Unidos Desporto Indisponibilidade técnica temporária de transmissão do canal; e razões contratuais.
Viver Vivir Espanha Generalista Razões contratuais.(foi substituído pelo canal Infinito que foi desactivado na tarde do dia 1 de Abril, passando a transmitir novamente no dia 22 de Abril, chamado myzen.tv e transmitido em 1080p Full HD)
Íntimo Espanha Erótico Razões contratuais. Estava na mesma posição do canal "Viver Vivir", transmitindo a partir das 23:00h (onde curiosamente deixava de haver qualquer informação de emissão, tendo apenas a indicação de "Strip". Mais tarde a TVCabo arranjou novo substituto, numa posição diferente: foi substituído pelo canal XXL)
Locomotion Espanha Infantil Transmitia em português do Brasil e deixou de transmitir (na altura era a Cabovisão S.A. que detinha os direitos de transmissão) em junho de 2003, devido à não renovação do contrato (apenas de 1 ano) e devido a desentendimentos entre as duas partes. Na mesma altura, o mesmo canal deixou de ser transmitido pela plataforma espanhola Vía Digital.
CNL Portugal Portugal Notícias 8 de Janeiro de 2001 (foi comprado pela SIC, que o substituiu pela SIC Notícias)
NTV Portugal Portugal Notícias Foi integrado no grupo RTP e o seu nome alterado para RTPN
Reality TV  Reino Unido Entretenimento O canal foi adquirido pela Chello Zone, passando a designar-se Zone Reality
TV5  França Generalista Passou a designar-se TV5 Monde
SexyHot  Brasil Erótico Foi substituído pelo canal Venus
Lusomundo Premium Portugal Portugal Cinema 1 de Novembro de 2007 | Deixou de emitir apenas filmes de estreia, passando a designar-se TVC1
Lusomundo Gallery Portugal Portugal Cinema 1 de Novembro de 2007 | Deixou de emitir apenas filmes clássicos, passando a designar-se TVC2
Lusomundo Action Portugal Portugal Cinema 1 de Novembro de 2007 | Deixou de emitir apenas filmes de acção, passando a designar-se TVC3
Lusomundo Happy Portugal Portugal Cinema 1 de Novembro de 2007 | Deixou de emitir apenas filmes de comédia, passando a designar-se TVC4
The Biography Channel Portugal Portugal Documentários Biográficos No dia 19 de Outubro de 2007 o canal mudou de nome e imagem de The Biography Channel para Bio.
MTV Base  Reino Unido Música Foi substituído pelo MTV Dance. A MTV decidiu deixar de transmitir a MTV Base para a Europa.
MTV Hits  Reino Unido Música Foi retirado pela TVCabo Portugal devido a razões desconhecidas. Sabe-se apenas que tais razões tinham que ver com as comunicações que haviam entre a TV Cabo e a MTV e que envolviam cláusulas do contrato, que a MTV pretendia renegociar. Não houve entendimento entre as duas partes e deixou de haver transmissão do dito canal. Na plataforma por satélite da TV Cabo, o canal foi substituído pela MTV Music.
BBC World  Reino Unido Notícias O nome do canal foi alterado para BBC World News
RTP HD Portugal Portugal Jogos Olímpicos Fim dos Jogos olímpicos. Poderá ser provavelmente usado no futuro como um sexto canal de conteúdos partilhados, mudando de nome e de logo.
Sailing Channel  Itália Desporto Foi substituído, a 1 de Outubro de 2008, pelo Yacht & Sail
Gigashopping Portugal Portugal Televendas Depois do canal ter deixado de emitir via satélite e em várias zonas do país via cabo, excepto Lisboa, Porto, Coimbra e Margem Sul do Tejo, a partir do dia 23 de Julho de 2009, o canal também deixa de emitir nestas localidades.
ESPN Classic  Reino Unido Desporto O canal deixou de emitir via satélite. Enquanto não transmitia, foi substituído temporariamente pelo NASN. Quando voltou a transmitir, o NASN mudou de nome e de objectivo para ESPN America.
Baby First TV  Israel Babies 2018 Foi substituído pelo Baby TV
TCM Europe Reino Unido Filmes 2013 Em dezembro de 2013, com o lançamento do Cartoon Network Portugal, os canais TCM e Boomerang da Europa Central deixaram de transmitir após 13 anos de estrear em 2000. O canal da Warner Bros Discovery esteve de esperar até 2021 para o canal estar de Volta. Mais tarde, a NOS voltou a ter o novo canal de Warner Bros Discovery EMEA, com o nome da CNN Portugal.
TV Bulgaria  Bulgária Generalista Mudou de nome para BNT Sat
BNT Sat/BNT World Bulgária Generalista 2018 Em 2018, o canal mudou-se de nome para BNT4.
RecordTV Europa Brasil Generalista 2023 Voltou-se a ser Record Europa no dia 7 de Novembro de 2023.
MTV Music, MTV Rocks, MTV Dance  Reino Unido Música 9 de Julho de 2019 Foram substituídos pelo MTV Live HD .
NASN  Estados Unidos Desporto Mudou de nome para ESPN America no dia 1 de Fevereiro de 2009
Bloomberg España Espanha Informativo, Negócios 2009 Devido a uma reestruturação da Bloomberg LP, o canal Bloomberg España como outros canais locais da Bloomberg LP deixaram de transmitir no dia 8 de Março de 2009 sendo estes substituídos na frequência emitida pela versão europeia, já existente na ZON TVCabo.
Canal Infinito  Argentina Documentários 2009 A partir do dia 1 de Abril de 2009 a ZON TVCabo deixou de emitir o canal sendo este substituído na mesma posição pelo Myzen.tv. As publicidades do canal eram em português, por outro lado os documentários do canal estavam em castelhano e em inglês legendados em português.
+TVI Portugal Entretimento 2015 O Canal encerrou as suas emissões, a 1 de dezembro de 2015, dando lugar ao outro canal da TVI: TVI Realtiy.
TiJi  França Infantil 2020 Motivos Alheios.
RAI News 24  Itália Notícias 2021 Substituído por o RAI1.
VH1 Classic  Reino Unido Música 2020 O canal foi extinto.
Outdoor Channel HD  Estados Unidos Desporto 2019 Motivo Desconhecido.
RAI 2  Itália Generalistas Internacionais Saiu da TV Fibra e ficou apenas disponível para clientes do Açores e Madeira.
RAI 1  Itália Generalistas Internacionais 2023 O canal foi substituído pelo RAI Italia.
TVI24 Portugal Informação 2021 O Canal terminou as suas emissões a 22 de novembro de 2021 ás 20h45, dando lugar a CNN Portugal.
Toros TV Espanha Desporto Maio 2023 O canal finalizou as suas emissões e foi lançado um novo canal chamado "MundotoroTV"
FOX Portugal Filmes e Séries 2024 No dia 7 de fevereiro de 2024, o canal deixou de existir após 21 anos, dando lugar á STAR Channel.
FOX Life Filmes e Séries 2024 No dia 7 de fevereiro de 2024 o canal deixou de existir, dando lugar à STAR Life.
FOX Movies Filmes 2024 No dia 7 de fevereiro de 2024 o canal deixou de existir, dando lugar à STAR Movies.
FOX Crime Filmes e Séries 2024 No dia 7 de fevereiro de 2024 o canal deixou de existir, dando lugar a STAR Crime.
FOX Comedy Comédia/Séries 2024 No dia 7 de fevereiro de 2024 o canal deixou de existir, dando lugar a STAR Comedy.

Pacote Extinto: Selecção[editar | editar código-fonte]

O pacote selecção (serviço analógico) a partir de Março de 2009 deixou de ser comercializado. Os clientes que aderiram a este pacote até Março de 2009 continuarão com o mesmo pacote embora este tenha sido descontinuado e já não esteja disponível para novas adesões. Este pacote consiste somente em 18 canais que são os seguintes:

# Canal País Género Áudio Formato Idiomas Legendado Emissão Teletexto Disponibilidade em FTA
1 RTP1 [1] Portugal Portugal Generalista Estéreo 4:3, 16:9 PT Não 24h 5138 VHF/UHF
2 RTP 2 [2] Portugal Portugal Generalista Estéreo 4:3, 16:9 PT Não 24h 5138 UHF
3 SIC [3] Portugal Portugal Generalista Estéreo 4:3 PT Não 24h 5170 UHF
4 TVI [4] Portugal Portugal Generalista Estéreo 4:3 PT Não 24h 5186 UHF
5 SIC Notícias [5] Portugal Portugal Notícias Estéreo 4:3 PT Não 24h 7970
6 TVI24 [6] Portugal Portugal Notícias Estéreo 4:3 PT Não 24h
7 RTP Memória [7] Portugal Portugal Temático Estéreo 4:3 PT Não 24h
8 RTP África [8] Portugal Portugal Generalista Mono 4:3 viva PT Não 24h Intelsat 907
9 Eurosport [9] Portugal Portugal Desporto Mono 4:3 PT Não 7h - 1h (Televendas nas horas restantes) 4244 Astra 1
10 Canal Panda [10] Espanha Infanto-juvenil Mono 4:3 PT Sim 5h - 1h
11 Cartoon Network [11]  Reino Unido Infanto-juvenil Estéreo 4:3 EN Não 5h - 20h (Nas restantes horas transmite o TCM)
11 TCM [12]  Reino Unido Filmes Estéreo 4:3 EN Não 20h - 5h (Nas restantes horas transmite o Cartoon Network)
12 MOV [13] Portugal Portugal Filmes e Séries Estéreo 4:3 PT Sim 24h
13 AXN [14] Portugal Portugal Séries Mono 4:3 EN, PT Sim 24h
14 MTV Portugal [15] Portugal Portugal Música Estéreo 4:3 PT, EN Sim 24h
15 TV Record [16][ligação inativa]  Brasil Generalista Mono 4:3 PT Não 24h Hispasat e Astra 1
16 Odisseia [17] Portugal Portugal Documentários Mono 4:3 PT Não 24h
17 Bio. [18] Portugal Portugal Documentários Estéreo 4:3 PT Não 24h 187
18 Euronews [19] União Europeia Notícias Mono 4:3 EN, ES, PT Não 24h 4117 Hispasat, Astra 1, Hotbird et al.
19 Canal de Teste ? ? ? ? ? ? Depende da localidade
20 Canal de Teste ? ? ? ? ? ? Depende da localidade
21 Canal de Teste ? ? ? ? ? ? Depende da localidade
22 Canal Programação [20] Portugal Portugal Programação Mono 4:3 PT Não 24h Hispasat

Canais que transmitem em sinal aberto em UHF ou VHF.
Canais livres que transmitem em FTA no satélite.

Canais da marca NOS[editar | editar código-fonte]

Ativos

  • Canal NOS fica na posição 700. É usado essencialmente para a emissão em direto do festival NOS Alive e outros eventos ou campanhas da marca. Marioritariamente, e quando não tem programas a exibir, são emitidos em loop os separadores do canal.
  • NOS Studios fica na posição 16 e 81 em HD e na 56 em SD. É um canal de filmes, exceto em alguns pacotes ou se oferecido pela operadora ao cliente, lançado no dia 18 de junho de 2019 às 21h15m. Tem a particularidade de exibir filmes que saíram nos cinemas 6 meses antes da exibição no canal.
  • Canal de Teste fica na posição 298 (368 em satélite).
  • Acolh fica na posição 369 (o canal tem o nome de "Canal de Teste" em RF).
  • Ativação NOS fica na posição 456. Canal de serviços técnicos da box.

Extintos



Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]