Nacional Expresso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Nacional Expresso é uma empresa brasileira atuando no setor de transporte rodoviário de passageiros.

História[editar | editar código-fonte]

Fundada em 20 de dezembro de 1974, por Ataíde de Deus Vieira e outros três sócios, Itamar de Deus e Souza, Otávio Nascimento, sendo dirigida atualmente por Fábio Pozzi, presidente da empresa.

Voltada para o transporte rodoviário de passageiro, a Nacional Expresso começou atuando com 122 ônibus e 682 empregados diretos. Sua principal linha era Goiânia-São Paulo, ligando a capital industrial do país à capital da pecuária nacional.

Em 1977, com a morte do Ataíde de Deus Vieira e a aquisição das ações do Otávio Nascimento, Fábio Pozzi se tornou sócio majoritário. Com o objetivo de promover o crescimento na Nacional Expresso, Fábio Pozzi conseguiu dar novos rumos à empresa que antes atuava somente nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás. Novas linhas de exploração de transporte foram adquiridas e a empresa chegou a outros cinco estados brasileiro, partindo para um desafio pioneiro: linhas internacionais.

No início da década de 1980, conseguiu autorização para explorar a primeira rota regular ligando Brasília (capital do Brasil) à Assunção, capital do Paraguai.

Paralelo à conquista de novos itinerários, a empresa construiu uma série de garagens em locais estratégicos, trazendo agilidade aos serviços prestados. A folha de pagamento ultrapassou a marca dos 2.500 funcionários.

Da rota inicial entre Goiânia e São Paulo, outras tantas foram conquistadas, implementadas, em meio a vários desafios. Hoje a empresa atua com linhas regulares através de ônibus comerciais, fretamento, leito e executivo nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, além da linha internacional Brasília-Assunção, no país vizinho Paraguai.

Em 1998, a empresa conquistou o certificado ISO 9002, que atesta a qualidade em sua estrutura administrativa, organizacional e prestação de serviços. A cada seis meses, integrantes do Bureau Veritas Quality International, órgão que concedeu o certificado a empresa, realizam nova auditoria.

Em 2000 a Nacional Expresso recebeu em Brasília-DF o prêmio “ Facilitador Padrão Rede de Transporte”. A premiação foi resultado de um concurso promovido pela Rede Transporte e a Confederação Nacional de Transporte (CNT), com o objetivo de divulgar e prestigiar empresas de transporte e os facilitadores (instrutores) que se dedicam ao treinamento de funcionários. Na Nacional Expresso 100% dos colaboradores passam por treinamento. Um trabalho que começa desde admissão. Os motoristas, que representam 45% do quadro de funcionários, recebem um treinamento especial.

Também em 2000 a Nacional Expresso comemorou 100 milhões de passagens vendidas. O número foi festejado com distribuição de brindes e prêmios. A Nacional Expresso é, por cinco vezes consecutivas, líder na pesquisa Top Of Mind, realizada pelo Instituto PS Marketing e promovida pelo Jornal Correio, o maior jornal da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e indicada para receber o Prêmio Top de Qualidade em Campinas/São Paulo. Recebeu ainda os Prêmios "Harold Nielsen de Qualidade em Transportes" em 1998 e 1999, pela Revista Transporte Moderno e "Criatividade" em 2000, pela Convenção Mineira de Círculos de Controle de Qualidade.

Apoio a ações culturais e sociais[editar | editar código-fonte]

A Nacional Expresso apoia diversos ações culturais e sociais. Através de seu patrocínio já se apresentaram em Uberlândia, cidade sede da empresa, Ney Latorraca, Diogo Vilela, Beatriz Segall, Pena Branca. Outros projetos já foram concretizados como Matinê, que leva as crianças ao cinema, e o apoio ao esporte através dos triatletas Thiago Godói e Roberto Carlos. Além disso os funcionários da empresa, que são denominados colaboradores, visitam, no horário de trabalho, hospitais, asilos e orfanatos.

Pensamento no meio-ambiente[editar | editar código-fonte]

Outra preocupação da empresa é com o meio ambiente, tanto que ela vem apoiando ações de preservação e buscado despertar a conscientização das pessoas. Nos novos ônibus estão estampados, a fauna e a flora do cerrado. Dentro da empresa mesmo foi desenvolvido uma máquina que recicla o gás do ar condicionado dos ônibus. Um projeto inovador que foi indicado para receber em Belo Horizonte o prêmio 2001 da Convenção de Círculos de Controle de Qualidade.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.