Nacionalismo árabe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bandeira usada pelos rebeldes durante a Revolta Árabe.

O Nacionalismo árabe (em árabe: القومية العربية‎ al-Qawmiyya al-`arabiyya) é uma ideologia nacionalista secular[1][2][3][4] que orienta a política da região até o século XXI[5][6][7][8] que celebra as glórias da civilização árabe, a língua e a literatura dos árabes, chamando para o rejuvenescimento e a união política no mundo árabe.[9] Sua premissa central é que os povos do mundo árabe, desde o Oceano Atlântico ao Mar Arábico, constituem uma só nação unidas por patrimônio linguístico, cultural, religioso e histórico comum.[10][11] Um dos objetivos principais do nacionalismo árabe é o fim da influência ocidental no mundo árabe, visto como um "inimigo" da força árabe, e a eliminação dos governos árabes considerados como dependentes das potências ocidentais. Alcançou proeminência com o enfraquecimento e derrota do (não árabe) Império Otomano no início do século XX e declinou após a derrota dos exércitos árabes na Guerra dos Seis Dias.[9][10] Personalidades e grupos associados com nacionalismo árabe incluem o falecido líder egípcio, Gamal Abdel Nasser, o Movimento Nacionalista Árabe, o falecido líder líbio Muammar al-Gaddafi, o Partido Baath que chegou ao poder na Síria e no Iraque há alguns anos, e seu fundador Michel Aflaq. O Pan-arabismo é um conceito relacionado, na medida em que chama o comunalismo supranacional entre os estados árabes.

Pensadores nacionalistas árabes[editar | editar código-fonte]

Proeminentes chefes de Estado árabes nacionalistas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Clearing the fog of war around Syria
  2. A Tale of Two Nakbas
  3. Let us drive away the US and NATO occupiers with our unity!
  4. Sticking point in Syria truce: Washington’s support for Al Qaeda
  5. The destructive legacy of Arab liberals
  6. Tariq Ali, “The Uprising in Syria”, www.counterpunch.com, September 12, 2012
  7. Executive Orders & Airport Protests: Trump Clashes With The CIA
  8. Oil, Qatar, China & The Global Conflict
  9. a b "Requiem for Arab Nationalism" by Adeed Dawisha, Middle East Quarterly, Winter 2003
  10. a b Charles Smith, The Arab-Israeli Conflict,in International Relations in the Middle East by Louise Fawcett, p. 220.
  11. Sela, Avraham. "Arab Nationalism." The Continuum Political Encyclopedia of the Middle East. Ed. Sela. New York: Continuum, 2002. pp. 151–155.

Bibliogafia[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.