Nadia Boulanger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nadia Boulanger
Nadia Boulanger
Nascimento Juliette Nadia Boulanger
16 de setembro de 1887
9.º arrondissement de Paris
Morte 22 de outubro de 1979 (92 anos)
9.º arrondissement de Paris
Sepultamento Cemitério de Montmartre
Cidadania França
Progenitores
  • Ernest Boulanger
Irmão(ã)(s) Lili Boulanger
Alma mater
Ocupação pianista, organista, maestrina, compositora, musicólogo, pedagoga, professor de música, teórica musical, professora universitária
Prêmios
  • Prix de Roma (1908)
  • Grande-Oficial da Legião de Honra (1977–)
  • Prêmio Memorial Howland (1962)
  • Ordem de Saint-Charles
  • Ordem da Coroa (Bélgica)
  • Membro da Academia Americana de Artes e Ciências
  • Comandante da Ordem da Polônia Restituta
  • Comendador das Artes e das Letras
Empregador(a) Escolas Fontainebleau, Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris
Movimento estético música clássica
Instrumento órgão

Juliette Nadia Boulanger (16 de setembro de 1887 - 22 de outubro de 1979) foi uma compositora francesa de música erudita e renomada educadora musical. Foi professora de diversos compositores de grande relevância no século XX.

Nadia era filha Ernst Boulanger, compositor e professor do Conservatório de Paris. Sua mãe, de origem russa, foi aluna de seu pai em Paris, antes de se casarem.

Nadia Boulanger entrou para o Conservatório de Paris com a idade de 10 anos, para estudar harmonia e composição. Ela chamou a atenção do mundo quando, em 1908, concorreu ao Prêmio de Roma escrevendo uma fuga instrumental na primeira fase, quando era exigida uma fuga vocal. Mesmo assim ela foi classificada pelo júri, ganhando o segundo-prêmio.

Na década de 1920 ela parou de compor, chocada pela morte de sua irmã Lili Boulanger, que considerava uma compositora muito mais talentosa. A partir de então Nádia dedicou-se a dar aulas e promover a obra de sua irmã.

O primeiro cargo oficial como professora foi no Conservatoire Femina Musique, de Paris, onde assumiu uma cadeira de piano em 1907. Mas já dava aulas particulares desde 1903. Tornou-se uma das maiores professoras de composição do século XX, e foi a primeira mulher a destacar-se como regente. Entre 1920 e 1939 regeu as cadeiras de harmonia, contraponto, história da música, análise musical, órgão e composição na Ecole Normale de Musique. Foi fundadora do Conservatório Americano de Música em Fontaineblau em 1921, assumindo sua direção em 1948. Entre 1946-1957 foi titular de piano acompanhador no Conservatório de Paris.

Alunos[editar | editar código-fonte]

Alguns de seus alunos foram: