Nafarroa Bai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nafarroa Bai (NaBai)
Fundação 1993 (21 anos)
Sede  Espanha (Navarra)
Ideologia esquerda, basquismo, nacionalismo basco
Alas Gazteok Bai
Cores vermelho e branco
Site www.nabai2011.com
É uma coligação das seguintes forças políticas:
Sede do NaBai na Praça do Castelo, em Pamplona

O Nafarroa Bai (sigla: NaBai) é uma coligação política cujo âmbito de atuação é a Comunidade Foral de Navarra, Espanha. O seu nome significa "Navarra Sim" em basco. A coligação apresentou-se com o nome de Nafarroa Bai 2011 às eleições municipais e regionais (para o Parlamento de Navarra) que decorreram em 2011.

Em meados de 2011 faziam parte da coligação os seguintes partidos: Aralar, Partido Nacionalista Basco (PNV) e Independentes de Navarra (IN).[1] [2] Além destas forças, até 2011 e desde a sua formação que faziam parte do NaBai o Eusko Alkartasuna (EA) e o Batzarre. O espetro ideológico da coligação ia desde o socialismo (Aralar e Batzarre) e à social-democracia (EA) à democracia cristã (PNV), e do nacionalismo e independentismo basco (Aralar, EA, PNV) ao basquismo (Batzarre e IN).

Em 2011, o Batzarre abandonou o NaBai por entender que as tendências nacionalista começavam a imperar sobre as restantes sensibilidades ideológicas. Na mesma altura, o Eusko Alkartasuna foi excluído devido aos seus acordos estratégicos com a esquerda abertzale serem interpretados como uma intenção do Batasuna de "dinamitar o NaBai".[3] [4] [5]

Ideologia[editar | editar código-fonte]

O Nafarroa Bai foi fundado com o propósito de representar e defender os interesses da cidadania navarra "basquista", com sensibilidade maioritariamente progressista. Foi formado como uma coligação de partidos e pessoas independentes que, atendendo às declarações programáticas das respetivas formações, conjugaria um espectro ideológico que ia do socialismo do Aralar e Batzarre à democracia cristã do PNV, passando pela social-democracia do EA, compartilhando todas elas um sentimento nacionalista basco ou, pelo menos, basquista.

O Nafarroa Bai é mais socialista que o próprio PSN-PSOE e mais navarrista que a UPN... No Nafarroa Bai queremos que a cidadania de esquerdas e basquista tenha a sua realidade política representada e no que for possível tentaremos realizar a mudança progressista que prometemos para Navarra.
 
Patxi Zabaleta, porta-voz do NaBai.

Objetivos[editar | editar código-fonte]

O NaBai aspira agrupar em Navarra o voto basquista e progressista e conseguir uma mudança política nas instituições navarras governadas pelo UPN. Segundo o seu programa, os objetivos da coligação são:[6]

  • Defender os traços de identidade e personalidade próprios de Navarra, assim como o direito de poder decidir livremente e democraticamente sobre o seu futuro.
  • Garantir a igualdade de direitos básicos de saúde, educação, habitação, cultura, trabalho, recursos e ócio.
  • Defender o respeito pelos direitos humanos sem exceção, o fim da violência e dos ataques, os direitos das vítimas.

Para alcançar os seus fins, propôs fazer um pacto com o PSN e a Esquerda Unida de Navarra (NEB-IUN), o que equivaleria a ter a maioria absoluta no Parlamento de Navarra após as eleições autonómicas de 2007.

História[editar | editar código-fonte]

Eleições gerais de 2004[editar | editar código-fonte]

O Nafarroa Bai apresentou-se pela primeira vez como coligação nas eleições gerais espanholas de março de 2004. Conseguiu eleger uma deputada, Uxue Barkos, dentre os cinco lugares de Navarra no Congresso dos Deputados.

A votação obtida, 18,04% e 61 045 votos, foi a mais alta alcançada por uma opção basquista em eleições gerais em Navarra até então.

Eleições regionais e municipais de 2007[editar | editar código-fonte]

Apresentação dos candidatos do NaBai às eleições municipais de Pamplona de 2007. No écran: Uxue Barkos, cabeça de lista e deputada do parlamento espanhol

Após os resultados de 2004, marcou-se como objetivo estabelecer uma aliança estável como organização política e apresentar-se também às eleições municipais e forais de 2007 em 50 municípios de Navarra. Com este fim, convidou-se formalmente a IUN a participar nas candidaturas, uma opção recusada publicamente pela IUN, que anunciou a sua intenção de apresentar uma lista eleitoral independente, apesar de se mostrar favorável a chegar a acordos com o NaBai na eventualidade de poder formar governo com o PSN-PSOE.

Pela parte do Aralar, o Batasuna foi também convidado a integrar a coligação, mas também este recusou, qualificando a oferta de estratégia eleitoral, pois segundo a esquerda abertzale existia um veto ao Batasuna na coligação, principalmente por parte do PNV.[7] [8]

Resultados eleitorais[editar | editar código-fonte]

  • Eleições gerais espanholas de 2004 — Obtém um dos cinco assentos por Navarra no Congresso dos Deputados. Uxue Barkos é eleita deputada com 18,04% (61 045) dos votos em Navarra.
  • Eleições municipais de 2007 — Obtém 26,26% dos votos em Pamplona, elegendo 8 dos 27 vereadores, o dobro do que as forças políticas da coligação tinham obtido em separado nas eleições anteriores, de 2003. A coligação elegeu 15 alcaides em 15 municípios de Navarra, 5 deles na área metropolitana de Pamplona. Em alguns casos os cargos de alcaide foram alcançados por via de acordos com o PSN e IU-NEB. Na zona mais setentrional, onde o nacionalismo basco está mais arreigado, os partidos que formam a coligação concorreram em separado; O PNV obteve a vitória num município e o EA em quatro.
  • Eleições gerais espanholas de 2008 — Mantém a terceira posição em Navarra e o lugar obtido em 2004, subindo ligeiramente a percentagem de votos. Uxue Barkos é reeleita com 18,5% dos votos de Navarra,[9]
  • Eleições regionais de 2011 — Desce para a terceira posição, elegendo apenas 8 deputados no parlamento regional, menos 4 do que em 2007. Obteve 49 768 votos (15,83%), quase menos 8% que em 2007.
  • Eleições municipais de 2011 — Fica em segundo lugar em Pamplona, elegendo 7 vereadores (menos um que em 2007). Teve 22,58% dos votos, cerca de menos 4% do que em 2007. No resto de Navarra, só elegeu 3 alcaides, uma perda de 12 em relação a 2007, e um total de 70 vereadores (-63), 36 262 votos (-16 125), correspondentes a 11,39% (-4,25%).[10]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. NaBai decide que todos sus candidatos en las generales sean independientes (em espanhol) www2.noticiasdenavarra.com. Diario de Noticias (4 de janeiro de 2008). Página visitada em 7 de junho de 2011.
  2. Manifiesto de independientes en favor del cambio a través de NaBai [ligação inativa] (em espanhol) www.diariodenoticias.com. Diario de Noticias (4 de maio de 2007). Página visitada em 7 de junho de 2011. Cópia arquivada em 19 de setembro de 2008.
  3. Aralar y PNV rechazan las exigencias de EA y se ratifican en su postura (em espanhol) www.deia.com. Jornal Deia (3 de fevereiro de 2011). Página visitada em 7 de junho de 2011.
  4. Batzarre dice que Aralar y PNV "no tienen legitimidad" para utilizar el nombre de Nafarroa Bai (em espanhol) www.diariodenavarra.es. Diario de Navarra (4 de fevereiro de 2011). Página visitada em 7 de junho de 2011.
  5. Chico, Amaia (13 de fevereiro de 2011). NaBai se desintegra (em espanhol) www.diariovasco.com. El Diario Vasco. Página visitada em 7 de junho de 2011.
  6. Programa (em espanhol) www.nafarroabai.com. Site oficial do Nafarroa Bai. Página visitada em 7 de junho de 2011.
  7. ¿Se equivocó Batasuna rechazando la invitación de Aralar? (em espanhol) www.noticiasdenavarra.com. Diario de Noticias (17 de maio de 2009). Página visitada em 7 de junho de 2011.
  8. Cuadra Lasarte, Sabino (20 de maio de 2007). NaBai, la sombra del PNV es alargada (em espanhol) www.burlataherria.org. Burlata Herria. Página visitada em 7 de junho de 2011.
  9. NAFARROA BAI [ligação inativa] (em espanhol) www.mir.es. Ministério de Interior do Governo de Espanha. Página visitada em 7 de junho de 2011. Cópia arquivada em 16 de maio de 2008.
  10. Navarra (em espanhol) www.mir.es. Ministério de Interior do Governo de Espanha. Página visitada em 7 de junho de 2011. Cópia arquivada em 7 de junho de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Nafarroa Bai