Nagoia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Nagóia)
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde outubro de 2010)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Nagoia
名古屋 (-shi)
Do topo, à esquerda: Porto de Nagoia, Zoológico e Jardim Botânico Higashiyama, Centro de Nagoia, Castelo de Nagoia, Torre de televisão de Nagoia.
Do topo, à esquerda: Porto de Nagoia, Zoológico e Jardim Botânico Higashiyama, Centro de Nagoia, Castelo de Nagoia, Torre de televisão de Nagoia.
Bandeira de Nagoia
Bandeira
Brasão de armas de Nagoia
Brasão de armas
Localização de Nagoia
País  Japão
Província Aichi
Área
 - Total 326 45 km²
População (1 de janeiro de 2010)
 - Total 2 258 804
    • Densidade 6 919,3/km2 
Sítio www.city.nagoya.jp
Vista aérea de Nagoia

Nagoia[a] (名古屋市 Nagoya-shi) é a maior cidade da região de Chubu no Japão. É a capital e maior região metropolitana da província de Aichi e quarto centro urbano mais populoso do país com 2 266 249 habitantes. Situada entre Tóquio, a leste, e Quioto, a oeste, Nagoya é considerado o maior centro econômico da região central do Japão, a cidade detém um dos maiores portos do Japão, contribuindo para que seja classificada como a terceira mais rica do país, atrás apenas de Tóquio e de Osaka.

História[editar | editar código-fonte]

Recebeu o estatuto de cidade a 1 de Outubro de 1889, tendo sido designada cidade a 1 de Setembro de 1956 por mandato governamental.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Em 2011, havia 2 266 249 habitantes e uma densidade populacional de 6 710,21 hab/km² e uma área total de 326,45 km².

Economia[editar | editar código-fonte]

Nagoya é um dos principais centros de pesquisa e desenvolvimento e indústrias automobilísticas do Japão. Lexus está sediada nesta cidade. A P&D da Mitsubishi Motors está localizada em Okazaki em Nagoya. Toyota Motors tem a sua sede na cidade vizinha de Toyota. Fornecedores automotivos como Denso, Toyota Industries, Aisin Seiki e JTEKT situam-se nesta cidade. Os principais fornecedores estrangeiros do setor automotivo como a Magna International também estão sediados nesta cidade. A empresa têxtil Marukawa e outras empresas do setor aerospacial e de electrónica estão sediadas nesta cidade. Nagoia é o lar do pachinko. Nagoya tem sido responsável por 70% do superávit comercial do Japão a partir de 2003.

Infra-estrutura[editar | editar código-fonte]

Transportes[editar | editar código-fonte]

Nagoia é servida pelo Aeroporto Internacional de Chubu (Centrair, NGO) na cidade de Tokoname e pelo Aeroporto de Komaki (NKM) localizado nas cidades de Komaki e Kasugai. Em 17 de Fevereiro de 2005, todos os voos comerciais do Aeroporto de Komaki foram transferidos para o Aeroporto Internacional de Chubu, ficando o primeiro como infra-estrutura de aviação geral.

A Estação de Nagoia, a maior do mundo em relação à área de superfície, situa-se nas linhas de Tokaido Shinkansen. As linhas Meitetsu e Kintetsu ligam vários pontos da região de Tokai e Kansai. A cidade possui também metrô.

Em Nagoia situa-se um dos maiores portos marítimos do Japão, que movimenta a maior quantidade em valores do país e tem como um dos principais produtos a exportação de automóveis e autopeças.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Pontos Turísticos[editar | editar código-fonte]

Entre os pontos turísticos mais procurados de Nagoia está o Castelo de Nagoia (名古屋城 Nagoya-jō) e o Santuário xintoísta de Atsuta (熱田神宮 Atsuta Jingū).

O castelo Nagoya jō foi construído em 1612. Durante a Segunda Guerra Mundial foi totalmente destruído, restando somente a sua base de pedra. Em 1959 foi reconstruído segundo os planos originais. Nagoya-jō é também famoso pelos seus dois opulentos Kin no Shachi (金の鯱 Orcas douradas) no telhado, que são frequentemente utilizados como símbolo da cidade.

Santuário de Atsuta é considerado o segundo santuário mais venerado no Japão. Possui vários tesouros nacionais, dos quais o mais importante é, sem dúvida, uma espada sagrada chamada kusanagi no mitsurugi (草薙神剣 ou "a espada sagrada de Kusanagi") – uma das três insígnias imperiais do Japão. Durante o ano decorrem cerca de 70 festas diferentes, que atraem muitos visitantes ao santuário. Estão aí guardados mais de 4.400 tesouros nacionais, representando dois milénios de história.

Política[editar | editar código-fonte]

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

Nagoia tem cinco cidades-irmãs:

Subdivisões[editar | editar código-fonte]

Nagoia tem 16 distritos (ku):

Notas[editar | editar código-fonte]

[a] ^ Por vezes é usada a grafia Nagoya.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Nagoia