Nandrolona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde Outubro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Nandrolona
Alerta sobre risco à saúde
Nandrolone.svg
Nome IUPAC 17β-Hydroxyestr-4-en-3-on
Identificadores
Número CAS 434-22-0,360-70-3 (Decanoato)
PubChem 9904
DrugBank DB00984
Código ATC A14AB01
Propriedades
Fórmula química C18H26O2
Massa molar 274.39 g mol-1
Ponto de fusão

120 °C [1]

Riscos associados
Frases R R20/21/22
Frases S S22, S24/25, S36/37/39
LD50 >566 mg·kg-1 (Decanoato, camundongo intraperitoneal)[2]
Excepto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições PTN

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.

A nandrolona, também comercializada com o nome Deca, é um anabolizante derivado da testosterona, hormona produzida pelos testículos que é a responsável pela voz grave do homem, desenho facial, tendências mais agressivas, ereção do órgão sexual, entre outras. A nandrolona é comercializada na forma de éster do ácido decanóico.

Efeitos no organismo[editar | editar código-fonte]

Colaterais[editar | editar código-fonte]

Um dos mais comuns é a retenção de líquidos vindo a causar a hipertensão; o mau funcionamento do fígado; perda de peso; aumento da próstata; marcas irreversíveis na pele como acne; calvície prematura e o crescimento das glândulas mamarias.

O atrofio dos testículos pode ser o efeito mais grave para os homens. Com o consumo da nandrolona o organismo do homem pode perder sua função mais importante que é a produção da testosterona, ele deixa de produzir espermatozoides chegando até a esterilidade, mas para isto poderá ser feita uma aplicação de hormônio.

Nas mulheres, registra-se um aumento de características masculinas, aumento de pelos e problemas de ovulação(Atraso na Menstruação) porém o principal problema se dá na voz,laboratórios clandestinos de fabricação de Deca principalmente paraguaios (LanderLan,Miuti..) usam alta concentração de Nandrolona aprox.70% provocando assim inchaço muscular e sérios problemas androgênicos.

Benéficos[editar | editar código-fonte]

Pesquisas clínicas têm mostrado que a nandrolona tem sido eficiente no tratamento da anemia, osteoporose e outras formas de neoplasia, inclusive o câncer de mama. Por isso recebeu a aprovação do órgão americano que regula medicamentos, a FDA, embora sua venda hoje seja controlada, ela continua disponível sob prescrição médica na maioria dos países.

Para os atletas[editar | editar código-fonte]

Em alguns indivíduos a massa muscular pode aumentar até 16% a 20%, o peso mais ou menos entre cinco e nove kg e sua resistência física. No caso dos atletas ela melhora a contração muscular e quanto maior a energia acumulada, melhor será o desempenho nos exercícios físicos e se tornará mais fácil a recuperação física. Nos últimos anos o consumo deste produto por atletas tem crescido assustadoramente, com o desenvolvimento de substâncias equivalentes à nandrolona, que apenas são detectáveis até dois dias depois de consumidas.

Geralmente mais utilizadas no atletismo, natação, basquetebol e levantamento de peso. No MMA, o caso mais famoso foi o do ex-campeão Royce Gracie.

Administração[editar | editar código-fonte]

A administração é feita por via intramuscular.

Como é detectada[editar | editar código-fonte]

A nandrolona é encontrada no organismo através de exame de urina, mas será detectada somente se fizer o teste pouco tempo depois de ser ingerida, caso contrário não.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Catálogo da Sigma-Aldrich {{{Nome}}} acessado em {{{Data}}}.
  2. Thieme Chemistry (Hrsg.): RÖMPP Online - Version 3.1. Georg Thieme Verlag KG, Stuttgart 2008.