Nanofio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Portal A Wikipédia possui o portal:

Nanofio é um feixe minúsculo com propriedades de um isolante, de um semicondutor ou de um metal, com diâmetro a partir de um nanômetro, utilizados, por exemplo, na construção de nanofios de fibra óptica.

Cientistas e engenheiros tendem a trabalhar com nanofios que ficam entre 30 e 60 nanômetros de largura. Cabos de fibra óptica conduzem informações na forma de luz. Para fazer um nanofio de fibra óptica, os engenheiros começam com um cabo comum aquecem uma haste de safira, enrolam o cabo na haste e puxá, esticando até criar um nanofio. Outro método utiliza um minúsculo forno feito de um pequeno cilindro de safira. Os cientistas puxam o cabo de fibra óptica através do forno e o esticam até obterem um nanofio. Um terceiro processo chamado de toque da chama usa uma chama sob o cabo de fibra óptica enquanto os cientistas o esticam.

Proporção de um nanofio a um fio de cabelo[editar | editar código-fonte]

O cabelo humano geralmente tem 60 a 120 micrômetros de diâmetro. Digamos que você encontrou um cabelo excepcionalmente fino, com diâmetro de 60 micrômetros. Um micrômetro equivale a 1.000 nanômetros; portanto, você precisaria cortar este fio pelo menos 60.000 vezes no sentido do comprimento para fazer um fio que tivesse um nanômetro de espessura.

Leitura adicional[editar | editar código-fonte]

  • K. v. Klitzing, G. Dorda, and M. Pepper; Phys. Rev. Lett. 45, 494-497 (1980)[1] (em inglês)
  • R. Landauer, J. Phys.: Cond. Matter 1, 8099 (1989) [2] (em inglês)
  • N. Oncel et al., Phys. Rev. Lett. 95, 116801, (2005)
  • J. Chen, B. Wiley, Y. Xia. One-Dimensional Nanostructures of Metals: Large-Scale Synthesis and Some Potential Applications. Langmuir 2007, 23, 4120.

Ver também[editar | editar código-fonte]