Nanomateriais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Nanomateriais são materiais que possuem graus estruturais na ordem de 10-9m ou um nanômetro que é igual a um milionésimo de milímetro ou um bilionésimo de metro.

O controle, manipulação e fenômenos da matéria à escala nanométrica, cujas propriedades diferem das observadas em maior escala, são objeto de estudo da nanociência e da nanotecnologia.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Os nanomateriais apresentam propriedades especiais em virtude de sua escala nanométrica e são empregados em projetos de nanotecnologia. Variam quanto ao tamanho, composição química, forma e superfície.

Nanopartículas, nanoesferas e outros materiais nanoestruturados são nanomateriais de interesse por apresentarem aplicações em campos tão diversificados como a mecânica, a óptica, a eletrônica, a química e a bioquímica.

Outro tipo de nanomateriais são os denominados nanocompósitos, formados pela união de dois ou mais componentes, sendo que em um deles as suas partículas possuem dimensões da ordem de nanômetros. Estas dimensões aumentam a interação entre a partícula e o meio, melhorando em muito algumas propriedades do nanocompósito em relação ao componente puro.

Nanomateriais fabricados[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]