Naomi Shemer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Naomi Shemer
Naomi Shemer
Nascimento 13 de julho de 1930
Kinneret (Terra de Israel)
Morte 26 de junho de 2004 (73 anos)
Centro Médico Tel Aviv Sourasky
Sepultamento Kinneret Cemetery
Cidadania Estado da Palestina
Cônjuge Mordechai Horowitz
Filho(a)(s) Ariel Horowitz
Alma mater
  • Academia de Música e Dança de Jerusalém
Ocupação compositora, cantora, autora-compositora
Prêmios
  • Prêmio Israel (1983)
  • Doutor honorário da Universidade de Tel Aviv
  • Doutor Honorário da Universidade Hebraica de Jerusalém
  • Doutor honorário da Universidade Ben Gurion do Negev
Obras destacadas Jerusalém de Ouro
Instrumento voz, piano
Causa da morte câncer
Página oficial
https://naomi-shemer.co.il/
Tumba de Naomi Shemer, grande poetisa e cantora hebraica, tendo ao fundo o Lago Kinneret
Aqui, a tumba vista de perto. O túmulo de Naomi Shemer é visitado frequentemente, como atestam as pedrinhas deixadas sobre a lápide - de acordo com a tradição judaica, deixar uma pedra sobre uma lápide num cemitério é uma demonstração de carinho: atesta-se que aquele que jaz no local não será esquecido

Naomi Shemer (em hebraico נעמי שמר‎), (13 de Julho de 1930, Kvutzat Kinneret - 26 de junho de 2004, Tel Aviv), foi uma cantora israelita.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em 13 de Julho de 1930, no kibutz Kvutzat Kinneret, nordeste de Israel, o mesmo onde está enterrada a famosa escritora Rachel Bluwstein.

Seu nome de solteira era Sapir. Em meados dos anos 1950, após servir nas Forças de Defesa de Israel, estudou música na Academia Rubin (actual Academia de Música e Dança de Jerusalém). De seu primeiro marido, a actor Gideon Shemer, teve uma filha, Lali. Divorciaram-se os dois, e posteriormente ela se casou novamente, desta vez com o advogado Mordechai Horowitz, com o qual teve seu filho Ariel. Verdadeira poetisa, continuou a escrever até sua morte, ocorrida em 2004, aos 73 anos de idade, em Tel Aviv. Shemer sofria de cancro.

É considerada a Maior Dama da Música de Israel até hoje, sendo lembrada especialmente pela doce canção Yerushalayim Shel Zahav (1967) e também por Lu Yehi (לו יהי) (1973), esta última uma adaptação hebraica de "Let It Be", dos Beatles. Yerushalayim Shel Zahav, "Jerusalém de Ouro" (ירושלים של זהב), composta em homenagem à cidade mais amada pelos israelitas, é uma espécie de segundo Hino Nacional do país. É a música israelita mais cantada de todos os tempos. Outra canção famosa da artista é Hurshat ha Eucaliptos (חורשת האקליפטוס), composta em 1963, em homenagem a seu kibutz natal, (Kvutzat Kinneret). Esta canção já foi interpretada por inúmeros cantores, entre eles Ishtar e Lara Fabian.

Naomi Shemer faleceu no dia 26 de junho de 2004, em Tel Aviv, Israel, com a idade de 73 anos.[1]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Naomi Shemer» (em francês). data.bnf.fr. Consultado em 20 de dezembro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]