Narceja

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde agosto de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Como ler uma caixa taxonómicaNarceja
Gallinago paraguaiae.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Charadriiformes
Família: Scolopacidae
Género: Gallinago
Espécie: G. paraguaiae
Nome binomial
Gallinago paraguaiae
(Vieillot, 1816)

A narceja (Gallinago paraguaiae) é uma espécie de ave sul-americana, caradriiforme, da família dos escolopacídeos. Mede cerca de 30 cm de comprimento, possuindo bico longo e reto, dorso escuro com faixas amareladas. Também é chamada pelos seguintes nomes populares: agachada, agachadeira, atim, batuíra, berrumeira, bico-de-ferro, bico-rasteiro, bicudo, corta-vento, maçarico-d'água, maçarico-d'água-doce, minjolinho, monjolinho, narceja-comum, narceja-miúda, narcejinha, rapaz e rapazinho.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • A narceja foi muito citada durante o filme Up, da Pixar Animation Studios, especialmente pelo personagem Carl Fredericksen.
  • A narceja é citada também, na coleção Crônicas de Nárnia do autor C.S.Lewis em O Cavalo e seu menino.
  • A narceja é citada também em Anna Kariênina (Anna Karenina) de Liev Tolstói.
  • A narceja é citada por José de Alencar na obra Iracema, no momento em que Batuireté, pajé pitiguara e avô de Poti, diz, moribundo, ao ver seu neto ao lado do estrangeiro Martim, que Tupã quisera que seus olhos vissem o gavião junto da narceja.
  • A narceja é citada por Érico Veríssimo em Incidente em Antares.
  • A palavra "narceja" em inglês é snipe. A partir de tal termo anglófono, originá-se termo sniper (algo como "narcejeiro" ou caçador de narcejas em português), o qual é utilizado para referir-se aos atiradores especiais. Tal termo foi cunhado porque, caçadores de narcejas devem ter um ótima pontaria, precisão e reflexos para atingir em cheio essas velozes e ariscas aves.
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.