Narrativas de esposas-irmãs em Gênesis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Abril de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Há três narrativas de esposas-irmãs em Gênesis, parte do Tanakh (ou antigo testamento), todas notavelmente parecidas. No centro de cada uma está o conto de um patriarca bíblico que veio estar na terra de um suserano estrangeiro poderoso que classifica erroneamente a esposa do patriarca como sua irmã e consequentemente tenta casar-se com ela. O suserando posteriormente constata seu erro. Duas das três histórias são similares em muitos outros detalhes, incluindo o nome do antagonista, Abimeleque, apesar deste poder ser considerado como sendo um título real ou de um nome de família, assim como Ficol, como nome de um título militar.

As histórias[editar | editar código-fonte]

Sarai é levada para o palácio de faraó, por James Tissot.

Abrão e Faraó[editar | editar código-fonte]

A primeira história aparece em Gênesis 12:10-20 e é a mais breve das três.

Abrão é forçado a mudar-se para o Egito para escapar de uma escassez. Devido sua esposa, Sarai, ser muito bela, Abrão pede a ela que ela finja ser sua irmã para que os egípcios não o matassem e assim pudessem tomâ-la. Ao chegar diante de Faraó, os egípcios reconheceram a beleza de Sarai e os principes egípcios deram a Abrão gado e servos como presentes para ganhar a mão de Sarai em casamento. Sarai assim tornou-se parte da “casa de faraó” (acredita-se o significado seja seu arém), mas Yahweh enviou uma praga como punição a faraó – que é interpretada como por conta de seu adultério. Faraó percebe a realidade da questão, restaura Sarai a Abrão e ordena que eles deixem o Egito com todas suas posses que adquiriram no Egito.

Abraão e Abimeleque[editar | editar código-fonte]

A segunda história é dividida em duas partes. A primeira parte está em Gênesis 20:1-16 e a segunda em Gênesis 21:22-34. A primeira parte começa com Abraão emigrando para a região sul do Gerar, cujo rei chama-se Abimeleque.

Referências

  • Israel Finkelstein. The Bible Unearthed. [S.l.]: Free Press, 2002. ISBN 0-684-86913-6.
  • Robin Lane Fox. The Unauthorized Version. [S.l.]: Knopf, 1992. p. 409f.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Bíblia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.