Nasser Al-Attiyah

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nasser Al-Attiya
Al-Attiya in 2014
Informações pessoais
Modalidade Tiro desportivo
Nascimento 21 de dezembro de 1970 (43 anos)
Doha, Qatar
Nacionalidade Catar qatari
Compleição Altura: 1,78 m
Medalhas
Jogos Olímpicos
Bronze Londres 2012 Skeet

Nasser Salih Nasser Abdullah Al-Attiya (Doha, 21 de dezembro de 1970) é um príncipe qatari e desportista praticante de várias modalidades. É desportista olímpico de tiro e piloto de rally.

Enquanto piloto de rali disputou o Campeonato Mundial de Rali de Automóveis de Produção e o Rali Dakar. No Rali Dakar de 2009 ganhou um total de 2 etapas mas foi desqualificado por saltar 9 pontos de controlo.

Membro de uma das principais famílias do Qatar, Al-Attiyah é parente da mulher que amamentou o actual Emir do pequeno estado do Golfo Pérsico, uma relação que lhe vale o tratamento de Príncipe.

Começou em 1989 no automobilismo mas durante sete anos não pôde competir em rali porque o presidente da Federação do seu país pertencia a uma família rival dos Al-Attiyah e promoveu outros pilotos. Esta situação fê-lo optar pelo tiro olímpico, que o levou aos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996, Sydney 2000 (onde ficou em sexto lugar) e Atenas 2004, onde ficou em quarto lugar, pois perdeu um desempate contra um atleta cubano. Quando um primo seu subiu à presidência do automobilismo do seu país voltou às corridas. No seu primeiro Dakar conseguiu o décimo lugar com a Mitsubishi, o que fez com que a BMW lhe confiasse um carro nos três anos seguintes.

Al Attiyah conduzindo um Subaru Impreza no Rali da Acrópole de 2006.

O Rali Dakar de 2011, em seus 9.500 km de extensão (sendo 5.000 km cronometrados) por lugares como o Deserto do Atacama e a Cordilheira dos Andes, teve a participação de 407 veículos (170 motos, 30 quadriciclos, 140 carros e 67 caminhões). Na categoria carros, o vencedor foi Nasser Al-Attiyah. “Conseguimos. Estou muito feliz! Nós conduzimos bem e fizemos a última etapa sem erros. Eu só ficava pensando na linha de chegada. Vencer o Dakar significa muito, pra mim, para o meu povo, para o meu país e para a minha equipe. Foi uma ggrande conquista. É difícil explicar agora o que se passa na minha cabeça. Mas é um sentimento bom. Nós demonstramos que temos a mais forte equipe do mundo”, comentou o campeão.

Esta foi a sétima participação do Príncipe do Qatar no Rally Dakar. Ele que é bastante famoso no Brasil, graças a um gesto de muita humanidade. No Rali dos Sertões de 2009, a piloto brasileira Helena Deyama perdeu seu carro de rali em um incêndio e Al-Attiyah, espontaneamente, doou US$ 20 mil a ela, para ajudá-la a voltar às competições.

Esta foi também a segunda vez consecutiva que a Volkswagen Motorsport dominou completamente o pódio do Rali Dakar. A vitória de Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk (CAT/ALE) ocorreu após a dupla cumprir as 13 etapas em 45h16min16. As duplas vice-campeã e 3ª colocada foram, respectivamente, Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewit (AFS/ALE), com 46h05min57, e Carlos Sainz/Lucas Cruz (ESP/ESP), com 46h36min54. O time alemão ainda tem outras duplas correndo com o Race Touareg: Mark Miller/Ralph Pitchford (EUA/AFS), Edgardo Omar Dris/Bernardo Rolando Graue (ARG/ARG), Walter Augusto Dagostini/Juan Bautista Turra (ARG/ARG) e Gabriel Piñon/Javier Dobalo (ARG/ARG).

Em 2014 Nasser Al-Attiyah participará aos comandos de um competitivo Mini ALL4Racing no Rali Dakar inscrito através da equipa BMW X-Raid e contando com o forte apoio da marca de bebidas energéticas Red Bull e do turismo do Qatar. Nasser esteve já ligado a esta equipa entre 2005 e 2009, tendo sido com ela que venceu a Taça do Mundo de Todo o Terreno atribuída pela FIA em 2008.

Medalha olímpica[editar | editar código-fonte]

Al-Attiya participou da competição do tiro esportivo, ininterruptamente, dos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996, até Londres 2012. Nesta última, obteve a medalha de bronze no Skeet.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Shooting pictogram.svg Este artigo sobre um(a) atirador(a), integrado ao Projeto Desporto, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.