Nat Geo/Fox HD

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de NatGeo/FOX HD)
Nat Geo/Fox HD
Fox Latin American Channels Ltda.
Nat Geo/Fox HD
Tipo Canal de televisão por assinatura
Fundação 1 de dezembro de 2008
por Fox International Channels
Extinção 2 de junho de 2014 (na América Latina)
3 de novembro de 2014 (no Brasil)
Pertence a Fox International Channels
Proprietário 21st Century Fox
Antigo proprietário News Corporation (2008–2013)
Slogan Nat Geo HD, Fox HD, juntos en alta definición. (espanhol)
Nat Geo HD, Fox HD, juntos em alta definição. (português)
Formato de vídeo 1080i (HDTV)
Afiliações National Geographic Channel
Fox
Cobertura América Latina

Nat Geo/Fox HD foi um canal de televisão por assinatura lançado em 1 de dezembro de 2008 para a América Latina pela Fox Latin American Channels.[1] Transmitia o sinal em alta definição para todo o continente. Os sinais eram emitidos no mesmo canal em formato 1080i com formato 16:9 e com áudio em Espanhol e Português.

O canal era dividido em dois blocos: Fox HD e National Geographic HD. A programação do Fox HD era exibida a noite, o Nat Geo HD, de dia. O sinal do Nat Geo era exibido em simulcast entre 2h e 18h e o sinal da Fox, também em simulcast, entre 18h e 2h.

Em 3 de setembro de 2012 o canal passou a ter sua transmissão exclusiva somente para o Brasil. Até então, o canal teve distribuição pan-regional, com áudio Espanhol e Português e canal de legendas.

A separação dos canais[editar | editar código-fonte]

Nat Geo HD logotipo usado a partir de 2 de junho de 2014.
FOX logotipo usado a partir de 2 de junho de 2014.

Em 2 de junho de 2014, a Fox Latin American Channels lançou o sinal HD em simulcast dos canais Fox e Nat Geo de forma separada, além de lançar o FX em alta definição, também em simulcast. Com isso, o Nat Geo/Fox HD começou a ser substituído de forma gradual pelas operadoras pelos novos sinais. Em 3 de novembro de 2014 o canal foi descontinuado definitivamente no Brasil.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

No Chile, o canal é transmitido desde março no canal Vive! HD (canal exclusivo da VTR Chile). Desde 2009, o canal é exibido em tempo integral através do canal 820 e faz parte do pacote HD da operadora. A TuvesHD o transmite pelo canal 70 pelo seu sistema e a Movistar TV Digital. Desde julho de 2010 no canal 841. Na WiTV é transmitido no canal 820. Atualmente este serviço é adicionado à operadora de cabo Claro Chile.

Na Argentina, a Cablevisión começou a transmitir o sinal, desde novembro de 2008. A provedora de televisão argentina Telered transmite o canal na numeração 170 de seu pacote HD, com as mesmas características oferecidas pela Cablevisión.

No Uruguai, é emitido no formato DTH (Direct to home) pela DirecTV no pacote Plus HD e por cabo é oferecido pelas empresas Nuevo Siglo, Montecable, Cablevisión, TCC e Punta Cable.

No Peru, está disponível no canal 1003 pela DirecTV e no canal 720 pela Cable Mágico.

Na Colômbia, é transmitido pela DirecTV, UNE e Telmex. Na Telmex é possível pagar um extra para agregar um sintonizador ATSC no canal 108-2.

No Equador, é transmitido através da DirecTV e da empresa de televisão por cabo Grupo TV Cable.

No México, é disponível pela Megacable e SKY, em serviço de alta definição, e em Totalplay no sistema básico.

Estrutura do sinal[editar | editar código-fonte]

  • Feed 1: América Latina
  • Feed 2: Brasil

Referências

  1. «Fox Latin American Channels presenta FOX HD y Nat Geo HD en Latinoamérica» (em espanhol). Pensario Internacional. 10 de novembro de 2011. Consultado em 21 de maio de 2012. Arquivado do original em 21 de maio de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.