Natal da Portela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Natal da Portela
Informação geral
Nome completo Natalino José do Nascimento
Também conhecido(a) como Seu Natal
Nascimento 31 de julho de 1905
Origem Queluz, SP
País  Brasil
Data de morte 5 de abril de 1975 (69 anos)

Natalino José do Nascimento, mais conhecido como Natal da Portela (Queluz, 31 de julho de 1905Rio de Janeiro, 5 de abril de 1975), foi um bicheiro brasileiro, muito conhecido por sua atuação na escola de samba Portela.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Natalino José do Nacimento, o seu Natal da Portela, nasceu na cidade de Queluz, no interior paulista e ainda criança mudou-se com a família para o Rio de Janeiro. Desde a juventude, Natalino sempre teve uma forte atuação na quadra da escola, uma vez que a agremiação fora fundada na casa de seu pai.

Ainda jovem, Natalino começou a trabalhar na Central do Brasil, onde mais tarde ocorreria o mais grave acidente de sua vida - Natalino teve o braço direito amputado. Mas, a ausencia do braço direito não deixou Natal incapacitado de atuar na sua escola de coração. Mesmo sem compor um único samba de enredo, Natal transformou-se em bicheiro e passou a patrocinar a Portela, tornando-a a primeira escola de samba a ter um bicheiro como patrocinador.

Com o tempo, Natal conquistou respeito e admiração na comunidade e, além disso, passou a reprsentar a escola em todos os lugares onde era requisitado. Sua simpatia e humildade fizeram com que o então ministro das relações exteriores, Negrão de Lima, levasse a agremiação ao Palácio do Itamaraty para se apresentar a Duquesa de Kent em 1959.

Devido a alguns problemas de saúde, Natal veio a falacer em 5 de abril de 1975, deixando três filhos e vários fãs, além da escola de samba que ajudou a divulgar. Após sua morte, a agremiação decidiu elegê-lo presidente de honra da Portela em homenagem póstuma.  

Ícone de esboço Este artigo sobre um compositor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.