National Geographic (revista)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
National Geographic
Capa da revista "National Geographic Brasil" de janeiro de 2011.
Editor Chris Johns
Frequência Mensal
Editora Editora Abril (no Brasil)
Empresa National Geographic Society
Circulação Mundial
Categoria Geografia, Ciência, História, Natureza
País  Estados Unidos
Idioma Inglês e mais 32 idiomas
Fundação outubro de 1888 (126 anos)

maio de 2000 (14 anos)
(no Brasil)

National Geographic, anteriormente National Geographic Magazine, é a revista oficial da National Geographic Society. Publicou a sua primeira edição em 1888, apenas nove meses após a própria sociedade ter sido fundada. É imediatamente identificável pela moldura amarela característica que envolve a sua capa.

Há 12 edições mensais da National Geographic por ano, além de suplementos de mapas adicionais. Em raras ocasiões, edições especiais também são emitidas. Contém artigos sobre geografia, biologia, física, ciência popular, história, cultura, eventos atuais e fotografia. O atual editor-chefe da National Geographic Magazine é Chris Johns, que foi nomeado Editor do Ano em outubro de 2008 pela revista Advertising Age durante a American Magazine Conference.

Com uma circulação mundial em trinta e três idiomas, mais de cinquenta milhões de pessoas recebem a revista mensalmente.[carece de fontes?] Em maio de 2007, 2008 e 2010, a revista National Geographic ganhou o Excellence Award da American Society of Magazine Editors (ASME), na categoria de circulação mais de dois milhões de exemplares. Em 2010, a National Geographic Magazine também recebeu os prêmios da ASME para fotojornalismo e redação.

Em 1995, a National Geographic começou a publicar em japonês, e foi a primeira edição no idioma local. Actualmente a revista é publicada em diversos idiomas, incluindo japonês, espanhol, hebreu, grego, italiano, francês, alemão, polaco, coreano, português (em Portugal e no Brasil, com as respectivas versões.), chinês, tcheco, romeno, russo e neerlandês.

No Brasil, a primeira edição da revista foi lançada em Maio de 2000. Batizada de National Geographic Brasil, trazia na capa a matéria sobre três aventureiros que refizeram o primeiro voo entre o Cairo e a cidade do Cabo a bordo do Silver Queen, réplica do biplano da Primeira Guerra Mundial.

História[editar | editar código-fonte]

Capa da edição de janeiro de 1915

A primeira edição da revista National Geographic foi publicada em 1888, apenas nove meses após a própria sociedade ter sido fundada. A característica principal da National Geographic, reinventando-se de uma publicação baseada na linguagem textual mais próxima de uma revista científica, para uma famosa revista de imagens pitorescas e exclusivas, começou na edição de janeiro de 1905, com a publicação de várias fotos de página inteira feitas no Tibete em 1900-1901, por dois exploradores do Império Russo, Gombojab Tsybikov e Norzunov Ovshe. A capa de junho de 1985, com a imagem da menina afegã de 13 anos de idade, Sharbat Gula, se tornou uma das imagens mais conhecidas da revista.

No final dos anos 1990 e 2000, vários anos de litígios sobre direitos autorais da revista como um trabalho coletivo, forçou a National Geographic a retirar do mercado o The Complete National Geographic, uma compilação digital de todas as suas edições passadas do revista. Duas decisões de diferentes cortes de apelação federais já decidiram em favor da National Geographic em permitir uma reprodução eletrônica da revista de papel e Suprema Cortes dos Estados Unidos negou certiorari em dezembro de 2008. Em julho de 2009, a National Geographic anunciou uma nova versão do The Complete National Geographic, contendo todas as edições da revista de 1888 até dezembro de 2008. Uma versão atualizada foi lançada no ano seguinte, acrescentando as edições a partir de 2009. Em 2006, o escritor da National Geographic, Paul Salopek, foi preso e acusado de espionagem, ao entrar no Sudão sem visto. Após a National Geographic e o Chicago Tribune, para quem Salopek também escreve, montar uma defesa legal e criar um apelo internacional para o Sudão, Salopek foi finalmente libertado.

A revista comemorou seus 125 anos em outubro de 2013, com uma edição especial de colecionador com o tema "O Poder da Fotografia".

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre National Geographic (revista)