National Geographic Channel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde junho de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Nat Geo
National Geographic Channel
Logotipo do canal
Tipo Rede de televisão por assinatura
Fundação 1 de setembro de 1997 (16 anos)
Pertence a National Geographic Television & Film (25%)
Fox Entertainment Group (News Corporation) (75%)
Proprietário 21st Century Fox
Sede Washington, D.C.
Slogan Desperte sua curiosidade BR
Formato de vídeo 480i (SDTV)
1080i (HDTV)[1]
Canais irmãos Nat Geo Wild
Nat Geo Music
Cobertura internacional mundo Mundo
Página oficial www.natgeo.com.br/br/
Disponibilidade por satélite
GVT TV
Canal 62
Oi TV
Canal 80 (Amazonas 2/3)
Canal 581 (HD) (Amazonas 2/3)
Canal 92 (HD) (Satélite SES-6)
Nossa TV
Canal 35
SKY Brasil
Canal 51
Vivo TV
Canal 346
Canal 859 (HD)
Claro TV
Canal 106
CTBC TV
Canal 346
Disponibilidade por cabo
NET
Canal 80 [2]
Canal 580 (HD)
Vivo TV
Canal 32
Canal 331 (HD)
TVN
Canal 23
ViaCabo
Canal 85
BVCi
Canal 35
TV Alphaville
Canal 130
Sim TV
Canal 44
Astro
Canal 33
CaboNNet
Canal 45
TCM
Canal 28

National Geographic Channel (também comercialmente abreviado e registrado como Nat Geo) é um canal de televisão de televisão por assinatura destinado a apresentação de documentários, séries e programas educativos sobre ciência, tecnologia, história e meio ambiente.

Com o lançamento do National Geographic Channel International em 1º de setembro de 1997, a National Geographic Society expandiu seus 112 anos de compromisso de divulgar à humanidade a compreensão do mundo. A Society apóia o NGC, fornecendo ao canal acesso a suas fontes, incluindo alguns dos mais renomeados cientistas e documentaristas do mundo, extensa biblioteca de documentários da National Geographic Television e fontes editoriais.

Com apurada qualidade visual, o NGC proporciona a poderosa experiência do "estar lá", levando os bastidores para os telespectadores, apoiando exploradores ao redor do mundo e trazendo aventura, exploração, vida selvagem, povos, culturas e fenômenos naturais com sua programação. Os documentários exploram dos mistérios das profundezas do oceano à fauna e flora das florestas tropicais, indo das aventuras de Sir Edmundo Hillary aos estudos com animais realizados por Jane Goodall.

O NGC é um empreendimento da National Geographic Television, da Fox Entertainment Group e da National Broadcasting Company (NBC) e atualmente é assistido por mais de 160 milhões de assinantes (incluindo as transmissões parciais da programação) em 24 idiomas em 142 países fora dos Estados Unidos.

Com o lançamento no Brasil em 1º de novembro de 2000 o NGC está disponível em 143 países em 25 idiomas e tem mais de 2 milhões de telespectadores adicionados ao total de assinantes.

Visão geral[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 1997, os primeiros canais do National Geographic Channel foram lançados no Reino Unido, Europa e Austrália.[3] Em julho de 1998, o National Geographic Channel Ásia foi lançado em parceria e distribuição da STAR TV (antes de substituir o canal pelo NBC Asia Channel; o mesmo aconteceu após o falecimento da NBC Europa em 1998).

Sendo o primeiro país da América Latina a receber o canal, as transmissões do canal no Brasil substituiu o canal independente Superstation em 1 de novembro de 2000, lançado pela FOX Latin American Channels.[4] De acordo com pessoas ligadas ao canal, ele foi lançado no país devido ao sucesso de vendas da revista National Geographic.[4]

Nos Estados Unidos, o National Geographic Channel foi lançado em 12 de janeiro de 2001, sendo uma joint venture da National Geographic Society e Fox Cable Networks. A National Geographic fornece conhecimentos de programação e a Fox Networks Group oferece sua expertise na distribuição, marketing e vendas de publicidade. No mesmo ano foi lançado uma versão latino-americana do canal.[4]

No Canadá, o canal é de propriedade da Shaw Media e National Geographic Channel dos Estados Unidos, enquanto as versões europeias são operadas em parceria com a empresa irmã da FOX, British Sky Broadcasting (BSkyB), que havia sido vendida para a FOX em 2007. Isso inclui uma versão em inglês do Reino Unido, Islândia e República da Irlannda, que é transmitida pelo próprio serviço de televisão paga da BSkyB, Sky Digital e também pela TalkTalk TV no Reino Unido, Sky Digital, UPC, Magnet Networks, SCTV na República da Irlanda e Skjarin na Islâdia.

Na Austrália, a National Geographic Channel é transmitida pela Foxtel, Optus, Austar, Neighbourhood Cable, TransTV e SelecTV. A versão australiana inclui apresentadores nacionais comentando o material promocional e a introdução de certos programas, séries e especiais. Na Nova Zelândia, a National Geographic Channel é transmitido pela Sky Network Television e TelstraClear InHomeTV.

Na Índia, o canal foi lançado em 1 de julho de 1998, em uma joint venture com a STAR TV.

Programas[editar | editar código-fonte]

Outros canais[editar | editar código-fonte]

Nat Geo Music[editar | editar código-fonte]

Projetado para oferecer um canal de videoclipe de música alternativa para gravadoras internacionais ou menores independentes com foco em culturais letras e ritmos. O Nat Geo Music tornou-se disponível na Itália em 15 de outubro de 2007 e mais tarde começou a ser transmitido ao redor do mundo.[6]

Nat Geo Junior[editar | editar código-fonte]

O Nat Geo Júnior está disponível na Bélgica, Índia e nos Países Baixos e é formatado especialmente para crianças.[7]

National Geographic Channel HD[editar | editar código-fonte]

Logo do National Geographic Channel HD.

Nos Estados Unidos o canal em alta definição 720p simulcast da National Geographic Channel foi lançado em janeiro de 2006. Está disponível em todos os principais provedores de cabo e satélite.

No Canadá, a versão canadense do NGC HD foi lançado em 19 de dezembro de 2006. Está disponível nacionalmente através de dois serviços de satélite do país, Shaw Direct no canal 276, Bell TV no canal 828, Videotron no canal 754, bem como vários sistemas de cabo digital.

Na Austrália, este canal está disponível no serviço Foxtel HD+ desde 1 de julho de 2008.

No Pacífico Asiático, este canal foi o primeiro canal para oferecer suporte a 1080i HD e som surround de 5.1 canais. O canal estava disponível comercialmente em Cingapura através da StarHub TV no canal 457 em 18 de janeiro de 2007, seguida pelo Vietnã através da Vietnam Multimedia Corporation (VTC). Também estava disponível exclusivamente no now TV em 19 de dezembro de 2007 em Hong Kong. Dois anos mais tarde, tornou-se disponível como parte do buquê inicial de canais HD da Astro B.yond na Malásia.

Na Albânia, este canal está disponível desde 2007 na plataforma da Digitalb; pelo qual é a maior emissora de canal HD na Europa Oriental e dos Bálcãs com 14 canais HD.

Na Malásia, este canal está disponível pela Astro (televisão por satélite da Malásia).

Na Polônia, este canal está disponível desde meados de 2007 na Cyfra Plus com áudio em polonês e inglês.

Em Israel, este canal está disponível desde o final de 2007 na HOT (cabo) e yes (satélite).

Na Eslováquia, este canal está disponível desde 2008 no produto de TV digital, UPC Digital.

No Brasil, este canal está disponível em simulcast com o canal de definição padrão (SD) desde 02 de Junho de 2014.

Nat Geo People[editar | editar código-fonte]

O Nat Geo People, anteriormente conhecido como National Geographic Adventure and Adventure One (A1), comumente conhecido como Nat Geo Adventure, é um canal por assinatura da National Geographic Channels International e 21st Century Fox. Destina-se às audiências mais jovens, proporcionando a programação em torno de aventura ao ar livre, viagens e histórias envolvendo pessoas se divertindo enquanto explora o mundo.

Nat Geo Wild[editar | editar código-fonte]

O Nat Geo Wild é direcionado a programas sobre o reino animal e foi lançado em Hong Kong em 1 de janeiro de 2006. Em alguns países com Reino Unido, Turquia, Irlanda, Romênia, Índia, Vietnã e Polônia o canal Adventure One foi substituído pelo Wild. O canal está presente desde 1 de novembro de 2009 na América Latina como um canal em alta definição e desde 2010 nos Estados Unidos no formato 720p.

Nat Geo Mundo[editar | editar código-fonte]

Um canal para os hispânicos dos Estados Unidos que inclui programação original para o público. O canal foi lançado em 2011.[8]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.