Nato wood

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Natowood ou Nato é um nome coletivo para o mogno asiático ou mogno oriental. As madeiras mais conhecidas são Mora excelsa (Mora) e Mora gonggrijpii (Morabukea), com o último contribuindo menos (que ocorrem em uma área menor).

Epiphone G400, Mogno
Nato-Body Yamaha FX370C

A madeira pode variar em aparência, com o marrom avermelhado sendo a cor dominante, mas em tons diferentes e, muitas vezes com estrias mais claras ou escuras. A madeira é densa e não é muito fácil para o trabalho de "talhar". No entanto, a madeira está disponível em grandes dimensões e está bem acima da média em propriedades como a resistência ao desgaste, resistência e durabilidade. Ela acaba bem. É utilizada para construção pesada, pisos industriais, casas, etc (principalmente no exterior) também são usados para construir violões e guitarras elétricas.

Devido à sua disponibilidade e preço, muitos fabricantes chineses e coreanos de guitarras importadas utilizam o mogno asiático em guitarras macicas.[1][2]

Guitarras Epiphone, Ltd, Dean, Yamaha, Greco, Peavey entre outras marcas utilizam o mogno oriental em seus intrumentos, que é muito semelhante ao mogno tradicional.

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Nato wood», especificamente desta versão.

Referências

  1. «Exotic Classic Mockingbird». BC Rich guitars. Consultado em 8 de dezembro de 2010 
  2. «What's old is new (and hip!)» (PDF). Eastwood Guitars. Consultado em 8 de dezembro de 2010. Arquivado do original (PDF) em 14 de dezembro de 2010