Naturally

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Naturally"
Single de Selena Gomez & the Scene
do álbum Kiss & Tell
Lançamento 1º de fevereiro de 2010
Formato(s) CD single, download digital
Gênero(s) Electropop, dance-pop
Duração 3:22
Gravadora(s) Hollywood
Composição Antonina Armato, Tim James, Devrím Karaoglu
Produção Antonina Armato, Tim James
Cronologia de singles de Selena Gomez & the Scene
Último
Último
"Falling Down"
(2009)
"Round & Round"
(2010)
Próximo
Próximo
Lista de faixas de Kiss & Tell
Último
Último
"Crush"
(5)
"The Way I Loved You"
(7)
Próximo
Próximo
Amostra de áudio
informação do ficheiro · ajuda

"Naturally" é uma canção da banda norte-americana Selena Gomez & the Scene, gravada para seu álbum de estreia, Kiss & Tell. Composta e produzida por Antonina Armato e Tim James, com auxílio na escrita por Devrím Karaoglu. Foi lançada para download digital nas lojas Amazon e iTunes no dia 1º de fevereiro de 2010, servindo como segundo single do disco nos Estados Unidos e outros países, e como primeiro nas lojas da Europa. Também chegou a ser distribuído um extended play (EP) contendo três remixes da faixa, além da obra original.

Os críticos musicais apreciaram a música por sua sensação eletrônica e de balada. Musicalmente, "Naturally" é uma composição pop acelerada que baseia-se nos estilos electropop e dance-pop, tratando-se de um relacionamento que ocorre naturalmente, isto é, em que o casal não precisa forçar seus sentimentos. Na letra, a narradora feminina conta sobre a felicidade do par. Nas paradas musicais, alcançou as dez melhores posições em países como Reino Unido, Eslováquia, Hungria e Irlanda, e também as doze melhores posições em várias outras nações. O impacto da canção nas rádios fez com que ela alcançasse a 29ª posição na Billboard Hot 100 — tabela musical de singles norte-americana —, 12ª na Pop Songs e o topo na Hot Dance Club Play. Ela foi mais tarde certificada como platina nos Estados Unidos e no Canadá.

Seu vídeo musical acompanhante, dirigido por Chris Dooley, possui Gomez usando várias roupas e ostentando estilos diferetes enquanto canta em um fundo. O conjunto apresentou "Naturally" em várias ocasiões, incluindo no Dick Clark's New Year's Rockin' Eve with Ryan Seacrest e outros programas televisivos. A canção também foi incluída em todas as turnês da banda até a We Own the Night Tour.

Antecedentes e estilo musical[editar | editar código-fonte]

Gomez durante a We Own the Night Tour, turnê na qual "Naturally" foi incluída.[1] [2]

A faixa de Kiss & Tell[3] foi composta por Antonina Armato, Tim James e Devrím Karaoglu.[4] Não foi composta para ninguém em especial, e é sobre um relacionamento que não tem sentimentos forçados, tudo acontece naturalmente.[5] [6] A canção é definida no tempo de 132 batidas por minuto e composta na chave de si bemol menor. A canção segue a progressão harmônica de si bemol menor, sol bemol e lá bemol.[7] "Naturally" é uma canção pop que deriva dos estilos de dance-pop e electropop enquanto incorpora batidas de música disco.[8] Gomez descreveu a canção como "energética".[6]

De acordo com Chris Ryan, da MTV News, a canção é influenciada por Kylie Minogue.[8] Em uma entrevista para o Digital Spy, Gomez disse que a canção "é sobre duas pessoas que têm uma ligação entre si e não precisam forçar seus sentimentos - elas simplesmente estão juntas. Eu acho que é uma boa representação do álbum porque ela é bastante 'elétrica', jovial e trata de um assunto leve".[6] A canção também foi incluída na edição brasileira do álbum A Year Without Rain.[9] [10]

Recepção crítica[editar | editar código-fonte]

Críticas profissionais
Avaliações da crítica
Fonte Avaliação
Digital Spy 4 de 5 estrelas.Star full.svgStar full.svgStar full.svgStar empty.svg[11]
Common Sense Media 2 de 5 estrelas.Star full.svgStar empty.svgStar empty.svgStar empty.svg[12]
BBC Music 2 de 5 estrelas.Star full.svgStar empty.svgStar empty.svgStar empty.svg[13]

Nick Levine, do Digital Spy, deu quatro de cinco estrelas para a canção.[11] Sarah-Louise James, do Daily Star, disse que "Naturally tem uma grande pitada de electro e é o melhor estilo para a canção."[14] Mikael Wood da revista Billboard deu uma crítica positiva para a canção, dizendo que ela tem "um suculento, instantâneo e memorável gancho vocal".[15] Jacqueline Rupp, do portal Common Sense Media, disse que a canção é "segura, mas sofre de som artificial", e a recomendou para maiores de 8 anos. A crítica foi encerrada com uma avaliação de duas estrelas.[12] Bill Lamb do About.com selecionou "Naturally" como uma das melhores faixas em Kiss & Tell.[16] Embora afirmando que a música é muito clichê, um escritor para Popjustice disse que a canção "parece ser uma curiosidade, quando você colocá-la juntamente com a maioria dos outros, será a saída da Hollywood Records."[17] O portal Newsround, em sua resenha, disse que "é difícil não ficar arrastado pela batida disco, e pelo tempo que o coro entra em ação você vai estar cantando e dançando ao som da música. O single de estreia de Selena é impressionante, ele tem um som de pop rock grande, e com seu novo álbum que sai daqui a algumas semanas, estamos realmente animados para ver o que ela tem para nos oferecer." e que "Naturally" "é o single de estreia extremamente cativante de Selena Gomez".[5] O BBC Music deu duas estrelas, em uma avaliação de cinco estrelas.[13]

Vídeo musical[editar | editar código-fonte]

O videoclipe da canção foi dirigido por Chris Dooley[8] e filmado em 14 de novembro de 2009,[18] e estreou no Disney Channel após a exibição de Phineas and Ferb Christmas Vacation em 11 de dezembro de 2009.[19] [20] Os efeitos especiais do vídeo foram considerados mais complexos do que do vídeo anterior, "Falling Down".[18] O vídeo mostra a banda em fundos com estética de multiplicidade e formas geométricas. Selena usa três roupas no vídeo.[18] Duas versões alternativas do vídeo foram lançadas para os remixes de Dave Audé e Ralphi Rosario.[8] O vídeo já possui mais de 200 milhões de acessos no YouTube.[21] Chris Ryan, da MTV norte-americana, disse que "Selena usa o vídeo para mostrar seu lado mais maduro".[8] O artistdirect disse que Selena se torna "feroz e divertida" no videoclipe.[22] O projeto ganhou o prêmio do serviço Vevo que premia os artistas que possuem pelo menos um vídeo com mais de 100 milhões de vizualizações, denominado de "Vevo Certified".[23]

Faixas e formatos[editar | editar código-fonte]

A canção foi lançada para download digital através da Amazon.com.[24] Também foi lançado um extended play contendo remixes da faixa no Reino Unido, através da loja do iTunes do país,[25] além de download digital pela mesma loja nos Estados Unidos.[26]

Download digital[24]
N.º Título Compositor(es) Duração
1. "Naturally"   Rock Mafia, Devrím Karaoglu 3:07

Desempenho nas tabelas musicais[editar | editar código-fonte]

Depois da sua estreia na parada da Hot Digital Songs, parada da Billboard, na 65ª posição, as vendas de natal fizeram com que o single subisse para a 34ª posição.[27] Essas vendas digitais fizeram da canção a "Hot Shot Debut" (melhor estreia) da Billboard Hot 100 na 39ª posição, de acordo com a emissão datada em 9 de janeiro de 2010,[27] fazendo com que, eventualmente, a canção alcançasse a 29ª colocação na Hot 100 e a 18ª na Hot 100 canadense.[28] Na semana do dia 13 de fevereiro de 2010, devido ao impacto nas rádios, a canção estreou na 40ª colocação na Pop Songs norte-americana, e foi a Hot Shot Debut (melhor estreia) na Hot Dance Club Songs na 39ª posição; a canção também teve pico no topo da parada. A canção foi certificada com disco de platina pela Recording Industry Association of America devido a mais de 1 milhão de cópias.[29] Em setembro de 2010, a canção havia vendido mais de 1,458,000 cópias.[30]

Créditos[editar | editar código-fonte]

Créditos adaptados do encarte de Kiss & Tell.[56]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

  1. Larsen, Peter (25 de julho de 2011). Pacific 2011: Kids go crazy for Selena and Bieber The Orange County Register. Freedom Communications. Página visitada em 1º de agosto 2011. Cópia arquivada em 1º de agosto de 2011.
  2. Fontes adicionais:
  3. Selena Gomez "Kiss And Tell" Track Listing (em inglês) Disney Dreaming (19 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de outubro de 2011.
  4. Naturally (em inglês) ASCAP. Página visitada em 7 de outubro de 2011.
  5. a b Single review: Selena Gomez - Naturally Newsround. (16 de abril de 2010). Página visitada em 7 de outubro de 2010.
  6. a b c Martin, Lara (13 de abril de 2010). Selena Gomez - Music Interview Digital Spy. Página visitada em 7 de outubro de 2011.
  7. Selena Gomez - Naturally Sheet Music (em inglês) Musicnotes.com. Página visitada em 07-10-2011.
  8. a b c d e Ryan, Chris (18 de março de 2010). Selena Gomez's 'Naturally (Remix)' Video vs. The Original! MTV News. MTV Networks (Viacom). Página visitada em 7 de outubro de 2011.
  9. A Year Without Rain - Saraiva.com.br (em português) Livraria Saraiva. Página visitada em 10 de outubro de 2011.
  10. CD Selena Gomez - A Year Without Rain (Código do Produto: 7320737 (3269885)) (em português) Lojas Americanas. Página visitada em 10 de outubro de 2011.
  11. a b Levine, Nick (12 de abril de 2010). Selena Gomez & the Scene - Naturally Review Digital Spy. Página visitada em 7 de outubro de 2011.
  12. a b Naturally (CD single) Commonsensemedia.. Página visitada em 7 de outubro de 2011.
  13. a b Selena Gomez & The Scene - 'Naturally' (em inglês) BBC Music (BBC) (16 de abril de 2010). Página visitada em 7 de outubro de 2011.
  14. REVIEW - SELENA GOMEZ & THE SCENE: NATURALLY Daily Star. (12 de abril de 2010). Página visitada em 7 de outubro de 2011.
  15. Wood, Mikael (25 de setembro de 2009). Selena Gomez & the Scene, "Kiss & Tell" Billboard.. Página visitada em 7 de outubro de 2011.
  16. Lamb, Bill. Selena Gomez and the Scene - Kiss and Tell (em inglês). Página visitada em 7 de outubro de 2011.
  17. Naturally Review (em inglês) Popjustice. Página visitada em 25 de novembro de 2010.
  18. a b c Vena, Jocelyn (23 de novembro de 2009). Selena Gomez Gets Fierce and Fun For 'Naturally' Video MTV News. MTV Networks (Viacom). Página visitada em 7 de outubro de 2011.
  19. Selena Gomez's "Naturally" Music Video To Premiere on December 11, 2009 (em inglês) Disney Dreaming. Página visitada em 7 de outubro de 2011.
  20. Selena Gomez - Naturally Official Music Video! (em inglês) JustJaredJr (9 de dezembro de 2009). Página visitada em 16 de outubro de 2011.
  21. Selena Gomez & the Scene - Naturally YouTube. Google (11 de novembro de 2010). Página visitada em 7 de outubro de 2010.
  22. artistdirect (23 de novembro de 2009). Selena Gomez Gets Fierce And Fun For 'Naturally' Video (em inglês). Página visitada em 16 de outubro de 2011.
  23. Selena Gomez Awarded VEVO Certified For 100 Million Views (em inglês) BSC Kids. (julho de 2012). Página visitada em 7 de maio de 2013.
  24. a b Naturally: Selena Gomez & the Scene (em inglês) Amazon.com. Amazon. Página visitada em 7 de outubro de 2011.
  25. a b Naturally (The Remixes) - EP iTunes Store. Apple Inc.. Página visitada em 8 de outubro de 2011.
  26. a b Naturally - Single iTunes Store. Apple Inc.. Página visitada em 8/10/2011.
  27. a b Ke$ha Controls Hot 100 Summit For A Second Week Billboard (31-12-2009). Página visitada em 31-12-2009.
  28. Naturally - Selena Gomez & the Scene Billboard. Prometheus Global Media. Página visitada em 17 de dezembro de 2010.
  29. RIAA Searchable Database Recording Industry Association of America. (15-07-2010). Página visitada em 16-08-2010.
  30. Grein, Paul (29 de setembro de 2010). Week Ending Sept. 26, 2010: Moving Forward, Falling Back Yahoo! Music. Yahoo!. Página visitada em 17 de dezembro de 2009.
  31. SELENA GOMEZ & THE SCENE - NATURALLY (SONG) (em inglês) australian-charts.com. Página visitada em 8 de outubro de 2011.
  32. SELENA GOMEZ & THE SCENE - NATURALLY (SONG) (em inglês) austriancharts.at. Página visitada em 8 de outubro de 2011.
  33. SELENA GOMEZ & THE SCENE - NATURALLY (NUMMER) Ultratop. Página visitada em 8 de outubro de 2011.
  34. SELENA GOMEZ & THE SCENE - NATURALLY (CHANSON) Ultratop. Página visitada em 8 de outubro de 2011.
  35. Selena Gomez & the Scene - Singles Chart History Billboard. Promethus Global Media. Página visitada em 8 de outubro de 2011.
  36. Selena Gomez & the Scene - Singles Chart History Billboard. Promethus Global Media. Página visitada em 8 de outubro de 2011.
  37. Single (track) Top 10 lista MAHASZ. Página visitada em 8 de outubro de 2011.
  38. GFK Chart-Track IRMA. Página visitada em 8 de outubro de 2011.
  39. SELENA GOMEZ & THE SCENE - NATURALLY (SONG) charts.org.nz.. Página visitada em 8 de outubro de 2011.
  40. Archive Chart The Official Charts Company.. Página visitada em 8 de outubro de 2011.
  41. SNS IFPI IFPI. Página visitada em 8 de outubro de 2011.
  42. SELENA GOMEZ & THE SCENE - NATURALLY (SONG) spaincharts.com.. Página visitada em 8 de outubro de 2011.
  43. SELENA GOMEZ & THE SCENE - NATURALLY (SONG) swedishcharts.com.. Página visitada em 8 de outubro de 2011.
  44. Selena Gomez & The Scene - Naturally hitparade.ch.. Página visitada em 8 de outubro de 2011.
  45. Chart Stats - Selena Gomez & The Scene - Naturally Chart Stats.. Página visitada em 8 de outubro de 2011.
  46. Chart History Billboard. Promethus Global Media. Página visitada em 8 de outubro de 2011.
  47. Hot Dance Club Songs (em inglês) Billboard. (10 de abril de 2010). Página visitada em 7 de julho de 2011.
  48. Chart History Billboard. Promethus Global Media. Página visitada em 8 de outubro de 2011.
  49. Jaaroverzichten 2010 - Singles ultratop.be.. Página visitada em 8 de outubro de 2011.
  50. Rapports annuels 2010 - Singles ultratop.be.. Página visitada em 8 de outubro de 2011.
  51. Charts Year End: Canadian Hot 100 Billboard. Nielsen Business Media, Inc. Página visitada em 8 de outubro de 2011.
  52. Best of 2010: Dance Club Songs (em inglês) Billboard. Nielsen Business Media, Inc. Página visitada em 8 de outubro de 2011.
  53. Best of 2010: Hot 100 Songs (em inglês) Billboard. Nielsen Business Media, Inc. Página visitada em 8 de outubro de 2011.
  54. Gold & Platinum certifications Canadian Recording Industry Association. Página visitada em 7 de outubro de 2011.
  55. Certified Awards » Selena Gomez & the Scene - Naturally (em inglês) Recording Industry Association of America. Página visitada em 29 de agosto de 2014.
  56. (2009) Créditos do álbum Kiss & Tell por Selena Gomez & the Scene. Hollywood Records.