Navajos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

´

´

Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde maio de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Índios navajos, foto de 1902.
Navajos na Segunda Guerra Mundial.
Localização dos territórios navajos.

Os navajos (em navajo: Diné ou Naabeehó) são uma tribo indígena da América do Norte, da família lingüística Athapaskan (idioma navajo) e da área cultural Sudoeste. Originalmente, imigraram das áreas do norte e durante o século XVI tornaram-se um povo pastor e caçador. A tribo vive numa reserva no nordeste do Arizona e continua em partes do Novo México e Utah. É uma enorme área que vai desde Grants no Novo México, até o Grand Canyon, no Arizona; de Holbrook, no centro do Arizona até o Rio San Juan, já no Colorado, inclui Monument Valley, parte do Deserto Pintado e parte da Floresta Petrificada.

De acordo com o censo dos Estados Unidos de 1990, o total de índios navajos era de 220 000, vivendo em 6 milhões de hectares, com um produto interno bruto estimado em 50 milhões de dólares.

História[editar | editar código-fonte]

Os navajos entraram em conflito com os colonizadores espanhóis e com os mexicanos no fim do século XVIII e começo do século XIX. Seus contatos com os espanhóis foi curto, mas importante, pois introduziram cavalos, ovinos e caprinos, o que deu grande impulso na economia. Em 1846, os navajos assinaram seu primeiro tratado com o governo dos Estados Unidos, mas alguns conflitos com as tropas do exército, motivados sempre pela ganância levaram às hostilidades em 1849.

Um grande e polêmico conflito se estendeu até 1863, quando o exército, sob o comando de Kit Carson, caçador e explorador do exército (não confundir com o Kit Carson das aventuras de TEX), promoveu uma longa campanha contra os navajos e capturaram oito mil deles, que foram enviados a pé num percurso de cerca de 600 quilômetros para uma reserva em Forte Summer, no Novo México, episódio este que ficou conhecido na história dos navajos como "A Grande Caminhada".

Nesta reserva, a tribo sofreu diversos males, entre doenças e baixas colheitas e ainda foram atacados por outras tribos nativas da região. Um novo tratado foi assinado em 1868 e os sobreviventes foram levados de volta para a antiga reserva, presenteados com ovelhas e gado e aceitaram viver em paz com os colonos americanos. Em 1884, a reserva aumentou de tamanho, para atender à grande nação que se formava.

Durante o começo do século XIX a tribo prosperou, a população dobrou e terras foram adicionadas a reserva para dar condições de vida aos navajos. Durante a II Guerra Mundial, muitos navajos serviram nas forças armadas e isto é motivo de muito orgulho para muitos descendentes deles até os dias de hoje.

O filme Windtalkers (2002) conta como soldados navajos ajudaram os aliados na II Guerra Mundial, desenvolvendo um código de encriptação baseado em sua complexa língua.

Os navajos também ficaram famosos no Mundo dos Quadrinhos, graças ao personagem italiano Tex Willer, criado em 1948 pela dupla Gian Luigi Bonelli e Aurelio Gallepini , que era o chefe branco dos navajos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Dinétah - a terra ancestral dos Navajos

Ligações externas[editar | editar código-fonte]