Navalha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Uma navalha.

Navalha é um instrumento de corte usado para barbear e cortar o cabelo. Possui um corte muito eficiente e um mecanismo flexível onde sua lâmina pode ser guardada sobre seu próprio cabo (característica que permite seu uso evitando acidentes).

Tipicamente, uma navalha tem cabo de vinte centímetros, abrigando uma lâmina de um único gume, com dois centímetros a menos que o cabo. A navalha é um objeto carregado de simbolismo, tendo sido usada por mafiosos italianos até meados do século XX, e ainda se mantendo presente em certas regiões de grandes cidades com presença da máfia italiana.

No Brasil, até meados do século XX, a navalha esteve associada aos capoeiras, que a utilizavam como arma posicionada entre os dedos dos pés, ou presa a um cordão, sendo esta técnica conhecida como navalha voadora.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um objeto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.