Navegabilidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde dezembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Balsa transportando carvão sobre o rio Reno, Alemanha.

Navegabilidade, ou "seaworthiness" (em inglês), é a propriedade, ou capacidade, originalmente atribuída a um barco, lancha, veleiro, iate, navio ou qualquer tipo de veículo aquaviário de estar em condição adequada de navegação ou de atender padrões de segurança aceitáveis de projeto, de fabricação, de manutenção e de utilização para o transporte náutico de pessoas, de bagagens ou de cargas, em um meio aquático, seja rio, hidrovia, lago, mar ou oceano.

Pode também significar a capacidade de um meio aquático ser navegável, isto é, de poder ser percorrido livremente por barcos ou navios, sem obstáculos ou restrições intransponíveis, e de forma segura.

Navegabilidade em outros meios[editar | editar código-fonte]

Por extensão do mesmo conceito, com o advento da aviação, aeronavegabilidade, ou "airworthiness" (em inglês), é a propriedade ou capacidade de navegação aérea ou de aeronavegação de uma aeronave. E, analogamente, pode também significar a capacidade de um espaço aéreo ser livremente navegável por aeronaves, sem obstáculos ou restrições intransponíveis, e de forma segura.

Com o surgimento da espaçonáutica, ou navegação espacial, ampliando-se ainda mais o conceito, espaçonavegabilidade, "spaceworthiness" (em inglês), ou navegabilidade espacial, é a propriedade ou capacidade de navegação de uma espaçonave no espaço sideral. Também por analogia, pode significar a capacidade de uma região do espaço sideral ser livremente navegável por espaçonaves, sem obstáculos ou restrições intransponíveis, e de forma segura.

Por último, com a cibernética e a navegação no ciberespaço, navegabilidade, cibernavegabilidade ou cyberworthiness (em inglês), é a propriedade, ou capacidade de navegação que possui a interface de um portal na internet, ou o próprio software navegador, de facilitar ao usuário chegar ao seu destino da maneira mais eficiente possível, e de forma segura. Corresponde à qualidade da "estrutura viária" e/ou do "veículo" que dá acesso ao conteúdo das informações no portal (ou "site").

Veja também[editar | editar código-fonte]