Navio-almirante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Navio capitânia)
HMS Victory, um navio utilizado como navio-almirante pela Marinha Real Britânica.

Navio-almirante, navio-chefe ou capitânia ou capitania é o navio de esquadra tripulado por um comandante como outro navio de igual tamanho ou categoria de esquadra, porém o que o distingue dos demais é que a bordo se encontra o oficial general ou o comandante geral de operações navais e que lidera uma esquadra ou divisão de combate individual, pelas próprias forças de frota, uma vez que sempre se encontra acompanhado de outros navios de apoio logístico, avisos e de combate. Geralmente o navio-almirante detém uma flâmula estreita e comprida designada galhardete, que o distingue como comando-geral ou general-de-operações-navais. No caso do navio HMS Victory da Marinha Real Britânica, além das salas de comando e da tripulação do navio, havia também espaços para reuniões de cúpula e do comando general de operações de Lord Nelson, onde é possível ver o galhardete de Nelson na popa do navio.[1]

Uso naval[editar | editar código-fonte]

No uso naval comum, o termo capitânia é fundamentalmente uma designação temporária; a nau capitânia está onde quer que a bandeira do almirante esteja sendo hasteada. No entanto, os almirantes sempre precisaram de instalações adicionais, incluindo uma sala de reuniões grande o suficiente para acomodar todos os capitães da frota e um local para a equipe do almirante fazer planos e redigir ordens. Historicamente, apenas navios maiores podiam acomodar tais requisitos.

O termo também foi usado por frotas comerciais, quando a distinção entre a marinha de uma nação e a frota mercante não era clara. Um exemplo foi o Sea Venture, nau capitânia da frota da Virginia Company, que era capitaneada pelo vice-almirante da Marinha Real Christopher Newport e ainda carregava o almirante da Marinha Mercante da frota da empresa, Sir George Somers, durante o malfadado Terceiro Abastecimento de 1609.

Na era dos navios à vela, a nau capitânia era tipicamente de primeira classe; a popa de um dos três conveses se tornaria os aposentos e os escritórios do almirante. Isso pode ser visto no HMS Victory, a nau capitânia do Almirante Nelson na Batalha de Trafalgar em 1805, ainda servindo à Marinha Real como a nau capitânia cerimonial do Primeiro Lorde do Mar de Portsmouth, Inglaterra. No entanto, as primeiras taxas poderiam servir como navios-bandeira: USS Constitution, uma fragata (um quinto nível), serviu como navio-almirante para partes da Marinha dos Estados Unidos durante o início do século XIX.

No século XX os navios tornaram-se grandes o suficiente para que os tipos maiores, cruzadores e superiores, pudessem acomodar um comandante e estado-maior. Alguns navios maiores podem ter uma ponte de bandeira separada para uso do almirante e sua equipe enquanto o capitão comanda da ponte de navegação principal. Como sua função principal é coordenar uma frota, uma nau capitânia não é necessariamente mais armada ou blindada do que outras naves. Durante a Segunda Guerra Mundial, os almirantes muitas vezes preferiam um navio mais rápido ao maior.

As naves capitanias modernas são projetadas principalmente para comando e controle, e não para lutar, e também são conhecidas como navios de comando.

Referências

  1. Berdahl, Robert (8 de outubro de 1998). «The Future of Flagship Universities». University of California, Berkeley. Consultado em 11 de outubro de 2015. Arquivado do original em 7 de fevereiro de 2011 
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.