Navio de assistência hospitalar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Um Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) é um tipo de navio operado pela Marinha do Brasil.

Atualmente são especialmente projetados e construídos para assegurar assistência médica, odontológica e orientação sanitária e de saúde às populações ribeirinhas. Têm especial relevância por se constituírem, nas regiões remotas da Amazônia brasileira, a única forma de acesso a serviços de Saúde pelas populações.

As embarcações prestam os seus serviços de acordo com a sua passagem periódica pelos denominados Pólos de Saúde, locais identificados como estratégicos para a sua atuação. Além dos atendimentos médicos e odontológicos, são promovidas campanhas de disseminação dos cuidados de higiene e saúde, além de manutenção de vigilância epidemiológica e combate às endemias. A sua programação é estabelecida em conjunto pelos órgãos de Saúde e a Marinha do Brasil.

Para cumprir a sua missão, os navios são especialmente adaptados ou construídos, para as funções de hospitais flutuantes. Normalmente contam com consultórios, gabinetes odontológicos, laboratório, farmácia, sala de Raios-X, enfermaria, sala de cirurgia, sala de emergência, UTI e equipamentos administrativos e de apoio. As suas equipes são integradas por médicos, dentistas, farmacêuticos e enfermeiros.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a Marinha do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.