Nazaré Tedesco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Senhora do Destino. Por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não se esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fusão|1=Senhora do Destino|{{subst:DATA}}}}.

Maria de Nazaré Esteves Tedesco foi uma personagem fictícia da telenovela brasileira Senhora do Destino, exibida de 28 de junho de 2004 à 12 de março de 2005. Brilhantemente interpretada pela atriz Renata Sorrah, Nazaré é aclamada como uma das vilãs mais marcantes e cruéis da teledramaturgia brasileira.

A História de Nazaré[editar | editar código-fonte]

Rio de Janeiro, 1968. Nazaré (Adriana Esteves na primeira fase e Renata Sorrah na segunda) é uma prostituta ambiciosa e pervertida que trabalha no bordel de Madame Berthe Legrand. Ela vive uma vida dupla: para o seu amante, José Carlos Tedesco (Tarcísio Filho na primeira fase e Tarcísio Meira na segunda), é uma jovem honesta e recatada, que trabalha como enfermeira em um hospital e que está gravida de um filho supostamente dele. No contexto da Ditadura Militar, Nazaré vê na nordestina recém chegada ao Rio de Janeiro , Maria do Carmo, a oportunidade de finalmente concretizar seu plano de ascender socialmente e abandonar o Bordel. Assim, ela sequestra Lindalva, filha ainda bebê de Maria do Carmo, e faz com que José Carlos acredite que ela deu à luz aquela criança. Apenas 25 anos depois, José Carlos descobre que Isabel (como Lindalva foi batizada por sua falsa mãe) não é sua filha. Alterada, Nazaré mata-o. A partir daí, o futuro de Nazaré na trama foi ficando cada vez mais sujo: ela comete mais assassinatos, finge-se paralítica, inferniza a vida de sua enteada, Claudia Tedesco (Leandra Leal) e passa por cima de tudo e todos para que seu grande segredo não seja descoberto.

No último capítulo da trama, após seqüestrar a filha recém-nascida de Isabel/Lidalva, Nazaré se joga de uma ponte na cidade de Paulo Afonso, Bahia, caindo a mais de 90 metros de altura. Isabel/Lindalva tem sua filha de volta para seus braços, enquanto Nazaré tem uma "morte" tão grandiosa quanto a presença de sua personagem na novela.

Impacto cultural[editar | editar código-fonte]

Nazaré Tedesco tornou-se uma referência sobre vilãs nas telenovelas brasileiras. Segundo sua intérprete Renata Sorrah, vai ser difícil ter outra Nazaré.1 O Video Show, no programa Video Show Justiça, que relembra as carreiras criminosas dos personagens mais perigosos da TV, escolheu Nazaré Tedesco para estrear o programa2 Christiane Torloni, ao interpretar a vilã Tereza Cristina, da novela Fina Estampa, tem como meta superar Nazaré Tedesco como vilã: Vou adorar ser pior que Nazaré Tedesco3 Ainda em Fina Estampa, no episódio do dia 24/10/2011, Tereza Cristina assassina um mafioso jogando-o da escada e agradece à Nazaré Tedesco, pois esta era uma das principais formas que a vilã assassinava suas vítimas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Entrevista de Renata Sorrah, site (bloqueado pelo filtro de spam) rd1audiencia
  2. A lista interminável de crimes de Nazaré Tedesco, de Senhora do Destino [em linha]
  3. Christiane Torloni: "Vou adorar ser pior do que a Nazaré Tedesco"[em linha]