Neópolis (Natal)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde janeiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Neópolis
—  Bairro do Brasil  —
Localização de Neópolis em Natal.
Localização de Neópolis em Natal.
Unidade federativa  Rio Grande do Norte
Região administrativa Zona Sul de Natal
Município  Natal
Fonte: Não disponível

Neópolis é um bairro localizado na zona sul da cidade de Natal (Rio Grande do Norte). Foi entregue a população no início da década de 1970 pelo extinto Instituto de Orientação às Cooperativas Habitacionais-InoCoop-RN. Compreende, além do conjunto que dá nome o bairro, as seguintes localidades: conjunto Jiqui (1975), conjunto Pirangi (1980), Jardim Botânico (1982), conjunto habitacional Parque das Pedras, conjunto habitacional Parque dos Rios e Serrambi IV (1985), dentre outros.[1]

Em 1994, Neópolis teve seus limites definidos e foi oficializado como bairro através da Lei n.º 4328, de 5 de abril de 1993, publicada no Diário Oficial em 7 de setembro de 1994.

Devido a expansão da zona Sul da cidade em direção ao bairro de Nova Parnamirim, já no vizinho município de Parnamirim, Neópolis, que por mais de vinte anos foi encarado como um espaço distante do centro, passou a se situar em uma porção central devido a sua privilegiada localização na zona Sul da capital potiguar. Nas suas vizinhanças, encontram-se shoppings, supermercados e grandes vias de escoamento do tráfego.

Boa parte dos moradores dirigem-se cotidianamente as localizades vizinhas - Capim Macio e Nova Parnamirim - para ter acesso a serviços básicos, como supermercados, shopping centers, padarias de conveniencias, lotéricas etc. Neópolis é hoje um bairro tranquilo, embora pouco lembrado pelas autoridades do município. Dispõe de postos de saúde, escolas públicas e privadas, academias, delegacias e postos policiais. O Conselho Comunitário de Neópolis se localiza na alameda dos Flamboyants, na praça central do bairro e muito pouco tem conseguido trazer de benefícios para a comunidade local. As praças do bairro não são arborizadas e todas muito mal planejadas, como é o caso da Praça Central de Neópolis. Além disso, há a completa ausência de sistema de esgotamento sanitário.

Principais edificações[editar | editar código-fonte]

Referências