Nebulus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Nebulus
Desenvolvedora Triffix Entertainment
Publicadora(s) Hewsom Consutants
Designer John M. Philips
Plataforma(s) Amiga
Atari 7800
Atari ST
Amstrad CPC
Commodore 64
Acorn Archimedes
ZX Spectrum
NES
Game Boy
Virtual Console (via Wii)
Data(s) de lançamento 1987
Gênero(s) Plataforma
Número de jogadores 1
Média Disquete
Cartucho
Fita Cassete
Download online

Nebulus é um jogo eletrônico criado por John M. Phillips e lançado pela Hewsom Consultants no final dos anos 80 para vários consoles caseiros da época. Quando o jogo teve lançamento internacional ou lançamento em outras plataformas de jogos, Nebulus teve seu título renomeado para Castelian, Kyorochan Land, Subline e Tower Toppler.
O jogo possui uma continuação para Atari ST e Amiga nos anos 90, titulado "Nebulus 2".

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

O jogo possui unicas faturas distintas. O personagem jogável, uma criatura verde chamada Pogo, tem uma missão de destruir cada uma das oito torres que foram construídas no mar, para ele activarPT/ativarPB bombas no alto das torres. Pogo precisa encarar os inimigos, encarar os obstáculos e subir em plataformas de elevador para chegar no alto de cada torre. Ao chegar no alto, a torre se desaba, e Pogo entra no submarino para prosseguir nos bonus e em seguida, o próximo nível.
O fator inovador da história dos jogos eletrônicos é a maneira que a torre gira enquanto o personagem se movimenta. Embora que o personagem pogo se desloca para o outro lado, a torre gira tridimensionalmente em sentido horário e anti-horário, que faz uma ilusão de ótica que a torre tenha uma profundidade.

Lançamentos e Plataformas[editar | editar código-fonte]

A versão original foi lançada pela Hewson Consultants para Acorn Archimedes, Amiga, Amstrad CPC, Atari ST, Commodore 64 e ZX Spectrum.

A versão japonesa para as plataformas NES e Game Boy lançou o jogo como Kyorochan Land, na qual gráficos dos inimigos foram alterados, e o sistema de senhas e pausa do jogo forma adicionados. A versão teve um lançamento ocidental, cujo o título do jogo para os Estados Unidos e Europa é "Castelian" e o título não-oficial é "Subline" para Itália.

No caso do jogo cujo título é "Tower Toppler" foi lançado para Atari 7800 e MS-DOS.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Atari Nintendo