Neferefré

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Neferefré foi um rei da V dinastia egípcia.

Era filho de Neferirkaré e da rainha Khentkaus II, sendo muito provavelmente o filho primogénito do casal.

O Papiro Real de Turim encontra-se danificado na parte que informaria sobre a duração do reinado, que se julga curto, devido ao facto da múmia do rei corresponder a um homem com pouco mais de vinte anos. O seu nome foi incluído na lista real de Abido e de Sakara, bem como na do historiador Manetão, que lhe atribui vinte anos de reinado (o que se julga pouco provável).

Durante o seu reinado continua a ascensão do poder da nobreza, que acumula cargos, títulos e funções no governo. A mastaba de Ti, um funcionário durante o seu reinado e do seu sucessor, em Sakara, de grandes dimensões e decorada com grande elegância, é disso testemunha.

Ruinas da pirâmide de Neferefré em Abusir

Neferefré mandou construiur o seu complexo funerário na parte sul de Abusir, mas este não ficou completo quando faleceu. A sua pirâmide ficou apenas por um degrau. Na década de setenta e oitenta do século XX este complexo foi escavado, revelando informações sobre este monarca pouco conhecido. Arqueólogos da República Checa ali encontraram papiros dos arquivos dos templos de Abu Sir.

Foi sucedido por Niuserré, que alguns egiptólogos consideram seu irmão mais novo, e outros como seu filho.


Precedido por
Chepseskaré
Faraó
V dinastia egípcia
Sucedido por
Niuserré


Ícone de esboço Este artigo sobre um Faraó é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.