Nefita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Os nefitas foram um povo antigo relatado no Livro de Mórmon.

História[editar | editar código-fonte]

Segundo a narrativa contida no Livro de Mórmon, uma família de Israel, saiu de sua terra natal por revelação de Deus. Deus ordenou que Néfi e seus irmãos construíssem um navio e atravessassem as grandes águas pois Deus havia preparado uma Terra de promissão separada de todas as outras. Foram guiados por uma bússola (conhecida como Liahona) baseada na fé exercida no Senhor, chegando então, ao Continente Americano.

A família era constituída por seis membros, e posteriormente o Livro de Mórmon relata que essa família se encontrou com outra (além de um outro homem que era servo de um líder em Israel).

Após a morte de (Leí), houve disputas entre seus filhos (Lamã, Lemuel, Sam e Néfi) pela líderança do grupo. Lamã e Lemuel se rebelaram contra Néfi pois anteriormente o Senhor havia posto Néfi como governante do Povo. Por orgulho formaram seu próprio povo. Segundo o livro, os "lamanitas" (povo de Lamã e Lemuel) sempre disputaram contra os "nefitas" (povo de Néfi e Sam).

O Senhor sempre favoreceu os nefitas por eles sempre guardarem os mandamento de Deus. Quando os nefitas tornaram-se orgulhosos por causa da grande riqueza que o Senhor lhes deu, o Senhor os castigou por meio dos lamanitas. Eles tiveram disputas e os lamanitas (tez escura dada por sinal para distinguirem-se dos nefitas) venceram os nefitas (tez clara) e tornaram-se um povo obstinado e cruel. Desde então continuaram a povoar as Américas.

Os nefitas deixaram seu relato escrito (O Livro de Mórmon) que foi "descoberto e traduzido" por Joseph Smith Jr., que também "traduziu" importantes relatos egípcios em meados de 1832. E que o Livro de Mormon também cita as caracteristicas dos lamanitas, que segundo os mórmons hoje são os ameríndios.

Há evidências científicas da existência desse povo, As pricipais referências a este povo são povos conhecidos cientificamente como Maias, Incas e Astecas. E das narrativas referentes a ele contidas no Livro de Mórmon. E muitos não-mórmons pensam ser relatos fantasiosos de origem na idéia da supremacia branca e na idéia de destino manifesto, ainda sem fundamento.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]