Negócio da China

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Negócio da China
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Romance
Drama
Comédia
Duração 50 minutos
Criador(es) Miguel Falabella
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Mauro Mendonça Filho
Roberto Talma
Elenco Grazi Massafera
Ricardo Pereira
Fábio Assunção
Natália do Valle
Luciana Braga
Herson Capri
Thiago Fragoso
Juliana Didone
Fernanda de Freitas
Bruna Marquezine
Eike Duarte
Anderson Lau
Jui Huang
Leona Cavalli
ver mais
Tema de abertura "Lig-Lig-Lig-Lé" - Ney Matogrosso
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil Rede Globo
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 6 de outubro de 2008 - 13 de março de 2009
N.º de episódios 137
Cronologia
Último
Último
Ciranda de Pedra
Paraíso
Próximo
Próximo
Programas relacionados Salsa e Merengue
A Lua Me Disse
Aquele Beijo

Negócio da China é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 18 horas, entre 6 de outubro de 2008 a 13 de março de 2009, em 136 capítulos, substituindo Ciranda de Pedra e sendo substituída por Paraíso.

Foi escrita por Miguel Falabella (desta vez sem a colaboração de Maria Carmem Barbosa), com colaboração de Flávio Marinho e Antônia Pellegrino, direção de Tande Bressane, Flávia Lacerda e Marco Rodrigo. Teve direção geral de Mauro Mendonça Filho, e direção de núcleo de Roberto Talma.

Contou com Grazi Massafera, Ricardo Pereira, Fábio Assunção, Natália do Valle, Herson Capri, Anderson Lau, Déborah Kalume, Cláudia Jimenez, Fernanda de Freitas, Thiago Fragoso, Juliana Didone, Eike Duarte , Bruna Marquezine, Oscar Magrini, Fernanda Rodrigues, Rodrigo Mendonça e Luciana Braga nos papéis principais.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Negócio da China é uma comédia romântica urbana com personagens muito divertidos e extravagantes. A história teve como cenário as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, além de Macau e Hong-Kong, na China, e Lisboa, em Portugal.

A história começa a se desenrolar a partir de um roubo de 1 bilhão em um cassino da China, cometido pelo chinês Liu Chuang. As informações sobre a fortuna vêm parar no Brasil através de um pen-drive com a forma de um colar e afetam a vida de boa parte dos moradores do fictício bairro do subúrbio carioca Parque das Nações, onde mora a romântica e batalhadora Lívia, uma típica garota que abre mão da sua família para tentar melhores condições de vida em Portugal. Como a empreitada é malsucedida, Lívia decide voltar para o Brasil.

Lívia foi casada com Heitor, com quem tem um filho de onze anos, Théo. Por terem engravidado muito cedo, enfrentaram muitas barreiras e hoje vivem brigando e discutindo, mas não conseguem viver um longe do outro. As brigas são intensificadas por Luli Maria e Suzete, as mães de Heitor e Lívia, respectivamente, que apesar de nunca terem se entendido, têm algo em comum: querem ver seus filhos distantes um do outro. Com tudo isso, na viagem de volta, ela conhece João um jovem português que veio trabalhar na padaria do tio, ao lado da mãe, a controladora e fofoqueira Aurora. Ao conhecê-lo, a moça fica dividida entre o português e Heitor.

No mesmo bairro mora Diego, um jovem advogado e lutador de kung fu. Filho da conceituada médica Júlia, Diego teve sua vida alterada drasticamente com a morte do pai, o médico Ernesto Dumas, que o revelara à beira da morte que ele é fruto de uma inseminação artificial. Ele namora a jovem Celeste, uma menina linda que trabalha na padaria do pai, o nervoso e conservador português Belarmino, que é casado com Carminda. Os dois também são pais de Tozé, filho mais velho do casal, que será um grande aliado da irmã quando ela decide se tornar modelo. Belarmino, porém, possui um segredo do passado: ele teve um romance extraconjugal com Semíramis, uma funcionária de sua padaria, com quem teve um filho, o jovem lutador de kung fu Tamuz. Celeste, por sua vez, decide deixar sua casa e desiste de se casar com Diego para seguir a carreira de modelo no Japão.

Diego, por sua vez, vai a São Paulo, onde conhece a jovem advogada Antonella Bertazzi, filha do casal da alta sociedade paulistana Joelma e Mauro Bertazzi. Mauro é um conceituado advogado, porém é considerado um cafajeste devido ao fato de ter um relacionamento extraconjugal com Denise, filha de Augusta e irmã mais nova de Júlia, que a inveja devido ao casamento da médica com Ernesto. Denise vive sofrendo por Mauro, que sempre disse que jamais deixaria Joelma. No meio da história, Denise engravida de Mauro, mas decide não contar a verdade a ele.

Mauro trabalha com Adriano Fontanera, um advogado rico, gentil e de bom-caráter, proprietário do escritório de advocacia da família junto com o pai, Evandro Fontanera. No encalço de Adriano está sua ex-mulher, Abigail, melhor amiga de Joelma, que quer reatar a todo custo seu casamento com o advogado. Adriano também é irmão de Matilde, que secretamente ama Mauro e, por essa razão, nunca viveu outro relacionamento amoroso. Esse amor se aproximaria com a possibilidade de Mauro e Joelma darem um golpe em Matilde, devido ao fato de Antonella ser apontada como herdeira, devido à suposta inexistência de herdeiros. No entanto, devido à hipótese de Adriano possuir um filho, Evandro desiste temporariamente da ideia e se dedica à busca do neto, descoberto na pessoa de Diego.

A história também tem caminhos de humor protagonizados por Lucivone e Aldira, duas funcionárias da A Rosa Graxa, loja mantida por Luli e por Heraldinho, irmão mais novo de Heitor. Lá também trabalha a bela e misteriosa loira Edilza, que se faz de boa para aplicar um golpe na loja, e ainda revela estar envolvida com a máfia chinesa e estar atrás do pen drive. Aldira e Lucivone unem-se à melhor amiga Lausanne e as três se divertem juntas, tendo como ponto de encontro o restaurante El Chaparrito, onde trabalha o homem por quem Luli é apaixonada: Zé Boneco, um humilde garçom do El Chaparrito, que adora cantar e sonha em seguir a carreira artística.

Ainda no El Chaparrito, há a história de Maralanis Silvestre, uma mulher excêntrica, conhecida por desafinar ao cantar. Seu marido, Edmar Silvestre, foi sequestrado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia três anos antes. Com seu sumiço, todos no restaurante davam-no como morto. Da união de Edmar e Maralanis nasceu a doce Flor de Lys, melhor amiga de Théo. Mesmo com todos os problemas, Maralanis leva a vida de uma forma leve e bem-humorada na companhia de Alaor, um esperto e trambiqueiro funcionário do restaurante, que sonha em se casar com ela. Porém, há um segredo guardado durante o sumiço de Edmar: ela teve um filho com Alaor, o pequeno Edmarzinho.

Em busca da fortuna que existe dentro do pen-drive, todos farão de tudo para conseguir o objeto e decifrá-lo. Na luta, João, Flor-de-Lys, Lívia e Tozé são os principais elementos. Por trás do pen-drive, existem quatro bonecos, que ajudarão a revelar a senha que guarda a fortuna. Entre tudo isso, chega ao Parque das Nações um chinês chamado Wu Chuang, primo de Liu, que adota o nome do primo e, possuindo um dos bonecos que ajudam na revelação da senha, passa a lutar pela fortuna, entrando em conflito com o verdadeiro Liu. Wu passa a dar aulas de kung fu na academia da cidade, a Terra do Meio, e se torna confidente de Théo, despertando a desconfiança de Flor de Lys, principalmente quando o garoto aprende golpes baixos. Em meio a tudo isso, surge a megavilã Stelinha, que possui um dos bonecos e não medirá esforços para conseguir a fortuna do pen-drive, rivalizando com Flor de Lys.

Heitor, desconfiado sobre o professor, descobre documentos falsos de Wu e desaparece misteriosamente. Luli trata de culpar Lívia pelo sumiço do filho. A vida de Lívia fica mais complicada ainda quando, no trabalho, esta é assediada pelo médico obsessivo Ramiro, que é amigo de Myrna, atual namorada de Heraldinho.

Quando Lívia desiste de encontrar Heitor e passa a namorar João, o namoro desperta a fúria de Théo, que desenvolve uma grave doença cardíaca. Desesperada, Lívia recorre à ajuda do experiente médico Dr. Otávio, o único que pode salvar a vida de seu filho. A relação dela com João esfria em meio a esses problemas, porque surge um clima entre Lívia e Otávio, e o médico se interessa pela jovem, provocando o ciúme de João.

No meio de todo esse dilema, Lívia descobre por fim que Heitor está morto, pois seu corpo foi encontrado e sua difícil tarefa lhe obriga a contar ao seu filho sobre a morte do pai, em um de seus momentos mais difíceis que já passou e da qual sonha em superar algum dia, somando ao fato o mistério por trás da morte de Heitor e sua correlação com o pen-drive.

Fim[editar | editar código-fonte]

Desde que perdera o bebê por culpa de Mauro, Denise acabara jurando vingança contra ele. A partir daí, ela enlouquece e se une ao perigoso Ramiro para se vingar de Mauro e Lívia. Entretanto, Júlia percebe o estado mental de Denise e tenta alertar a mãe Augusta. Ao descobrir que Júlia acha que ela está louca, Denise chega alterar o prontuário de uma paciente da irmã, matando a mesma e fazendo a médica ser acusada de falsificação. Entre vários outros crimes, Denise e Ramiro tentam matar Joelma e colocar a culpa em Mauro e a sequestrar Lívia. O fim dos vilões é trágico. João luta com Ramiro para salvar Lívia do sequestro, e Denise acaba ferindo o comparsa com uma faca acidentalmente. Ramiro morre e Denise acaba num sanatório.

Otávio, após operar Théo, acaba se apaixonando loucamente por Celeste, e após muito lutar para conquistá-la, finalmente inicia um romance com a jovem, e os dois decidem se casar. Já a antiga paixão de Celeste, Diego, esquece a ex-namorada e se casa com seu verdadeiro amor: Antonella, a qual estava grávida de um filho seu. Júlia também tem um final feliz: A médica vai viver com seu amado Adriano em São Paulo, e Mauro - divorciado de Joelma - se torna um advogado medíocre.

Flor de Lys e Théo conseguem enfim derrotar seus inimigos, pois eles conseguem o pen drive e enganam Wu, deixando-o preso no plano espiritual - onde Liu passa grande parte da história aprisionado. Stelinha e Edilza chamam a máfia chinesa para destruir o bairro, mas Flor e seus amigos (Tamuz, Tozé, Suyan, Jasão, Heraldinho) lutam, literalmente, contra os bandidos. Edilza morre depois que um lustre cai em sua cabeça, e Stelinha fica cega, depois que Aurora lhe joga óleo quente no rosto para se defender.

Flor de Lys fica com o pen drive, e decide usar o dinheiro para ajudar com questões ambientais. Ela e Liu se encontram no plano terreno, e os dois acabam juntos. Vários casais ficam juntos num casamento coletivo como Semírames e Belarmino, Carminda e Zé Boneco, Otávio e Celeste, Myrna e Heraldinho e Zuleika e Tozé. Já a batalhadora Lívia, após muito sofrer, finalmente se casa com João - tendo a união aceita por Théo - e descobre que está grávida.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Produção[editar | editar código-fonte]

São Paulo, um dos principais cenários da trama.
Hong Kong, onde a novela teve suas cenas iniciais gravadas.
Macau foi outro dos cenários da novela.
Lisboa também fez parte dos cenários da novela.

A obra tinha título provisório de Muralha da China[1] .

Houve muitos problemas para escalar o elenco da novela; para a protagonista, foi primeiramente cogitada a atriz Flávia Alessandra, mas esta não aceitou por motivos pessoais. Alinne Moraes também não pode aceitar o papel e Angélica também foi cogitada mas não aceitou porque tinha que cuidar de seus filhos, conforme alegou a apresentadora do Vídeo Game. Foi feito então um teste para o papel e Grazi Massafera levou a melhor dentre as outras concorrentes, Juliana Baroni e Guilhermina Guinle.

Também houve dificulade para escalar o papel de outro dos protagonistas da trama, o personagem Diego, cogitado inicialmente a ser interpretado por Reynaldo Gianecchini, o qual estava ocupado com a peça Doce Deleite, tendo sido por isso decidido que o papel seria de Thiago Fragoso[2] . Para viver Diego, Thiago começou a fazer aulas de Kung Fu um mês antes de começar a gravar. O ator nunca tinha feito artes marciais, apesar de ter tido vontade. "De luta, eu só tinha praticado capoeira, em dois momentos da minha vida. Nunca consegui tempo para fazer artes marciais. Então, agora estou aproveitando bem essa oportunidade."[3] .

Ambientes

A história teve como cenário as cidades brasileiras de São Paulo e do Rio de Janeiro, além das chinesas Macau e Hong-Kong bem como a capital portuguesa Lisboa[4] .

Mudanças de intérpretes

O ator escalado para um dos personagens mais importantes de Negócio da China, novela das 18h de Miguel Falabella, Anderson Lau quebrou o pé nos ensaios para as primeiras cenas e teve que ficar fora de combate por mais de um mês. A produção fez testes às pressas para encontrar o substituto, Jui Huang, o qual havia acabado de chegar de Portugal onde gravou as primeiras cenas, e logo foi para a China com o diretor da novela, Mauro Mendonça Filho. Jui é filho de chineses, fala mandarim e luta kung fu e karatê havia cinco anos. Essa foi a sua estreia na TV. Anderson Lau voltou à trama no segundo mês como um falso Liu, Wu Chuang, o antagonista principal da novela[5] .

Depois de faltar muito e passar mal nas gravações da novela, a Rede Globo decidiu afastar o protagonista Fábio Assunção por tempo indeterminado. No lugar dele, entrou um personagem interpretado por Dalton Vigh para formar o triângulo amoroso entre Lívia (Grazzi Massafera) e João (Ricardo Pereira). Fábio Assunção foi tratar-se na mesma clínica em que se tratou Falcão, uma clínica no Rio de Janeiro, e todo o seu tratamento foi pago pela emissora[6] [7] .

Mesmo afastado da novela, Fábio Assunção havia declarado que esperava voltar a tempo para fazer o final da novela. Nos bastidores, Grazzi chorou e não havia previsão de quando Thiago Lacerda entraria na trama para substituí-lo. A previsão era de que ele entraria no meio de dezembro (por fim, o personagem foi interpretado por Dalton Vigh)[8] . E, para dar um "fim" ao personagem Heitor, vivido por Fábio Assunção, Miguel Falabella escreveu cenas em que Heitor encontraria documentos falso de Wu Chuang e se envolveria com o falso Liu interpretado pelo ator Anderson Lau[8] .

Uma homenagem a Dercy Gonçalves foi feita em Negócio da China; a personagem Violante Gonçalves, interpretada por Claudia Jimenez, é uma vigarista que estrelou um filme nos anos 60 em que se chamava Violante ("Dona Violante Miranda"). A estreia da personagem foi prevista para 12 de dezembro, onde a personagem encontrou Belarmino dizendo que poderia ajudá-lo. A atriz Claudia Jimenez recusou um papel garantido na novela das oito da emissora, Caminho das Índias de Glória Perez como a secretária Wal (interpretada por Rosane Gofman). Duas semanas depois do acontecido, Cláudia aceitou o papel de Violante Gonçalves na novela de Falabella, com quem tinha trabalhado anteriormente – mais precisamente, em 1996 – na série Sai de Baixo[9] .

O personagem Otávio seria interpretado por Thiago Lacerda. O ator deveria ter começado a gravar no dia 2 de dezembro, o que não aconteceu. Quatro meses após o fim da novela, o ator já estava escalado para a próxima novela das oito do autor Manoel Carlos, Viver a Vida. Por esses motivos, a Globo resolveu tirá-lo da novela antes mesmo de começar a gravá-la[10] . Para viver o personagem e fechar o triângulo amoroso com Lívia e João, foi chamado o ator Dalton Vigh, que substituirá Thiago Lacerda, sem data de estreia prevista[11] .

A personagem Carminda seria interpretada pela atriz Maria Rueff, mas por outros compromissos, não pode gravar a novela, então o papel foi dado a Carla Andrino.

Decorrência

Negócio da China terminou no dia 13 de março de 2009 e a sua substituta foi o remake de Paraíso de Benedito Ruy Barbosa, o qual teve suas primeiras gravações no início de janeiro.

Exibição[editar | editar código-fonte]

Com o horário de verão, a Globo resolveu mudar o horário de transmissão das novelas, deixando a trama de Miguel Falabella para ser exibida às 18h30 a partir da segunda-feira dia 27 de outubro[12] .

Abertura[editar | editar código-fonte]

A abertura de Negócio da China é feita diferentemente das tramas normais. Jui Huang, que é o protagonista que movimenta a trama é creditado apenas no final, enquanto Anderson Lau é creditado no meio, sendo que ele é o antagonista principal. O ator Ricardo Pereira é creditado como coadjuvante após Thiago Fragoso e Herson Capri, sendo que ele também é protagonista da novela e os dois são co-protagonistas. A abertura mostra cenas de Liu Chuang, personagem de Jui Huang lutando pelo pen-drive com vários chineses a mando de Wu, personagem de Lau, embalado pela música "Lig Lig Lig Lé", de Oswaldo Santiago e Paulo Barbosa (já interpretada por Adriana Calcanhotto) na voz do cantor Ney Matogrosso[13] .

Elenco[editar | editar código-fonte]

Fábio Assunção, intérprete de Heitor, se ausentou da novela no mês de dezembro mas continuou sendo creditado na abertura da novela até o final da trama. Esse mesmo fato aconteceu também com Élida L'Astorina e com Elder Gatelli (por seu desaparecimento da trama após entrar no caminho de Wu, como aconteceu com Heitor, personagem de Fábio Assunção). Élida apareceu na novela até o final da trama, em todas as cenas do escritório, com falas.

Grazi Massafera interpretou a protagonista Lívia.
Thiago Fragoso interpretou o co-protagonista Diego.
Ricardo Pereira interpretou o protagonista João.
Dalton Vigh interpretou Dr. Otávio de La Riva.
Ator Personagem
Grazi Massafera Lívia Noronha
Ricardo Pereira João Moreira
Fábio Assunção Heitor Alonso
Natália do Valle Júlia Dumas Fontanera
Herson Capri Adriano Fontanera
Luciana Braga Denise Dumas
Rodrigo Mendonça Dr. Ramiro
Eliana Rocha Luli Maria Alonso
Thiago Fragoso Diego Dumas Fontanera
Juliana Didone Maria Celeste Moreira
Fernanda de Freitas Antonella Bertazzi
Jui Huang Liu Chuang
Anderson Lau Wu Chuang
Bruna Marquezine Flor de Lys Silvestre
Fernanda Rodrigues Stela Falcão (Stelinha)
Déborah Kalume Edilza
Eike Duarte Théo Noronha Alonso
Oscar Magrini Mauro Bertazzi
Vera Zimmerman Joelma Bertazzi
Xuxa Lopes Abigail Tardini
Ney Latorraca Edmar Silvestre
Leona Cavalli Maralanis Silvestre
Dalton Vigh Dr. Otávio de La Riva
Bia Nunnes Matilde Fontanera
Jandir Ferrari Alaor
Cláudia Jimenez Violante Gonçalves
Zezé Barbosa Semiramís
Joaquim Monchique Belarmino Moreira
Carla Andrino Carminda Moreira
Francisco Cuoco Evandro Fontanera
Yoná Magalhães Suzete Noronha
Nathalia Timberg Augusta Dumas
Luca de Castro Donato
Maria Vieira Aurora Moreira
Isaac Bardavid Seu Homero
Maria Gladys Lucivone
Débora Olivieri Aldira
Nil Neves Isidoro
Thelma Reston Olímpia
Duse Nacaratti Tia Saudade
Murilo Grossi Othon
Élida L'Astorina Vera
Raoni Carneiro Heraldo Alonso (Heraldinho)
Renata Vilela Dra. Myrna
Sandro Christopher Odilon Falcão
Cláudia Netto Dalva Falcão
Alby Ramos Avelino
Amélia Bittencourt Clarice
Bruce Gomlevsky Nereu
Izabella Bicalho Zuleika
Dudu Pelizzari Antônio José Moreira (Tozé)
Frederico Reuter Zé Boneco
Josie Antello Lausanne
Ernesto Xavier Tamuz Moreira
Elder Gatelli Jasão
Luciana Mizutani Suyan
Antônio Fagundes Dr. Ernesto Dumas

Temas recorrentes[editar | editar código-fonte]

Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão. (desde dezembro de 2009)
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.

A novela marcou a volta das tramas contemporâneas no horário das 18 horas, já que a partir de Alma Gêmea, em 2005, foram exibidas seis telenovelas de época consecutivas no horário.

Atletas
  • Praticantes de kung fu - Flor de Lys, Théo, Wu Chuang, Liu, Edilza, Jasão, Suyan, Diego, Stelinha, Tamuz, Tozé e Heraldinho.
Doenças
Amor e relacionamentos
Sentimentos e ações negativas
  • Obsessão compulsiva - Ramiro por Lívia e Denise por Júlia e Mauro;
  • Ódio - Suzete por Luli Maria (e vice-versa), Denise por Julia e Mauro, Suzete por Heitor e Luli Maria por Lívia;
  • Agressão Física - Chineses a Aurora, a Zé Boneco, a Jasão e a Liu, Liu a vários chineses, Stelinha a Flor de Lys (e vice e versa), Stelinha a Liu, a Tozé e a Odilon, Jasão a chineses, Wu a Heitor, Aurora e Zé Boneco a Stelinha, Edilza a Aurora, a Luli Maria e a Heraldinho, Flor de Lys a Wu, Stelinha e Edilza e Heraldinho a Edilza;
  • Inveja - Denise de Júlia.
Criminalidade
Poderes


Audiência[editar | editar código-fonte]

Média mensal de audiência da exibição original[24]
Audiência na Região Metropolitana de São Paulo
de acordo com o IBOPE
Mês
Audiência
Share
Outubro 21 pontos 37%
Novembro 22 pontos 40%
Dezembro 21 pontos 38%
Janeiro 21 pontos 39%
Fevereiro 20 pontos 37%
Março 21 pontos 40%
Média Geral 20 pontos 38,4%

O primeiro capítulo marcou uma média de 30 pontos com picos de 32 e share de 67,7%, maior até que o melhor índice da anterior, Ciranda de Pedra, que foi 28 pontos. Seu último capítulo marcou uma média de 23 pontos. Teve média de 20,4 pontos a pior do horário até Lado a Lado[25] .

Uma semana após a estreia, Negócio registrou média de 18 pontos, perdendo no total perto de metade (43%) de sua audiência. É provavelmente a menor média de uma novela em toda a história da Rede Globo - embora a alteração da metodologia de apuração, por parte do Ibope, tenha mudado com o passar dos anos, o que impede uma comparação precisa entre décadas[26] .

Elementos da novela[editar | editar código-fonte]

Perfis dos personagens[editar | editar código-fonte]

Músicas[editar | editar código-fonte]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Capa:Bonequinhos chineses da abertura

  1. "Xi Shua Shua" - The Flowers (tema geral)
  2. "Samba da Zona" - Mariana Baltar (tema de locação)
  3. "Eu Amo Você" - Tim Maia (tema de Lívia e Heitor)
  4. "Lugar Comum" - Sérgio Mendes (part. esp.:Jovanotti) (tema de Joelma)
  5. "Ainda Gosto Dela" - Skank (part. esp.: Negra Li) (tema de Diego e Celeste)
  6. "Tempo de Estio" - Jammil e Uma Noites (part. esp.: Caetano Veloso) (tema de locação: Rio de Janeiro)
  7. "Deixa Quieto" - Gabriel o Pensador (tema geral)
  8. "Devaneio" - Jorge Vercillo (tema de Júlia e Adriano)
  9. "Mais Alguém" - Roberta Sá (tema de Diego e Antonella)
  10. "Vidro Fumê" - Ricky Vallen (tema de Edmar e Maralanis)
  11. "De Volta Pro Amor (Way Back Into Love)" - Yahoo (tema de João e Lívia)
  12. "Burguesinha" - Seu Jorge (tema de Abigail)
  13. "Alguém como Tu" - Dick Farney (tema de Luli e Zé Boneco)
  14. "Simples Carinho" - Gal Costa (tema de Lívia)
  15. "O Moço Velho" - Toni Platão (tema de Evandro)
  16. "Lig Lig Lig Lé" - Ney Matogrosso (tema de abertura)

Referências

  1. Ferreira, Leonardo (26 de janeiro de 2010). De 'Vale tudo' a 'Cama de gato': quando as novelas tiveram outro nome Redação Jornal EXTRA. Página visitada em 31 de janeiro de 2011.
  2. Negócio da China - tudo sobre a novela Negócio da China. Página visitada em 9-11-08.
  3. Negócio da China - Diário de Produção. Página visitada em 9-11-08.
  4. Jornal Tribuna de Macau. Página visitada em 9-11-08.
  5. Clubes têm mil musas - Patrícia Kogut: O Globo. Página visitada em 9-11-08.
  6. Fábio Assunção deixa "Negócio da China" e será substituído por Thiago Lacerda - 13/11/2008 - UOL Televisão. Página visitada em 9-11-08.
  7. Thiago Lacerda confirma entrada em "Negócio da China" e diz que Assunção é "insubstituível - 14/11/2008 - UOL Televisão. Página visitada em 9-11-08.
  8. a b Fábio Assunção espera voltar a tempo de terminar Negócio da China:: NaTelinha. Página visitada em 9-11-08.
  9. O DIA Online - 'Negócio da China': Cláudia Jimenez será reforço para elenco. Página visitada em 9-11-08.
  10. Canal 1: Globo desiste de colocar Thiago Lacerda em "Negócio da China" - 22/12/2008 - UOL Televisão. Página visitada em 9-11-08.
  11. Globo escala Dalton Vigh para substituir Fábio Assunção em Negócio da China:: NaTelinha. Página visitada em 9-11-08.
  12. Audiência das novelas da Globo sobe no Ibope com mudança de horário Na Telinha - UOL (28 de outubro de 2008). Página visitada em 21-11-08.
  13. Globo Vídeos - VIDEO - Making da abertura de Negócio da China. Página visitada em 9-11-08.
  14. Folha Online - Ilustrada - Novela: Ramiro descobre que Theo tem um tumor no coração em "Negócio da China" - 15/01/2009. Página visitada em 9-11-08.
  15. Negócio da China > Fique por Dentro - NOTÍCIAS - Matilde e Alaor passam noite juntos. Página visitada em 9-11-08.
  16. Negócio da China > Personagens - BIOGRAFIA - Heraldinho. Página visitada em 9-11-08.
  17. Globo Vídeos - VIDEO - Carminda e Zé Boneco se beijam. Página visitada em 9-11-08.
  18. O DIA Online - Triângulo amoroso em 'Negócio da China'. Página visitada em 9-11-08.
  19. Negócio da China - Diário de Produção » Júlia. Página visitada em 9-11-08.
  20. Negócio da China > Fique por Dentro - NOTÍCIAS - Saia justa entre Denise e Mauro. Página visitada em 9-11-08.
  21. Negócio da China: Luli Maria tem sonho romântico com Zé Boneco:: NaTelinha. Página visitada em 9-11-08.
  22. Celeste sente cíumes de Antonella. Página visitada em 9-11-08.
  23. Negócio da China > Capítulos - NOTÍCIAS - Liu salva Flor de Lys. Página visitada em 9-11-08.
  24. Negócio da China Direção Geral de Comercialização. Página visitada em 19 de janeiro de 2009.
  25. As audiências - Patrícia Kogut: O Globo. Página visitada em 9-11-08.
  26. Novela das 18h da Globo tem pior ibope da história - 13/10/2008 - UOL Notícias - Ooops!. Página visitada em 9-11-08.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]