Nellie Clifden

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Nellie Clifden foi uma actriz irlandesa que teve um caso com o príncipe de Gales e futuro rei Eduardo VII do Reino Unido, antes do seu casamento com a princesa Alexandra da Dinamarca.

Caso com o Príncipe de Gales[editar | editar código-fonte]

Nellie conheceu o príncipe Eduardo quando este se encontrava a fazer um treino militar de dez semanas em Curragh Camp, na Irlanda, durante o verão de 1861. Eduardo era ainda virgem na altura, por isso os seus colegas convidaram Nellie a visitar o príncipe na sua camarata.

A notícia do que tinha acontecido chegou aos pais do príncipe. O seu pai, o príncipe Alberto, partiu imediatamente para visitar o seu filho que já se encontrava em Cambridge, onde estudava na altura e teve uma longa conversa com ele durante um passeio que fizeram à chuva. Alberto acabaria por morrer pouco depois, o que levou a mãe de Eduardo, a rainha Vitória, a culpá-lo pela morte do pai devido à viagem que este tinha feito, afirmando que o seu marido tinha sido "morto por causa daquele assunto horrível".[1]

O caso do príncipe com Nellie acabou pouco depois e ele acabaria por se casar com a princesa Alexandra da Dinamarca em 1863, embora continuasse a ter casos amorosos com outras mulheres.

Referências

  1. Hibbert, Christopher (2000) Queen Victoria: A Personal History, London: HarperCollins, ISBN 0-006-38843-4, p. 299 * St Aubyn, Giles (1991) Queen Victoria: A Portrait, London: Sinclair-Stevenson, ISBN 1-85619-086-2, p. 346