Nelore

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Exemplar de touro da raça
Ocasião da SH e Batuque do R.I.

Nelore é uma raça de gado bovino (Zebu) originária da Índia. Os primeiros exemplares da raça chegaram ao Brasil no final do século XVIII, e rapidamente se tornaram a raça de gado predominante no rebanho brasileiro (85% do rebanho total). Alastrou-se por toda a América do Sul e, principalmente no Brasil devido à sua alta fertilidade a pasto e capacidade de sobrevivência.

O Nelore é a raça base para o cruzamento de gado de corte no Brasil.

Núcleo da ACNB em Avaré

Os criadores da raça no Brasil se organizaram em duas entidades: a ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu) e a ACNB (Associação de Criadores de Nelore do Brasil).

Com 50 anos de existência, a ACNB - Associação dos Criadores de Nelore do Brasil organiza os criadores e produtores da raça e mantém um programa próprio de marca de carne: o Nelore Natural.

Funcionalidade[editar | editar código-fonte]

Além de ser a raça para produção de carne In-Natura mais utilizada e abundante no Brasil, a raça nelore vem, principalmente nos últimos 30 anos, sendo utilizada para o aprimoramento genético. Os animais passam por uma avaliação e então são registrados por técnicos especializados recebendo uma marca da ABCZ no rosto, numerados e então recebendo o pronome de P.O (Puro de Origem). Atualmente, no Brasil, a criação para este aprimoramento vem crescendo gradualmente e se tornando uma das alavancas comerciais na agropecuária brasileira, recebendo destaque e notoriedade nacional. [carece de fontes?] A Nelore é a raça do boi branco.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]