Nelson A. Miles

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Nelson Miles

Nelson Appleton Miles (08 de agosto de 1839 - 15 de maio de 1925) foi um Tenente-General que serviu na Guerra Civil Americana, guerras indígenas e na Guerra Hispano-Americana.

Miles nasceu em Westminster, Massachusetts, na fazenda de sua família. Ele trabalhou em Boston e frequentou a escola à noite. Lia história militar e masterizava os princípios militares e técnicas, incluindo exercícios de batalha. Quando a Guerra Civil Americana começou, Miles se alistou como voluntário no Exército da União, sendo promovido a Coronel e após a guerra, a Brigadeiro-General. Também lutou contra tribos indígenas permitindo a colonização do Oeste. Durante a Guerra Hispano-Americana desembarcou em Porto Rico, onde enfrentou uma grande resistência por parte das milícias locais. Quando a guerra acabou e Porto Rico foi entregue aos Estados Unidos, Miles foi nomeado o primeiro Governador Militar de Porto Rico.

Em 1900, foi promovido à Tenente-General, sendo apelidado pelo Presidente Theodore Roosevelt como "Pavão Corajoso". Em 1903, teve que se aposentar ao 64 anos, idade máxima de serviço. Quando a Primeira Guerra Mundial começou, Miles aos 77 anos de idade ofereceu os seus serviços, mas o Presidente Woodrow Wilson recusou. Miles faleceu em 1925 vítima de um ataque cardíaco, enquanto assistia ao circo junto com os seus netos.