Nelson Piquet Jr.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Não confundir com Nelson Piquet (seu pai).
Nelson Piquet Jr.
Nelson Piquet Jr.
Piquet Jr. em 2015
Informações pessoais
Nome completo Nelson Angelo Tamsma Piquet Souto Maior
Apelido(s) Nelsinho
Nacionalidade brasileiro
Nascimento 25 de julho de 1985 (38 anos)
Heidelberg, Alemanha Ocidental
Progenitores Pai: Nelson Piquet
Parentesco
Registros na Fórmula 1
Temporadas 20082009
Equipes Renault
GPs disputados 28
Títulos 0
Vitórias 0
Pódios 1
Pontos 19
Pole positions 0
Primeiro GP GP da Austrália de 2008
Último GP GP da Hungria de 2009
Registros na FIA Fórmula E
Temporadas 2014–152018–19
Equipes NextEV NIO
Panasonic Jaguar Racing
ePrix's 51 largadas
Títulos 1 (2014–15)
Vitórias 2
Pódios 5
Pontos 237
Pole positions 1
Primeiro ePrix ePrix de Pequim de 2014
Último ePrix ePrix de Sanya de 2019
Registros na NASCAR Cup Series
Temporadas 2014
Corridas 1
Títulos 0
Vitórias 0
Top 10 0
Pole positions 0
Primeira corrida 2014 Cheez-It 355 at The Glen (Watkins Glen)
Registros na NASCAR Xfinity Series
Corridas 38
Títulos 0
Vitórias 1
Top 10 7
Pole positions 1
Primeira corrida 2010 Zippo 200 (Watkins Glen)
Última corrida 2016 Mid-Ohio Challenge (Mid-Ohio)
Registros na NASCAR Truck Series
Temporadas 2010-2013
Corridas 54
Títulos 0
Vitórias 2
Top 10 28
4
Primeira corrida 2010 NextEra Energy Resources 250 (Daytona)
Última corrida 2013 Ford EcoBoost 200 (Homestead)
Títulos
2002: Fórmula 3 Sul-americana
2004: Fórmula 3 Britânica
2014-15: Fórmula E
Prêmios
Capacete de Ouro

1999: Kart – Revelação
2002: Fórmula
2004: Internacional
2006: Internacional

Nelson Angelo Tamsma Piquet Souto Maior, mais conhecido como Nelson Piquet Jr ou ainda Nelsinho Piquet. (Heidelberg, 25 de Julho de 1985), é um piloto brasileiro de LeMans Series, Stock Car e Porsche Cup Series, nascido na Alemanha.[1] Criado no Brasil desde a sua infância vivida em Brasília. É campeão da Fórmula 3 Sul-Americana, Fórmula 3 Britânica e Campeão do mundo de Fórmula E e da Lamborghini Super Trofeo. Além de ser o primeiro Brasileiro a vencer na NASCAR, correndo nas três categorias do maior campeonato nacional de turismo do mundo

Além dos grandes feitos como: ser parte do último pódio com dois brasileiros na Fórmula 1 (até o momento) ocorrida no GP da Alemanha de 2008, ser o primeiro brasileiro a vencer um evento internacional da elite do Rallycross, assim como o primeiro brasileiro a cravar uma pole-position em uma categoria da NASCAR. Também sendo o primeiro Brasileiro a vencer na antiga GP2 e o único brasileiro a vencer uma corrida da A1GP, justamente na etapa inaugural da categoria [2][3]

Nelson Piquet Jr é filho do tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet junto a modelo holandesa Sylvia Tamsma, tendo como irmãs a modelo Kelly Piquet e Julia Piquet, além dos outros quadro irmãos, Geraldo Piquet, Lazslo Piquet, Pedro Piquet e Marco Piquet. Todos descendendo de um avo que já era uma figura pública, o médico e ex-ministro da saúde Estácio Gonçalves Souto Maior.[4][5][6][7][8][9]

Nelsinho aos oito anos de idade, deixou de morar com a mãe em Mônaco e optou por vir morar com o pai em Distrito Federal, onde deu início a sua carreira como piloto em competições de Kart em 1993.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

O piloto já namorou Bia Anthony (atualmente esposa de Ronaldo Fenômeno) por quatro anos. O casal chegou a morar junto em Oxford na Inglaterra. Após o rompimento Nelsinho também namorou a socialite Helena Bordon, filha de Donata Meirelles, diretora da Daslu, e a estudante Gabriela Constantino, uma das herdeiras da companhia aérea brasileira GOL. Piquet foi noivo de Carolina Alves de Queiroz, filha do dono da Hypermarcas. Eles terminaram seu relacionamento em agosto de 2012.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Piquet Jr. durante a etapa da África do Sul da Temporada da A1 Grand Prix de 2005–06.

Categorias de formação[editar | editar código-fonte]

Nelsinho começou sua carreira no kart em 1993 e permaneceu nas categorias do kartismo até 2000. Em 2002 foi campeão da Fórmula 3 Sul-americana aquele era o seu segundo ano na categoria. Depois de uma segunda temporada arrasadora na Fórmula 3 Britânica, após ser o 3º em seu primeiro ano na Inglaterra, Nelsinho transferiu-se para a GP2, então o último degrau das corridas de formação antes de chegar a Fórmula 1 pela Hitech Piquet Sports [10].

GP2 Series[editar | editar código-fonte]

Em 2005, Nelsinho chega a GP2 Series, com uma vitória e cinco pódios ele fecha sua primeira temporada na oitava colocação geral com 45 pontos, seu carro era um Dallara GP/05 de motores Renault e pneus Bridgestone [11][11].

Precisando de uma campanha de ponta no campeonato, o então jovem brasileiro correspondeu as expectativas para 2006, brigando pelo título ele ficou com o vice, somando 102 pontos com quatro vitórias, oito pódios, seis poles e três voltas mais rápidas com o mesmo kit do ano anterior. Essa campanha garantiu já em 2006 reuniões e testes com a então Renault F1 Team confirmando a vaga para piloto de testes da equipe para 2007 [12][13].

Automobilismo profissional[editar | editar código-fonte]

A1 GP[editar | editar código-fonte]

Durante 2006, Nelsinho também esteve disputando paralelamente o inovador campeonato A1GP com a equipe Brasil, ele ficou com a sexta colocação no geral, tendo como companheiro de equipe Christian Fittipaldi. O sobrenome Piquet entrou para a história do automobilismo mais uma vez quando Nelsinho venceu a primeira prova da história da modalidade, antes do final do campeonato inaugural ele ainda somou mais uma vitória com cinco pódios duas poles e quatro voltas mais rápidas [14][15].

Fórmula 1[editar | editar código-fonte]

O primeiro contato de Piquet Jr com um Fórmula 1 veio através de alguns testes para jovens pilotos, organizado pela Williams em 2003, dividindo a série de testes ao seu lado estava os Rosbergs, com a também jovem promessa Nico Rosberg, os pais da dupla correram para Frank Williams nos anos 1980, uma nova etapa de aprovação foi repetida já em 2004, estipulasse que ambos os garotos agradaram a todo time de avaliação de Frank, que teria oferecido um contrato determinando com tempo e salário definidos a ambos os testados [16][17][18].

Em 2005 Nelsinho retornou a um F1, dessa vez para testar a BAR em seu melhor momento após a terceira colocação de Jenson Button no campeonato do ano anterior que incluíram a primeira vitória da equipe, o modelo usado foi o BAR 007 de motores Honda 3.0 V10 e pneus Michelin em uma pintura alternativa de pré-temporada [19]

Até que por fim em 2006 e 2007 testou e assinou com a Renault, assumindo a posição e se dedicando a atividade de piloto de testes do carro recém bicampeão do mundo, ele dividiu os testes com o também brasileiro Ricardo Zonta, na agora renomeada ING Renault F1 Team, que tinha como titulares o novato Heikki Kovalainen e o remanescente Giancarlo Fisichella [20].

Já para 2008, Nelsinho foi anunciado pela Renault como titular ao lado de Fernando Alonso que voltava da McLaren após romper contrato devido a alguns conflitos internos [21]. Ao longo daquela temporada Nelsinho tem como ponto alto um pódio na segunda colocação no Grande Prêmio da Alemanha disputado em 20 de Julho onde chegou a liderar (essa foi a última vez que dois pilotos brasileiros subiram ao pódio juntos na F1 até os dias atuais, Felipe Massa da Ferrari terminou em terceiro) [22][23], além de um quarto e um lugar debaixo de chuva extrema no Grande Prêmio do Japão, realizado em 12 de Outubro, no demais ao longo do ano o brasileiro sofreu sobretudo na primeira metade do campeonato com quebras do modelo R27 da fabricante francesa, quando a maquina e o piloto completavam as etapas o que se viu foi uma boa sétima colocação na França como a 'pior' posição de chegada, até que fossem feitas as entregas de algumas importantes atualizações do carro que eram equipadas primeiramente no carro de Alonso, (que até a França andava no meio do grid com uma décima posição, duas oitavas, uma sexta, uma quarta e dois abandonos). Juntos ao final da temporada eles somaram 80 pontos e colocaram a Renault na quarta colocação do campeonato de construtores.

Nelson Piquet durante o Grande Prêmio da Turquia de 2009

Porém, em 2009, não obteve pontos nas primeiras 10 provas da temporada, e acabou por ser demitido pela Renault em 3 de agosto, sendo substituído pelo franco-suíço Romain Grosjean.[24][25]

Em 10 de setembro do mesmo ano, pouco depois da sua demissão, Nelsinho assumiu, perante a FIA, ter provocado o acidente ocorrido durante o Grande Prêmio de Singapura de 2008, para beneficiar a equipe Renault. Desta forma, Piquet forçou a entrada do safety car, o que facilitou a vitória do seu companheiro de equipe, Fernando Alonso. Segundo as investigações concluíram, Flavio Briatore, chefe da escuderia, e o diretor de engenharia, Pat Symonds, teriam pedido a Nelsinho que forjasse um acidente.[26] Tal fato foi considerado um escândalo e pode determinar o encerramento definitivo da breve carreira do piloto na F1.[27] A escuderia francesa alegou ter havido uma tentativa de chantagem, a fim de que Nelsinho pudesse continuar na temporada de 2009. Porém, Nelson Piquet, pai, disse ao jornal inglês “Daily Mirror”, que, ainda em 2008, informou o diretor de prova Charlie Whiting sobre a manobra da Renault para manipular o resultado no GP de Cingapura. Disse que só não falou com o presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Max Mosley, porque temia prejudicar a carreira de Nelsinho.[28]

Após o julgamento do caso pelo Conselho Mundial da FIA, Briatore foi banido da Fórmula 1. Pat Symonds foi suspenso por cinco anos. Quanto a Nelsinho Piquet, conforme lhe fora prometido quando entregou à FIA um dossiê sobre o episódio, não recebeu qualquer punição da Federação Internacional de Automobilismo, já que foi o autor da denúncia. Fernando Alonso, que se beneficiou do triste episódio, também não foi punido.

No dia 5 de Janeiro de 2010, o Tribunal de Grande Instância de Paris anulou o banimento imposto à Briatore pela FIA, permitindo que ele volte a trabalhar novamente na Fórmula 1. Briatore ainda deve receber uma indenização no valor de quinze mil euros.[29]

NASCAR[editar | editar código-fonte]

Piquet durante o treino classificatório da Sargento 200 em 2012, corrida da qual obteve sua primeira vitória na NASCAR Nationwide Series.

Em 6 de fevereiro de 2010, fez sua estreia na NASCAR, em Daytona, na abertura da temporada da ARCA, divisão de acesso para a categoria principal. Largando do sexto lugar no grid, acabou se envolvendo em um acidente durante a prova e chegando apenas na vigésima sétima posição.[30][31] Na semana seguinte, Nelsinho estreou na NASCAR Camping World Truck Series pela equipe Red Horse Racing, largou em 22º e fez uma excelente prova, terminando em 6º. Fez ainda outras 4 corridas pela equipe Billy Ballew Motorsports, conseguindo mais 2 top-10 (no Texas e em Michigan), chamando a atenção das equipes. Em agosto foi convidado a disputar a prova de Watkins Glen (circuito misto) na Nationwide Series, onde chegou na 7ª colocação.[carece de fontes?]

Em 2011, fechou contrato com a equipe Kevin Harvick Inc. para disputar a temporada completa da Camping World Truck Series. Na primeira corrida em Daytona, Piquet se classificou em 4º mas por problemas no carro foi punido e largou na penúltima colocação.[32] Vinha fazendo uma boa corrida, mas faltando 20 voltas pro final o motor Chevrolet se entregou e Nelsinho não completou a prova.[33] Na segunda prova, em Phoenix, teve dificuldades de adaptação à pista e largou apenas na 22ª posição, terminando em 13º.[34] Na terceira etapa, em Darlington, Nelsinho começou bem, largando em 9º mas na metade da prova foi tocado por Parker Kliegerman que o levou a um toque no muro. Nelsinho teve um pneu furado e a suspensão danificada com a batida e estava tentando terminar a prova quando bateu novamente e abandonou, terminando em 32º.[carece de fontes?] Em Martinsville, outro oval curto, Piquet nao conseguiu evitar o choque após várias batidas a sua frente. Terminou a prova em 30º.[35] Em Nashville, Piquet começa a escrever sua história vitoriosa no automobilismo americano, conquistando um 2º lugar, o melhor resultado de um brasileiro na NASCAR até então.[36] Nas provas seguintes em Dover e Charlotte, Nelsinho fez suas melhores provas da categoria mas acabou perdendo a chance de um bom resultado na última volta. Em Dover numa batida com Timoty Peters[37] e em Charlotte - onde chegou a disputar a 1ª posição - perdendo o controle e rodando sozinho.[carece de fontes?]

No dia 23 de junho de 2012, entrou para a história do automobilismo nacional ao ser o primeiro brasileiro a vencer em uma das três divisões nacionais da Nascar, ao chegar em primeiro lugar na etapa de Sargento 200 da Nationwide Series.[2] No dia anterior, Piquet já havia feito história, sendo o primeiro brasileiro a marcar uma pole position na categoria americana.[38] Sua participação, no entanto, foi especial e ele não pontuou pelo campeonato.[39]

Stock Car Brasil[editar | editar código-fonte]

No dia 11 de abril de 2010 disputou, como piloto convidado, a corrida de abertura da Copa Chevrolet Montana, categoria de acesso a Stock Car Brasil. Nelsinho largou na sétima posição e completou a prova em segundo lugar, conseguindo um pódio.[40]

Em 2018 Nelsinho Piquet anuncia que está fora da F-E e focará na Stock Car assinando com a Full Time Texaco, e tendo Rubens Barrichello como companheiro de equipe.[41] Terminando a temporada 2018 em 15°,[42] ele renova com a equipe para 2019[43] terminando a temporada em 13°.[44]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Fórmula[editar | editar código-fonte]

Kart[editar | editar código-fonte]

  • Brasileiro de Kart (1997, 1999 e 2000)
  • Copa Brasil de Kart (1999)
  • Paulista de Kart (1999)
  • Brasiliense de Kart (1997 e 1998)
  • Super Kart Brasil - Categoria Graduados (2011)

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Resultado
1999 Capacete de Ouro Kart – Revelação Venceu[45]
2002 Fórmula Venceu
2003 Autosport Award Best Nacional Driver Venceu
2004 Capacete de Ouro Internacional Venceu[46]
2005 Indicado[47]
2006 Venceu[48]
2008 Capacete de Ouro Fórmula 1 Indicado[49]
Meus Prêmios Nick Gato do Ano Indicado[50][51]
2009 Capacete de Ouro Fórmula 1 Indicado

Posição de chegada nas corridas[editar | editar código-fonte]

Fórmula 3 Inglesa[editar | editar código-fonte]

Ano Equipe DON Reino Unido SILReino Unido CRO Reino Unido KNO Reino Unido SNE
Reino Unido
CAS Reino Unido DON1 Reino Unido OUL Reino Unido SIL Reino Unido THR Reino Unido SPA Bélgica BRN Reino Unido Classificação Pontos
2004 Piquet Sports 2 2 3 5 Ret 10 3 1 1 4 7 Ret 6 3 1 1 1 4 Ret 2 6 4 2 1 282

A1 Grand Prix[editar | editar código-fonte]

Temporada Equipe 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 Classificação Pontos
2005–06 Brazil GBR
SPR

1
GBR
FEA

1
ALE
SPR

3
ALE
FEA
Ret
POR
SPR
2
POR
FEA
8
AUS
SPR
3
AUS
FEA
9
MAL
SPR
4
MAL
FEA
10
UAE
SPR
Ret
UAE
FEA
Ret
RSA
SPR
Ret
RSA
FEA

9
IDN
SPR
IDN
FEA
MEX
SPR
MEX
FEA
USA
SPR
USA
FEA
CHN
SPR
CHN
FEA
71

Resultados na GP2 Series[editar | editar código-fonte]

Legenda: (Corridas em negrito indicam pole position); (Corridas em itálico indicam volta mais rápida)

Temporada Equipe 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 Classificação Pontos
2005 Hitech/Piquet Racing SMR
FEA

14
SMR
SPR

6
ESP
FEA

5
ESP
SPR

2
MON
FEA

11
EUR
FEA

5
EUR
SPR

3
FRA
FEA

Ret
FRA
SPR

DSQ
GBR
FEA

Ret
GBR
SPR

Ret
ALE
FEA

3
ALE
SPR

8
HUN
FEA

Ret
HUN
SPR

10
TUR
FEA

4
TUR
SPR

6
ITA
FEA

3
ITA
SPR

Ret
BEL
FEA

1
BEL
SPR

14
BAR
FEA

Ret
BAR
SPR

15
46
2006 Piquet Sports VAL
FEA

1
VAL
SPR

4
SMR
FEA

5
SMR
SPR

2
EUR
FEA

Ret
EUR
SPR

19
ESP
FEA

4
ESP
SPR

2
MON
FEA

Ret
GBR
FEA

4
GBR
SPR

5
FRA
FEA

4
FRA
SPR

2
ALE
FEA

13
ALE
SPR

DNS
HUN
FEA

1
HUN
SPR

1
TUR
FEA

1
TUR
SPR

5
ITA
FEA

2
ITA
SPR

6
102

Resultados na Fórmula 1[editar | editar código-fonte]

Legenda: (Corridas em negrito indicam pole position); (Corridas em itálico indicam volta mais rápida)

Temporada Equipe Chassis Motor 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Classificação Pontos
2008 ING Renault F1 Team Renault R28 Renault RS27 2.4 V8 AUS
Ret
MAL
11
BAR
Ret
ESP
Ret
TUR
15
MON
Ret
CAN
Ret
FRA
7
GBR
Ret
ALE
2
HUN
6
EUR
11
BEL
Ret
ITA
10
SIN
Ret
JAP
4
CHN
8
BRA
Ret
12º 19
2009 ING Renault F1 Team Renault R29 Renault RS27 2.4 V8 AUS
Ret
MAL
13
CHN
16
BAR
10
ESP
12
MON
Ret
TUR
16
GBR
12
ALE
13
HUN
12
EUR BEL ITA SIN JAP BRA ABU 21º 0

NASCAR[editar | editar código-fonte]

(Legenda) (Amarelo: 1º Lugar; Cinza: 2º ao 5º; Laranja: 6º ao 10º; Verde: 11º ao 20º; Azul: Terminou porém em 21º ou Pior; Púrpura: Retirou-se; Corrida em negrito indica pole position e * indica maior número de voltas lideradas)

Sprint Cup Series[editar | editar código-fonte]

NASCAR Sprint Cup Series
Temporada Equipe No. Fabricante 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 Pos Pontos
2014 Randy Humphrey Racing 77 Ford DAY PHO LVS BRI CAL MAR TEX DAR RCH TAL KAN CLT DOV POC MCH SON KEN DAY NHA IND POC GLN
26
MCH BRI ATL RCH CHI NHA DOV KAN CLT TAL MAR TEX PHO HOM 53º 18

Xfinity Series[editar | editar código-fonte]

NASCAR Xfinity Series
Temporada Equipe No. Fabricante 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 Classificação Pontos
2010 Baker Curb Racing 27 Ford DAY CAL LVG BRI NSH PHO TEX TAL RCH DAR DOV CLT NSH KEN ROA LOU DY2 CHI GTY IRP IOW GLN
7
MCH BR2 CGV ATL RI2 DV2 KAN CAL CLT2 GTY TX2 PH2 HOM 102º 146
2011 Turner Motorsports 30 Chevy DAY PHO LVG BRI CAL TEX TAL NSH RCH DAR DOV IOW CLT CHI MIL ROA DY2 KEN LOU NSH IRP IOW GLN CGV BR2 ATL RI2 CHI DV2 KAN CLT2 TX2 PH2 HOM
24
124º 01
2012 DAY PHO LVS BRI CAL TEX RCH TAL DAR IOW CLT DOV MCH ROA
1*
KEN DY2 LOU CHI IND IO2 CGV MON BR2
21
ATL RI2 CHI2 KT2 DV2 CLT2 KAN TX2 PH2 HOM 105º 01
2013 Turner Scott Motorsports DAY
11
PHO
15
LVS
13
BRI
34
CAL
16
TEX
18
RCH
14
TAL
29
DAR
16
CLT
16
DOV
20
IOW
25
MCH
9
ROA
21
KEN
8
DAY
21
NHA
12
CHI
17
IND
14
IOW
14
GLN
9
MOH
27
BRI
24
ATL
12
RCH
21
CHI
10
KEN
27
DOV
24
KAN
20
CLT
25
TEX
15
PHO
18
HOM
10
12º 861
2016 Biagi-DenBeste Racing 98 Ford DAY ATL LVS PHO CAL TEX BRI RCH TAL DOV CLT POC MCH IOW DAY2 KEN NHA IND IOW GLN MOH
38
BRI2 ROA DAR RCH2 CHI KEN DOV2 CLT2 KAN TEX2 PHO2 HOM 83º 3
  • ↑1 Não pontua no campeonato.

Camping World Truck Series[editar | editar código-fonte]

NASCAR Camping World Truck Series
Temporada Equipe No. Fabricante 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 Pos Pontos
2010 Red Horse Racing 1 Toyota DAY
6
ATL MAR NSH KAN DOV 44º 644
Billy Ballew Motorsports 15 Toyota CLT
16
TEX
8
MCH
10
IOW GTW IRP POC NSH DAR BRI CHI KEN NHA LVS
20
MAR TAL TEX PHO HOM
2011 Kevin Harvick Inc. 8 Chevy DAY
27
PHO
13
DAR
32
MAR
30
NSH
2
DOV
16
CLT
21
KAN
8
TEX
13
KEN
22
IOW
8
NSH
4
IND
14
POC
14
MCH
16
BRI
8
ATL
20
CHI
3
NHA
24
KEN
4
LVS
6
TAL
26
MAR
13
TEX
4
HOM
4
10º 752
2012 Turner Motorsports 30 Chevy DAY
22
MAR
6
CAR
7*
KAN
4
CLT
29
DOV
4
TEX
5
KEN
29
IOW
9
CHI
26
POC
3*
MCH
1
BRI
18
ATL
8
IOW
6
KEN
12
LVS
1
TAL
31
MAR
2
TEX
3*
PHO
8
HOM
4
747
2013 Turner Scott Motorsports DAY MAR
19
CAR KAN CLT DOV TEX KEN IOW ELD POC MCH BRI MSP IOW CHI LVS TAL MAR TEX PHO 100º 01
NTS Motorsports 9 Chevy HOM
31
  • ↑1 Não pontua no campeonato.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

  1. Nelson Piquet Jr. Página visitada em 11 de setembro de 2009
  2. a b «Nelsinho Piquet vence etapa da Nationwide em Elkhart Lake». Lancenet.com.br. Consultado em 23 de junho de 2012 
  3. globoesporte.globo.com/ Nelsinho: pioneiro também no rallycross
  4. «Nelson Piquet Jr.». IMDb. Consultado em 20 de julho de 2021 
  5. «Piquet sports». Consultado em 14 de março de 2008. Arquivado do original em 25 de março de 2008 
  6. «ISTOÉ Gente». www.terra.com.br. Consultado em 20 de julho de 2021 
  7. Globo.com, GloboEsporte com /. «Ronaldo namora ex de Nelsinho Piquet». Gazeta do Povo. Consultado em 20 de julho de 2021 
  8. VEJA São Paulo, TERRAÇO PAULISTANO Página visitada em 8 de abril de 2010
  9. «Diario de Pernambuco - Política, Brasil, Economia, Mundo, Vida Urbana, Esporte Total, Viver». Consultado em 8 de abril de 2010. Arquivado do original em 7 de março de 2009 
  10. «Brasileiro de Kart: o trabalho com as regras e a evolução da pista». ge. 18 de julho de 2019. Consultado em 2 de novembro de 2023 
  11. a b «Nelsinho Piquet e Xandinho Negrão iniciam treinos na GP2 - 22/02/2005 - UOL Esporte - Velocidade». www.uol.com.br. Consultado em 2 de novembro de 2023 
  12. «Nelsinho Piquet é vice-campeão da Fórmula GP2 - Notícia de F2». www.f1mania.net. 10 de setembro de 2006. Consultado em 2 de novembro de 2023 
  13. «GloboEsporte.com > Esporte a Motor > Fórmula 1 - NOTÍCIAS - Nelsinho x Hamilton: duelo desde a GP2». ge.globo.com. Consultado em 2 de novembro de 2023 
  14. «Nelsinho Piquet é pole na 1ª etapa da A1GP - 24/09/2005 - UOL Esporte - Velocidade». www.uol.com.br. Consultado em 2 de novembro de 2023 
  15. «Folha Online - Esporte - Nelsinho Piquet vence as duas provas de estréia da A1 - 26/09/2005». www1.folha.uol.com.br. Consultado em 2 de novembro de 2023 
  16. «Williams confirma testes com Nelsinho Piquet». NSC Total. Consultado em 2 de novembro de 2023 
  17. «Folha de S.Paulo - Automobilismo: Nelsinho Piquet fará teste na Williams no fim do ano - 23/09/2003». www1.folha.uol.com.br. Consultado em 2 de novembro de 2023 
  18. «Nelsinho realiza bom treino com a Williams». Estadão. Consultado em 2 de novembro de 2023 
  19. «Folha Online - Esporte - Nelsinho Piquet faz teste na equipe BAR de F-1 nesta terça - 07/02/2005». www1.folha.uol.com.br. Consultado em 2 de novembro de 2023 
  20. «Nelsinho Piquet será piloto de testes da Renault em 2007 - 06/09/2006 - Reuters - Esporte». www.uol.com.br. Consultado em 2 de novembro de 2023 
  21. «Época - EDG ARTIGO IMPRIMIR - Nelsinho Piquet confirmado na próxima temporada da Renault». revistaepoca.globo.com. Consultado em 2 de novembro de 2023 
  22. «Há dez anos, Brasil tinha dois pilotos no pódio pela última vez na Fórmula 1». ge. 20 de julho de 2018. Consultado em 2 de novembro de 2023 
  23. «Nelsinho conquista o primeiro pódio da carreira na Fórmula 1». Estadão. Consultado em 2 de novembro de 2023 
  24. «Nelsinho Piquet confirma que não é mais piloto da Renault». Consultado em 3 de agosto de 2009 
  25. «News». Espbr: Homepage (em inglês). Consultado em 20 de julho de 2021 
  26. G1, 21 de setembro de 2009. Nelsinho Piquet e Alonso vão à sede da FIA para julgamento do caso Cingapura.
  27. «Em depoimento à FIA publicado por site inglês, Nelsinho Piquet admite 'armação'». Consultado em 10 de setembro de 2009 
  28. «Fórmula 1 - NOTÍCIAS - Piquet revela que tinha avisado a FIA sobre escândalo ainda no ano passado». globoesporte.globo.com. Consultado em 20 de julho de 2021 
  29. Tribunal francês anula banimento de Briatore imposto pela FIA UOL Esporte
  30. Acidente marca estreia de Nelsinho Piquet na Nascar O Globo
  31. Nelsinho bate em Danica Patrick e termina em 27º em estreia na Nascar
  32. «Cópia arquivada». Consultado em 10 de março de 2011. Arquivado do original em 12 de março de 2011 
  33. «Cópia arquivada». Consultado em 10 de março de 2011. Arquivado do original em 12 de março de 2011 
  34. «Cópia arquivada». Consultado em 10 de março de 2011. Arquivado do original em 12 de março de 2011 
  35. Redação (4 de abril de 2011). «JORNAL DO AUTÓDROMO: ACIDENTE COMPROMETE CORRIDA DE NELSINHO PIQUET EM MARTINSVILLE». JORNAL DO AUTÓDROMO. Consultado em 20 de julho de 2021 
  36. Nashville, Por GLOBOESPORTE COM; EUA. «Nelsinho é o segundo e faz o melhor resultado de um brasileiro na Nascar». globoesporte.com. Consultado em 20 de julho de 2021 
  37. «Cópia arquivada». Consultado em 27 de maio de 2011. Arquivado do original em 10 de maio de 2012 
  38. FELIX, Leonardo (23 de junho de 2012). «Piquet marca a 1ª pole de um brasileiro na Nationwide». Tazio Autosport. UOL. Consultado em 24 de junho de 2012. Arquivado do original em 26 de junho de 2012 
  39. LEAL, Ubiratan (23 de junho de 2012). «Nelsinho: "Falta vencer na Truck, mas isso acontecerá"». Tazio Autosport. UOL. Consultado em 24 de junho de 2012. Arquivado do original em 30 de junho de 2012 
  40. «Copa Chevrolet Montana: Nelsinho Piquet termina em segundo. Júlio Campos vence na estréia da categor» 
  41. «Texaco Lubrificantes - Nelson Piquet Jr é o novo piloto da Full Time/Texaco em 2018» 
  42. «Notícias :: Confira a classificação final do campeonato 2018» 
  43. «Nelsinho Piquet anuncia que está fora da F-E e focará na Stock Car em 2019» 
  44. «Classificação do Campeonato» 
  45. Capacete de Ouro Arquivado em 23 de novembro de 2009, no Wayback Machine., Edição de 1999
  46. Capacete de Ouro Arquivado em 22 de novembro de 2009, no Wayback Machine., vencedores de 2004
  47. JB Online[ligação inativa], Melhores pilotos da temporada recebem o prêmio "Capacete de Ouro"
  48. Capacete de Ouro Arquivado em 22 de novembro de 2009, no Wayback Machine., vencedores de 2006
  49. «Revista Racing». Consultado em 7 de novembro de 2009. Arquivado do original em 2 de dezembro de 2008 
  50. OFuxico (30 de junho de 2008). «VJ da MTV concorre como gato do ano, em premiação». Consultado em 11 de Junho de 2010 
  51. «O ex-bbb Rafinha é atração de prêmio infantil no Rio de Janeiro» (em português). 5 de setembro de 2008. Consultado em 11 de Junho de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre Nelson Piquet Jr.:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons
Commons Categoria no Commons
Wikidata Base de dados no Wikidata