Nelson Prudêncio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nelson Prudêncio
Informações pessoais
Nome completo Nelson Prudêncio
Modalidade Atletismo
Nascimento 4 de abril de 1944
Lins, SP
Nacionalidade Brasil brasileira
Falecimento 23 de novembro de 2012 (68 anos)
São Carlos, SP
Compleição Altura: 1,82 m
Medalhas
Jogos Olímpicos
Prata Cidade do México 1968 Salto triplo
Bronze Munique 1972 Salto triplo

Nelson Prudêncio (Lins, 4 de abril de 1944São Carlos, 23 de novembro de 2012) , foi um atleta de salto triplo e professor brasileiro. Protagonizou a mais contundente e fantástica disputa olímpica pela medalha de Ouro em competições olímpicas, no salto triplo, nas Olimpíadas do México em 1968, juntamente com o soviético Viktor Saneyev e o italiano Giuseppe Gentile, quebrando o recorde mundial e olímpico por nove vezes consecutivas no mesmo dia. Prudêncio conquistou a prata, o ouro ficou com o soviético e o bronze com o italiano.

Juntamente com Adhemar Ferreira da Silva e João do Pulo foi um dos maiores desportistas de sua modalidade tendo conquistado a medalha de prata nos Jogos da Cidade do México, em 1968, e a de bronze nos Jogos de Munique em 1972.

A disputa pelo ouro no México, quando tinha 24 anos, foi histórica. Ele, o soviético Viktor Saneyev e o italiano Giuseppe Gentile chegaram a quebrar o recorde mundial nove vezes em apenas quatro horas. A marca subiu de 17,03 para 17,39 metros, mas a maior marca foi a do soviético, tendo Nelson Prudêncio alcançado 17,27 metros e sido o detentor do recorde mundial por alguns minutos.

Ele estudou educação física em São Carlos na Escola de Educação Física de São Carlos, onde residiu e foi professor durante vários anos, curso que hoje é vinculado a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Em 1983 concluiu o mestrado na Universidade de São Paulo e em 2006 o doutorado na Universidade Estadual de Campinas.[1]

Era o vice-presidente da Confederação Brasileira de Atletismo(CBAt). Nelson Prudêncio, foi professsor Doutor da Universidade Federal de São Carlos, no curso de licenciatura em Educação Física, responsável pela disciplina de Atletismo.[2]

Foi recipiente da Medalha do Mérito Desportivo Militar[3] .

Nelson Prudêncio tinha um câncer de pulmão e veio a falecer em 2012, após um período de coma internado na Casa de Saúde de São Carlos[4] .

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Athletics pictogram.svg Este artigo sobre um(a) atleta, integrado ao Projeto Desporto, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.