Nemésio de Emesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nemésio de Emesa
Nascimento 350
Morte 420
Cidadania Império Bizantino
Ocupação filósofo, sacerdote

Nemésio (Grego: Νεμέσιος, tendo florescido c. 390 d.C.) foi um filósofo cristão e o autor do tratado De Natura Hominis (“Sobre a Natureza Humana”). De acordo com o preâmbulo de seu livro, ele foi um bispo de Emesa (na atual Síria). Seu livro é uma tentativa de compilar um sistema de antropologia do ponto de vista da filosofia cristã. Ele foi muito influente para o pensamento grego, árabe e cristão ulterior.

Nemésio também foi um teórico de fisiologia. Ele baseou muito de seus escritos nas obras prévias de Aristóteles e Galeno, e especula-se que ele tenha antecipado a descoberta de William Harvey sobre a circulação do sangue.[1][2][3][4] Nemésio foi um de uma sucessão de defensores, ao lado de Herófilo e Erasístrato, da ideia de que diferentes partes do cérebro seriam responsáveis por diferentes funções.[5] Sua Doutrina sobre a Localização Ventricular do Funcionamento Mental é uma reconciliação de doutrinas platônicas sobre a alma com a filosofia cristã e também enfatizada a interpretação científica e o conhecimento gregos sobre o corpo humano. Outras visões incluíam uma teoria em cinco partes sobre a hierarquia da Divina Providência. Essas teorias foram desenvolvidas a partir de uma perspectiva platônica mais antiga.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Há pouca informação disponível sobre a vida de Nemésio, exceto pelo fato de que ele era bispo de Emesa. Até mesmo sua data é incerta, embora haja indicação, pela evidência interna, de que ele teria vivido após a Controvérsia Apolinária, e antes da disputa que está vinculada a Eutiches e Nestor (isto é, na segunda quarto do século V d.C.). Há evidência a indicar que ele conhecia bem a obra de Galeno e possa ter tido algum treinamento médico. O que permanece muito incerto em seus escritos é a relação entre o cristianismo de suas obras publicadas e o helenismo de sua formação. É digno de nota que um bispo pudesse interessar-se tanto pelo pensamento helenístico.

De Natura Hominis[editar | editar código-fonte]

Nemésio é mais conhecido por seu livro De Natura Hominis (“Sobre a Natureza Humana” ou “Sobre a Natureza do Homem”). O livro de Nemésio também contém muitas passagens sobre anatomia e fisiologia galênicas. O principal princípio de sua obra foi fixar que as faculdades mentais localizam-se em segmentos do próprio cérebro.

Nemésio também é bem conhecido por suas teorias sobre a Divina Providência, uma teoria que foi debatida ao longo dos anos. Sua teoria foi inspirada por Platão.

Antropologia[editar | editar código-fonte]

Para Nemésio, o estudo do homem é a primeira e mais importante de todas as ciências. Segundo o filósofo, "O homem se compõe de uma alma racional e de um corpo;tão perfeita e tão bela é esta sua composição, que seria impossível fazê-lo ou compô-lo de outra maneira." (Ver: BOEHNER, P e GILSON, E. História da Filosofia Cristã.)

Referências

  1. George Ripley And Charles A. Dana. «Nemesius- Bishop Of Emesa] IN "The American Cyclopaedia"» (em inglês) 
  2. Chauncey D. Leake. «The Lure Of Medical History: A Note On The Medical Books Of Famous Printers] In: California And Western Medicine. Vol. XXXII, No.2, February, 1930, page 107.» (PDF) (em inglês) 
  3. Hermann Peters William Neter (1899) (1899). «Chapter II - Pharmacy in the Middle Ages» (em inglês). p. 21. Nemesius, in his work " De Natura Hominis" (300 A.D.), gives a theory of the circulation of the blood, which, imperfect though it be, is a step forward in the direction of the modern doctrine. 
  4. George Jackson Fisher. Popular Science Monthly/Volume 11/July 1877/A Brief Historical Sketch of Discovery of the Circulation of the Blood|A Brief Historical Sketch of Discovery of the Circulation of the Blood. IN: Popular Science Monthly Volume 11, July 1877.
  5. Stanley Finger (2001). «Origins of neuroscience: a history of explorations into brain function» (em inglês) 
Ícone de esboço Este artigo sobre filosofia/um(a) filósofo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.