Nematocera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaNematocera
Anopheles gambiae
Anopheles gambiae
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Diptera
Subordem: Nematocera
Famílias

Dixidae
Chaoboridae
Culicidae
Thaumaleidae
Simuliidae
Ceratopogonidae
Chironomidae
Psychodidae
Tipulidae

Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Nematocera

Nematocera, antiga sub-ordem Eudiptera, é uma sub-ordem de insectos dípteros, que inclui os mosquitos. Caracterizados por antenas longas, usualmente com mais de seis segmentos, em oposição a subordem Brachycera. O registro fóssil mais antigo encontrado de um representante dessa ordem data de 225 milhões de anos.

Estão incluídos nesta sub-ordem o mosquito-palha, o Aedes aegypti, a mosca-de-banheiro, o maruim, entre outros.

Ciclo de vida[editar | editar código-fonte]

São holometabólicos (desenvolvimento completo), reprodução sexuada. Os ovos apresentam formatos variados e, quando em meio líquido, possuem estrutura especial para flutuação. As larvas geralmente são do tipo vermiforme e as pupas podem ser móveis ou imóveis.

Principais espécies e danos[editar | editar código-fonte]

Existem dípteros de importância agrícola, médica e veterinária. Na médica, encontram-se mosquitos sugadores de sangue, vetores de doenças como a malária, febre amarela, dengue, encefalite, etc. Assim como a mosca doméstica, que pode transmitir tifo e disenteria, e a mosquinha-lambe-olhos, que transmite a conjuntivite. Outra mosca de grande importância, mas que não ocorre no Brasil, é a Tse-tsé, causadora da doença do sono. De importância veterinária, temos a mosca-varejeira, a mosca-do-berne e a mosca-do-chifre. Para o controle de pragas urbanas, as espécies mais importantes são:

Culex quinquefasciatus

As larvas do gênero Culex são aquáticas e apresentam sifão respiratório, que serve para obter ar da superfície e posicionam-se perpendicularmente à água, o que as diferencia dos demais gêneros. É uma espécie obrigatoriamente de hábitos noturnos e que ocorre durante o ano todo. Depositam seus ovos em águas poluídas e turvas ou com presença de muita matéria orgânica em decomposição.

Aedes aegypti

Originário da África, este mosquito pica preferencialmente ao amanhecer e no crepúsculo. Janeiro e fevereiro são os meses de maior incidência. Para depositar seus ovos, prefere locais que contenham água limpa e parada. É de grande importância médica por ser vetor da dengue e da febre-amarela.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre insetos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.