Neo Geo Battle Coliseum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Neo Geo Battle Coliseum
Produtora SNK Playmore
Editora(s) Japão SNK Playmore
Europa Ignition Entertainment
Estados Unidos SNK Playmore
Motor Atomiswave
Plataforma(s) Atomiswave, Playstation 2
Data(s) de lançamento Atomiswave:
27 de julho, 2005
Playstation 2:
Japão 22 de dezembro, 2005
Europa 24 de novembro, 2006
Estados Unidos 11 de dezembro, 2007
Gênero(s) jogo de luta
Número de jogadores Até 2 jogadores ao mesmo tempo
Classificação CERO: 12+
PEGI: 12+
ESRB: T (+13)
Controles Joystick com 8 direções e 5 botões de ataque [1]

Neo Geo Battle Coliseum (abreviadamente NGBC ou NBC) é um jogo de luta baseado em lutas de 2 contra 2, desenvolvido para a placa de arcade Atomiswave. O jogo tinha como elenco personagens dos seguintes títulos: [2]


História[editar | editar código-fonte]

A história oficial do jogo, divulgada pela SNK, é dada como seguinte: [3]
"In February, 2017 of the new Japanese era there is a man trying to rule the NEOGEO World. "I will topple NeoGeo's most powerful warriors and put myself on the throne!" We knew that if he managed to obtain NeoGeo world's awesome power, world domination would not be far from his reach. This man, who sat at the heart of "The Warez Conglomerate" with overwhelming financial power behind him, had already set out on his ambitious path to gain NeoGeo World's power. Those who knew the truth of his intentions were already trembling with fear...As NeoGeo World drew closer to the verge of disaster, a Warez sponsored fighting competition was announced. This event is called "NEOGEO BATTLE COLISEUM".The Federal Government is worried about the situation, and has secretly dispatched its two best secret agents, Yuki and Ai. A world on the verge of eternal darkness…The future of NEOGEO World is now in the hands of the warriors."


Tradução livre da história para português:

"Em fevereiro, 2017, da nova era japonesa existe um homem tentando dominar o mundo NEOGEO. 'Eu dominarei os mais poderosos guerreiros da NeoGeo e me pôr ao trono!' Nós sabíamos que se ele conseguisse obter o tão grande poder do mundo da NeoGeo, a dominação do mundo inteiro não estaria longe de seu alcance. Este homem, que sentou no coração do 'The Warez Conglomerate' com um poder financeiro esmagador por trás dele, já partiu em viagem no seu caminho ambicioso de obter o poder do mundo da NeoGeo. Aqueles que sabiam da verdade de suas intenções já tremiam com medo... Ao mesmo tempo que o mundo da NeoGeo ficava cada vez mais perto da beira do desastre, uma competição de luta patrocinado pela Warez foi anunciada. O evento foi chamado de "NEOGEO BATTLE COLISEUM". O Governo Federal, preocupado com a situação, enviou secretamente os seus dois melhores agentes, Yuki e Ai. Um mundo a beira de trevas eternas... O futuro do mundo da NeoGeo está agora nas mãos dos guerreiros."

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Modo Arcade[editar | editar código-fonte]

O sistema de jogo de NGBC, como antes mencionado, é baseado em lutas entre duplas, não dependendo de quantos jogadores estão jogando. Enquanto que o sistema de tag battle do modo de duplas do jogo seja semelhante à maioria dos outros jogos que possuem o mesmo sistema, o sistema de seu modo single player é incomun. [1]

O modo de um jogador do jogo assemelha-se a um modo survival, onde o jogador deve derrotar adversário atrás de adversário quanto tempo possível. Mas, apesar disto, o jogo dá ao jogador 300 segundos, e quando este tempo acaba, ao invés de ganhar ou perder, o jogador irá batalhar contra o chefe final (dependendo de sua perfomance nestes 5 minutos). Somente neste ponto de tempo que o acabamento do tempo irá determinar o vitorioso.[1]

Durante este modo, o jogador precisa somente derrotar um dos membros do time adversário para prosseguir.[1] Tal detalhe contrário a maioria dos jogos que possuem o mesmo sistema de luta tag team, sendo semelhante a "Kizuna Encounter" e "Tekken Tag Tournament", por exemplo.

As batalhas são divididas em 3 rounds, e após o jogador derrotar 3 times seguidos, eles têm a chance de usa uma das 3 ajudas que o jogo fornece:

  • Ganhar mais tempo: tempo extra ajuda o jogador a batalhar contra mais times, tal que a tabela das maiores pontuações no jogo é medido pelo número de times vencidos.
  • Ter a barra inteira de poder cheia: simplesmente para ter vantagem contra o time adversário na próxima batalha.
  • Ganhar mais vida: simplesmente aumentar o nível de vida dos membros da equipe do jogador para melhor se preparar para as próximas batalhas.

Em adição, se o jogador perde e escolhe continuar, é dado outras 3 opções de ajuda para ele voltar ao jogo com um "impulso":

  • Um quarto de vida para o oponente: auto-explanatório. Na primeira batalha, o oponente começa com 25% de sua barra de vida cheia.
  • Barra de especial infinito: durante a primeira batalha, a barra de especial do jogador será infinito, permitindo-o de executar golpes especiais durante toda a batalha, sem precisar enchê-la.
  • Mais tempo.

Double Assaults[editar | editar código-fonte]

Double Assaults (abreviadamente d-assault) são especiais no qual ambos os membros da dupla participam na execução, juntando golpes e especiais dos personagens. Consequentemente, para executar tal ataque, o jogador deve escolher uma dupla que um personagem tenha relação com o outro (exemplo: Terry e Rock). Cada dupla possui dois d-assaults. As duplas são:

Personagens[editar | editar código-fonte]

Ao todo, são 41 personagens, sendo 6 destes secretos. [4]

Originais do jogo[editar | editar código-fonte]

  • Yuki: Um homem que usa de um tipo de arma no seu pulso que pode armazenar um tipo de energia azul, que é usada contra seus oponentes. Como Ai, é um agente secreto do Governo Federal japonês.
  • Ai: Uma garota que usa de vários objetos que fazem referência à outros jogos da SNK Playmore. Em um de seus golpes especiais ela usa um joystick e faz aparecer peças de Tetris na tela, que causam dano ao adversário.

Chefes[editar | editar código-fonte]

  • Mizuchi: um "clone" de Orochi criada pela WAREZ.
  • Neo Dio: uma forma alienígena, chefe de World Heroes.
  • King Lion: / Shishioh: A versão de chefe do personagem King Lion / Shishioh.
  • Goodman: O chefe final verdadeiro de NGBC. Ele usa um chicote flamejante como arma e comanda um espírito de gorila feito de chamas roxas (chamado Saru Ou, ou Rei Gorila) de uma maneira como um dominador de animais. Curiosamente, ele tem a aparência muito semelhante à de Igniz, chefe final de The King of Fighters 2001.

Recepção na mídia[editar | editar código-fonte]

NGBC foi criticado por não ter feito a linha de história mais clara no jogo e por usar gráficos 'sub-par. Considerando o quão longe os jogos originais para Neo Geo já tinha ido na época, NGBC pareceu duramente ultrapassado. [5]
Escreveu a Blast Magazine sobre o jogo (tradução livre): "Os lutadores da NeoGeo sempre foram vistos como dignos de um certo nível nostálgico de respeito. Os jogos não foram tão bons quanto seus concorrentes. Os gráficos foram excelentes no NeoGeo mas isso para anos atrás, não muito foi mudado nos jogos... este é um exemplo de deslize clássico de lançar um jogo uma geração plataformas tarde demais.". A Blast deu nota 3/5 para o jogo. [5]

A IGN deu nota 7.3 para NGBC [6]

Trívia[editar | editar código-fonte]

  • Yuki e Ai, os dois personagens principais do jogo, possuem golpes e super-golpes que são tributos a jogos mais antigos da SNK. Por exemplo, Ai possui Neo Poke-Kun (o mascote do Neo-Geo Pocket) como seu próprio mascote e o utiliza durante seus movimentos e ataques.
  • O nome da organização que gerencia o torneio, WAREZ, é obviamente referente à palavra warez. Sendo isto, também, uma indireta para a comunidade de emulação, já que a SNK Playmore culpa a pirataria como um dos fatores que contribuíram para a falência da empresa em 2001.
  • Os personagens Robert Garcia e Mr. Karate fazem parte da linha cronológica da história de Garou: Mark of the Wolves. Eles fazem uma pequena aparição nas versões de Dreamcast e Playstation 2 do jogo na seção de artwork.
  • Vários personagens deste jogo participaram, também, do jogo The King of Fighters XI, como personagens exclusivos das versões de console. São estes: Geese Howard, Mr. Big, Robert Garcia, Hotaru Futaba e Tung Fu Rue. Todos eles mantiveram seus golpes e aparência do NGBC.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]