Neoprimitivismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O Neoprimitivismo russo foi um movimento artístico lançado pelo Manifesto do Neoprimitivismo, em 1913, de Aleksandr Shevtchenko, pintor e teórico vanguardista.

O manifesto[editar | editar código-fonte]

No manifesto,[1] Shevtchenko propõe um novo estilo de pintura moderna que faz a fusão entre elementos da arte de Cézanne, do Cubismo e do Futurismo com as convenções e motivos da tradicional “arte popular” russa, notadamente sua iconografia e o “lubok”, uma espécie ancestral de histórias em quadrinhos usada com fins decorativos em casas e lugares para hospedagem desde o século XVII.

O movimento[editar | editar código-fonte]

O Neoprimitivismo russo representou uma reação ao que um grupo de artistas, o Rabo de Asno (Oslini khovst), considerava esterilidade e falta de inovação nas vanguardas russas naquele momento, bem como uma afirmação do caráter "primitivo" da arte russa, vista como não ocidental e procedente de bases culturais distintas desta.[2]

Como movimento social e político, é comumente associado com o autor e filósofo John Zerzan, muitas vezes relacionado ao chamado “Movimento neotribalista”.

Homônimos[editar | editar código-fonte]

No Ocidente, é muito frequentemente usado o termo Neoprimitivismo para descrever o trabalho dos artistas e filósofos que aspiram à ideologia ou estética do primitivismo. Como uma forma de Arte moderna é um radical e influente movimento estadunidense dentro da esfera da modificação do corpo.[3]

Artistas neoprimitivos russos[editar | editar código-fonte]

Os artistas associados com o neoprimitivismo russo, praticaram o Neoprimitivismo russo na pintura, mesmo sem fazer parte do grupo neo-primitivista ou que sofreram influência deste incluem:

Referências

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Neo-primitivism».
Ícone de esboço Este artigo sobre arte ou história da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.