Neornithes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaNeornithes
Black-browed albatross.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Subclasse: Neorhinthes
Gadow, 1893
Superordens
Paleognathae
Neognathae

A subclasse Neornithes ou aves modernas é um clado constituído por todas as aves que vivem na época recente e atual, e que inclui mais de 10 milhares de espécies.[1] As aves modernas apresentam notáveis características que as diferenciam do resto dos vertebrados, sendo talvez a mais notória que a sua pele está na sua maioria coberta de penas, e que as extremidades anteriores estão transformadas em asas. Outras características que distinguem as aves são a presença de um bico sem dentes, um coração com quatro câmaras, um metabolismo alto e ossos ocos (que favorecem o voo).

Referências

  1. Peterson, A. P.. Birds of the World -- current valid scientific avian names. (em inglês). Página visitada em 25 de janeiro de 2010.
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.